[X]
[X]
[X]
[X]
[X]
[X]
  • 
  • SMS

    SMS

    Estamos certos de que a adequada gestão em Saúde Ocupacional, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho (SMS) tem destaque estratégico em nossos negócios, na medida em que reduz nossos riscos operacionais, melhora nosso desempenho, atrai e retém profissionais talentosos, nos prepara melhor para as crescentes demandas da sociedade, além de interferir na concessão de financiamentos e na percepção de acionistas e investidores. Desta forma, temos evoluído na agenda de SMS através da aplicação da Política Corporativa de SMS e suas respectivas diretrizes, que lastreiam todos os programas da área.

    Temos buscado o atendimento da política e suas diretrizes através de programas, procedimentos, instruções, mudanças, inovações tecnológicas e revisão de processos, seguindo sempre o ciclo de aperfeiçoamento baseado (I) no planejamento, para que todas as possibilidades sejam adequadamente avaliadas; (II) na implantação, para que as melhorias possam ser efetivas; (III) no monitoramento, para que a eficácia possa ser avaliada; e (IV) na constante revisão, para que haja o aperfeiçoamento da solução.

    Nossas diretrizes estão baseadas nos seguintes fundamentos:

    • Melhoria Contínua
      Melhoria Contínua

      Reconhecemos que todas as atividades desenvolvidas em nossos negócios podem ser melhoradas, para que a preservação do meio ambiente, da saúde e da segurança das pessoas possa ser aumentada. Utilizar racionalmente os recursos, reduzir a geração de resíduos, se expor ou oferecer menos riscos, são aspectos que fazem parte do processo de avaliação das melhorias.

    • Relacionamento com partes interessadas
      Relacionamento com partes interessadas

      Todas as atividades que executamos implicam no relacionamento com partes interessadas: além dos próprios funcionários, com vizinhos, trabalhadores terceirizados, fornecedores de produtos e serviços, clientes, autoridades constituídas, e demais setores da sociedade afetados pelo desempenho de SMS dos nossos negócios. Buscamos tornar todos os impactos positivos e negativos de nossas atividades conhecidos e tratados adequadamente, para que os interessados estejam informados sobre nossas práticas e sobre as providências que temos adotado para melhorar nosso desempenho e reduzir nossos riscos em SMS.

    • Gerenciamento de risco
      Gerenciamento de risco

      Sabemos que as atividades desenvolvidas por nossas empresas possuem riscos inerentes que podem causar poluição, acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais. Para o correto gerenciamento de tais riscos, entendemos ser necessário conhecê-los, monitorá-los e estabelecer medidas de prevenção e mitigação das consequências.

    • Atendimento a emergências
      Atendimento a emergências

      Toda situação de emergência que possa causar poluição, ou envolva riscos à integridade das pessoas, patrimônio próprio ou de terceiros, e comunidades nas imediações de nossas instalações ou operações, deve ser assistida por um plano de atendimento, para que as conseqüências sejam minimizadas.

    • Gerenciamento de processos
      Gerenciamento de processos

      Nossas instalações, processos, produtos e serviços possuem correlação direta com aspectos de saúde, segurança e meio ambiente, principalmente pela utilização de materiais, energia, equipamentos, ferramentas, sistemas e pessoas. Gerenciar os efeitos sobre o meio ambiente, da saúde e a segurança das pessoas do que fazemos é fundamental para reduzir os impactos negativos e ampliar os impactos positivos.

    • Treinamentos
      Treinamentos

      Capacitar as pessoas para que possam desempenhar suas atividades com plenitude é uma medida legítima de proteção. Conscientizá-las dos riscos de possíveis acidentes que envolvam a integridade física, a saúde e o meio ambiente, é abranger em toda a amplitude o conhecimento necessário ao pleno desenvolvimento do trabalho. Temos no aprendizado o instrumento constante de envolvimento das pessoas com a cultura integral de SMS.

    • Conformidade legal
      Conformidade legal

      No desenvolvimento de nossas atividades, são aplicáveis exigências legais de saúde, segurança e meio ambiente, cujo cumprimento deve ser sempre observado.

    • Liderança e responsabilidade
      Liderança e responsabilidade

      Todas as atitudes que tomamos podem trazer conseqüências positivas ou negativas para a preservação da segurança no trabalho, da saúde e do meio ambiente. Além de todos os aspectos considerados nas diretrizes acima, é importante a percepção de cada um sobre sua responsabilidade pela prevenção dos riscos, fundamentalmente de si, mas também de seus pares.

      Tais responsabilidades devem ser ampliadas aos líderes, através do exemplo e do comprometimento, que também deverão preocupar-se com suas equipes e apoiar as iniciativas que impliquem em redução dos riscos de SMS.



     

    Destacamos nossos principais programas corporativos na área de SMS

            
    • Procedimentos corporativos de SMS: estabelecimento de padrões corporativos de SMS para todo o grupo, divididos entre procedimentos comuns e diretrizes para elaboração de procedimentos específicos por negócio/unidade.
    • Programa Você 100%: programa corporativo de prevenção do uso indevido de álcool e outras drogas, com foco na segurança das operações.
    • Programa WS+, nosso programa de cultura de SMS: programa de transformação da cultura de SMS, com a visão de que SMS vem em primeiro lugar em todas as ações dentro e fora da empresa.