A transformação digital do setor marítimo e portuário

  • 14/07/2022
  • 12 minutos

A transformação digital tem provocado mudanças de alto impacto em empresas de todos os portes e dos mais diversos setores da economia. Isso não seria diferente no setor marítimo e portuário. 

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Atualmente, o segmento está passando por uma profunda disrupção, desencadeada por tendências globais de sustentabilidade, eficiência e digitalização. 

Neste artigo, entenda o cenário da digitalização do setor  e seus benefícios para toda a cadeia logística global. Boa leitura!

O que é transformação digital?

A transformação digital é um processo no qual uma empresa estimula a mudança de mentalidade corporativa, com o objetivo de acompanhar os avanços tecnológicos do mercado em que atua. O termo também é muito usado no mundo corporativo como sinônimo de inovação, por estar diretamente ligado à digitalização de serviços, processos e produtos.

Os pilares da transformação digital se baseiam em quatro aspectos fundamentais:

  • Foco no cliente: para orientar o trabalho de toda a companhia, as equipes trabalham da experiência do cliente para o produto ou serviço, e não no sentido inverso. Por meio do feedback constante do público, também é possível otimizar cada vez mais a entrega final;
  • Agilidade e adaptabilidade: tornar os processos mais ágeis, automatizados e flexíveis é uma das maneiras de avançar na transição para a era digital. Por isso, as empresas precisam ser resilientes e ter a capacidade de se adaptarem ao momento. Gestão ágil e empoderamento de colaboradores são pontos preponderantes nesse aspecto;
  • Dados: a partir de Big Data (dados com maior variedade que chegam em volumes crescentes e com velocidade cada vez maior) é possível gerar inovação de forma assertiva. O grande desafio está em captar, gerenciar e converter os dados em informações relevantes para o negócio;
  • Geração de valor: como o mundo está em constante mudança, é preciso ficar atento aos movimentos do mercado. Novas demandas estão surgindo todos os dias, e por meio da inovação, é possível aproveitar as oportunidades e gerar valor para os clientes no momento certo.

Esses pontos são fundamentais para que a transformação digital aconteça. Também são eles que retroalimentam o processo de modo a conferir uma evolução constante nesta jornada.

No setor marítimo e portuário, já é possível observar este movimento há alguns anos. Ao redor do globo, mais e mais companhias têm se voltado para incorporar o uso racional e sistemático de novas tecnologias para  oferecer o que há de melhor aos seus clientes. Descubra, abaixo, as principais vantagens e benefícios que este mercado encontra em meio à transformação digital.

Quais as vantagens da digitalização marítima e portuária?

A digitalização é uma tendência mundial, inclusive na logística. O mercado corporativo tem buscado parceiros com capacidade para atender à demanda dos seus clientes de forma mais eficiente, rápida e dinâmica. Conheça 3 vantagens do uso da  tecnologia na transformação do setor:

  1. Comunicação ágil e precisa no relacionamento com o cliente

Precisão, produtividade e visibilidade são as palavras da vez. A demanda por comunicação, rastreabilidade e previsibilidade está em alta, tanto pelo lado das exigências regulatórias quanto das dos consumidores.

Sistemas voltados para CRM – ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português – ajudam a estreitar o relacionamento com o público por proporcionar atendimento personalizado baseado na jornada de cada consumidor.

  1. Integração sistêmica de cadeias produtivas

A concorrência global, velocidade e complexidade do setor exigem um desempenho operacional e visibilidade em toda a cadeia de abastecimento. Por isso, integrar sistemas e ter acesso a informações específicas, que vão além das noções tradicionais de visibilidade, é ainda mais estratégico nos dias atuais.

Isso já faz com que se possa acompanhar, com maior precisão, todas as etapas de uma operação. Mas os benefícios não param por aí, pois essa visão sistêmica é o que possibilita aos gestores o panorama real e atualizado do que está acontecendo.

  1. Mais eficiência nas operações

Ao implementar uma solução tecnológica, realizar a padronização dos processos é crucial para aumentar a precisão e garantir que as informações serão inseridas no sistema de maneira uniforme — o que faz toda diferença na hora de realizar as análises. Com isso, os métodos de trabalho e a tomada de decisão que são realizados diariamente se tornam mais eficientes e ágeis.

A automação dos processos também faz com que as rotinas de trabalho estejam alinhadas, promovendo mais agilidade e aumento da produtividade, pois catalisam a capacidade de entrega e velocidade da equipe.

Essas são apenas algumas das vantagens competitivas, que empresas que tomam a iniciativa de vivenciar a transformação digital, passam a observar desde a implementação de processos de digitalização. 

O mercado marítimo e portuário, em especial, oferece ainda mais oportunidades. Ao todo, a região da América Latina e o Caribe somam 118 zonas portuárias, destas, 36 se encontram no Brasil. Segundo dados do Anuário Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o setor bateu recorde de movimentação de carga em 2021, com um total de 1,21 bilhão de toneladas transportadas. Esse número representa um crescimento de 4,8% em relação a 2020.  

O anuário ainda traz as expectativas de movimentação portuária para os próximos anos. O crescimento para 2022, por exemplo, deve ser de 2,4%, podendo superar 1,4 bilhão de toneladas em 2026.

Por isso, a Wilson Sons adotou a inovação como uma agenda estratégica e se tornou uma das corporações líderes em inovação aberta, conforme Ranking 100 Open Startups. Além disso, desde 2019, é mantenedora do Cubo Itaú, o mais relevante centro de inovação e empreendedorismo tecnológico da América Latina. 

Observando o comportamento do mercado, sugeriu  a criação de um hub específico para o setor marítimo e portuário. Ao lado de grandes empresas, como Cubo Itaú, Porto do Açu, Hidrovias do Brasil e Radix, anunciou a criação do Cubo Maritime & Port:  o primeiro hub do segmento na região.

O lançamento de um hub de inovação no setor marítimo

No dia 12 de julho, foi lançado o Cubo Maritime & Port em São Paulo. A iniciativa inovadora, na região da América Latina, tem como objetivo proporcionar a integração entre as diversas pontas do ecossistema para acelerar a inovação no setor aquaviário, além de dar abertura para a entrada de shiptechs (empresas de tecnologia do setor) internacionais para trabalharem e compartilharem suas experiências com o Brasil.

Na ocasião, Eduardo Valença, diretor de transformação digital da Wilson Sons comentou: “A Wilson Sons mantém relacionamento com diversas startups para desenvolver a experiência e a tecnologia necessárias e contribuir para o desenvolvimento sustentável”.

Atualmente, o hub já conta com o engajamento de 15 startups, seja por meio de contratos, POCs (Proof of Concept), parcerias ou investimentos, buscando desenvolver soluções que ampliem a eficiência operacional do setor.

“Ao longo dos mais de 180 anos de história, a Wilson Sons sempre se antecipou às mudanças, criando soluções que contribuíram com o desenvolvimento do País. Avaliamos tecnologias que podem melhorar nossas operações e criar novas ofertas de serviços digitais, além de reduzir os riscos do negócio. Com base nessa avaliação, estabelecemos diretrizes para garantir que a inovação apoie o equilíbrio entre resultados de curto prazo e a futura geração sustentável de valor”, afirma. Fernando Salek, CEO da Wilson Sons.