7 ações para reduzir riscos de avarias em containers
- 19/02/2025
- 11 minutos
As avarias em containers são uma preocupação frequente no setor de logística marítima. Durante o transporte, containers e suas cargas estão sujeitos a uma série de ameaças, incluindo colisões, condições climáticas adversas, manuseio inadequado e outros fatores.
Quando se compreende essas causas, é possível garantir a segurança e integridade das mercadorias durante o transporte e minimizar os impactos no negócio. Pensando nisso, preparamos este artigo para apresentar a você 7 ações que podem reduzir riscos de avarias em containers. Boa leitura!
O que é uma avaria em um container?
Uma avaria em um container é um dano ou problema que ocorre no container, impedindo o seu uso normal ou comprometendo a integridade das mercadorias que ele está transportando.
Com o crescimento da globalização, áreas livres de comércio com empresas situadas no exterior (ZPEs) e cadeias de suprimentos complexas, as avarias em containers continuam a ser uma preocupação crítica no setor de transporte e logística.
Algumas causas comuns de avarias em containers incluem colisões, condições climáticas adversas, mau manuseio durante o carregamento ou descarregamento e falhas mecânicas — como veremos a seguir.
Esses danos podem afetar estruturas e causar perda ou danos às mercadorias transportadas, prejudicando até mesmo a segurança da tripulação e de outras pessoas envolvidas no transporte e manipulação do container.
Quais são os tipos de avarias em containers?
Existem vários tipos de avarias que podem ocorrer em containers, sobretudo quando estão em uso para transporte de determinadas cargas no meio marítimo. Veja os principais:
Danos estruturais
Esses danos afetam principalmente a estrutura do container, como as suas paredes, o teto, o piso, as portas, entre outros fatores. Eles podem ser causados por colisões, quedas ou manuseio inadequado durante o transporte.
Danos às mercadorias
Esses danos afetam as mercadorias transportadas, como rachaduras, amassados, infiltrações, etc. Eles podem ser causados também por mau acondicionamento dos produtos, pelas condições climáticas adversas ou pela falta de estratégia na escolha ideal do armazenamento para determinado tipo de produto. E isso, claro, afeta tanto a carga quanto o container durante o carregamento e o descarregamento.
Danos às fechaduras
As fechaduras são uma parte relevante do container e podem ser danificadas por tentativas de invasão ou mau manuseio. Mas também estão suscetíveis a pequenos estragos por conta de colisões e outros problemas citados.
Danos por corrosão
A corrosão pode ser causada por condições climáticas, como umidade e salinidade — problemas já conhecidos e considerados no transporte marítimo —, e pode prejudicar não só a estrutura do container, mas sua vida útil.
Danos por impacto
Esses danos são causados por colisões ou quedas do container, quando não há um bom planejamento do abastecimento, do descarregamento ou até mesmo do laytime de modo geral.
Danos elétricos
Os sistemas elétricos do container, como iluminação e ventilação, podem ser danificados por curtos-circuitos ou problemas de alimentação de energia.
Qual é o documento verificador das possíveis avarias nos containers?
O documento verificador de avarias em containers é o Inspection Report, ou relatório de inspeção. Esse é um documento que detalha as condições do container antes e depois do transporte marítimo.
Ele é geralmente preenchido por um inspetor de containers, antes do carregamento e depois do descarregamento. Ainda inclui informações sobre qualquer dano ou avaria identificada.
O relatório de inspeção é indispensável porque fornece uma documentação escrita das condições do container e das mercadorias transportadas. Ele pode ser usado como evidência em caso de disputas sobre responsabilidade pelos danos identificados, por exemplo.
Além disso, o relatório de inspeção ajuda a garantir que as partes envolvidas na cadeia de transporte de containers estejam cientes das condições do item e das mercadorias transportadas. Assim, elas podem tomar as medidas adequadas para garantir a segurança e a integridade dos bens.
Como evitar avarias nos containers?
Para evitar ter esse tipo de problema, é possível contar com algumas dicas simples. Confira!
1. Verificar a condição do container antes do carregamento
Veja se o container está limpo, seco e livre de danos antes de carregar as mercadorias. Se houver qualquer dano, solicite a devida documentação no relatório de inspeção antes do carregamento.
2. Otimizar o uso do espaço do container
Assegure-se de que as mercadorias sejam distribuídas uniformemente no container e bem amarradas para evitar deslocamentos durante o transporte.
3. Carregar as mercadorias adequadamente
Analise se as mercadorias estão sendo carregadas e amarradas do jeito certo para evitar danos durante o transporte.
4. Analisar as condições climáticas antes do transporte
Verifique as previsões climáticas antes de transportar as mercadorias e tome as medidas necessárias para protegê-las de condições climáticas adversas (e até mesmo das esperadas).
5. Manter as fechaduras do container fechadas
Assegure-se de que as fechaduras do container estejam fechadas e bloqueadas durante o transporte para evitar invasões ou roubo de mercadorias.
6. Evitar colisões
Para evitar colisões, é importante sempre manter uma distância segura entre os containers durante o transporte nos navios.
7. Verifique as condições do container após o descarregamento
Analise o container após o descarregamento e documente qualquer dano ou avaria no relatório de inspeção.
As dicas são gerais, mas, para evitar avarias em containers, é sempre recomendado seguir as instruções e regulamentos específicos do setor de transporte marítimo e logística. Mantendo uma atenção cuidadosa e seguindo boas práticas do segmento, é possível minimizar consideravelmente os riscos de avarias.
Você deve ter notado que promover a segurança desses itens é fundamental para garantir a integridade das mercadorias e a otimização do processo logístico do transporte de cargas. Em vista disso, tenha o cuidado de acompanhar tudo de perto para garantir a proteção das mercadorias e minimizar os impactos negativos.
Agora que as avarias estão no seu radar, você também pode saber como promover a segurança no transporte de cargas de alto valor. Aproveite para conferir nosso artigo completo sobre o assunto.