5 países modelo na logística internacional

  • 21/03/2024
  • 3 minutos

Qualidade, rotas, infraestrutura e processos inovadores colocam alguns países em destaque na logística mundial. Confira os 5 principais modelos que são exemplos de eficiência, de acordo com o relatório Logistics Performance Index (LPI), de 2023.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

1. Singapura

Lidera o mercado asiático com conectividade, infraestrutura e processos inovadores. Tem o maior porto de contêineres do mundo, com conexão para 600 portos. O aeroporto faz 6.800 voos por semana para 330 cidades.

2. Finlândia

Líder no quesito de remessas internacionais, a Finlândia é um centro de inovação tecnológica e isso contribui para a logística com o uso de tecnologias avançadas. Esse conjunto de fatores coloca o país entre os melhores no ramo logístico, possuindo um LPI de 4,2.

3. Dinamarca

Possui uma rede de rodovias e ferrovias bem desenvolvida e conecta eficientemente o país aos seus vizinhos europeus. O país também é pioneiro em práticas de logística sustentável e possui uma infraestrutura de transporte amiga do ambiente. Não é à toa que possui o 3º melhor desempenho logístico.

4. Alemanha

A logística é tão importante que representa 25% do mercado europeu. É o 3º setor mais importante da economia alemã. A Alemanha é líder internacional em tecnologia de logística e qualidade de infraestrutura.

5. Holanda

O Porto de Rotterdam tem uma média de 160 milhões de consumidores/ano. A Holanda é responsável por 13% do transporte rodoviário da União Europeia e tem uma das maiores instalações mundiais de transporte marítimo e aéreo.