Armazém alfandegado: o que é e como funciona?

  • 21/03/2024
  • 11 minutos

Os processos de importação e exportação exigem uma atenção muito grande de todos os envolvidos — são diferentes detalhes que devem ser analisados e preparados para que a comercialização ocorra sem problemas. Nesse contexto, o armazém alfandegado serve como uma ajuda para esse trabalho.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Até porque é essencial para otimizar etapas importantes, não só em relação às entregas, mas também aos gastos, sendo fundamental para quem deseja um serviço que junte o custo ao benefício.

Neste artigo, você saberá do que se trata o armazém alfandegado e quais são as suas vantagens para o comércio. Confira!

O que é armazém alfandegado?

O armazém alfandegado é um espaço onde produtos ou itens ficam guardados, à espera de que todas as diretrizes legais estejam conforme as necessidades logísticas. Basicamente, é um terminal que recebe as cargas de importação e exportação, que são fiscalizadas pelas alfândegas, até que sejam liberadas pela Receita Federal.

Para que as empresas possam tanto armazenar quanto lidar com seus produtos em tais situações, é necessário que elas tenham uma autorização da SRF (Secretaria da Receita Federal), que lida com a movimentação e o armazenamento de mercadorias.

Quais são os tipos de armazéns alfandegados?

Não existe só um tipo de armazém que desempenha essa função, na verdade, há duas classificações para esse espaço:

  • privado — é exclusivo e pode ser usado por uma empresa autorizada ou uma pessoa. Por ser privado, não estoca mercadorias que não sejam da empresa proprietária;
  • público — apesar de ser público, pode ser controlado tanto por um órgão público quanto por uma instituição privada. Sendo assim, qualquer empresa ou pessoa tem permissão de usá-lo, contanto que esteja de acordo com as diretrizes.

Quais são as principais vantagens?

De maneira geral, os armazéns alfandegados são cruciais para a manutenção das cargas, até que se encontre um destino para elas. O melhor é que esses itens podem ficar guardados por tempo ilimitado até serem vendidos. Porém, esse não é o único benefício desse tipo de local.

A seguir, vamos apresentar as principais vantagens desse armazém. Confira!

Baixo custo

A busca por soluções garante um bom custo-benefício e é sempre um dos objetivos de qualquer negócio. Quando se trabalha com mercadorias e, principalmente, comercialização internacional, é importante encontrar formas de economizar sem perder a qualidade.

O armazém alfandegado é uma alternativa bastante interessante para o comércio internacional, sobretudo por desobrigar o pagamento de impostos e taxas até que a mercadoria tenha um destino. De forma que a cobrança só acontece quando a venda é concretizada.

Segurança de carga

A mercadoria armazenada nesse tipo de estabelecimento permanece legal, e não há prazo para que seja despachada, a não ser que seja algum produto perecível com data de validade. Isso oferece bastante segurança para a empresa que pode armazenar seus produtos, sem a preocupação referente à possibilidade de não conseguir vendê-los a tempo. 

Além disso, quando as mercadorias estão guardadas no armazém, a proprietária tem acesso a elas por meio de uma autorização, podendo tanto cuidar da embalagem, como transferir para outro armazém.

Redução de tempo

A questão de prazos de entrega sempre é uma potencial geradora de dor de cabeça, tanto para a empresa responsável pela mercadoria, como para quem vai receber. Quando se trata de negócios internacionais, tal situação é ainda mais complicada, já que o transporte geralmente é realizado por via marítima, e existe uma série de variáveis que atrapalham a chegada.

Ter soluções que facilitem esse processo é muito importante para a logística e para a reputação do negócio. Por isso, os armazéns alfandegados funcionam como uma ótima solução para essa operação, até porque, quando uma venda é confirmada, não há necessidade de o produto ser expedido no país de origem, ele sai direto do armazém, auxiliando no prazo de entrega.

Maior produtividade

Por fim, boa parte dos processos de importação e exportação consistem em atender a algumas exigências fiscais. Desde registros, fiscalizações e pagamentos de tributos referentes a todos esses processos, apesar de necessários, significam um esforço grande por parte das empresas. Além disso, qualquer detalhe que não esteja correto, já significa ter de retornar a mercadoria.

Sendo assim, soluções, como o armazém alfandegado, trazem uma grande vantagem por fornecer uma estrutura completa para que assuntos como a nacionalização dos itens, questões fiscais e outros detalhes sejam cuidados. Os trâmites de fiscalização são efetuados de maneira rápida, e o embarcador tem a certeza de que o produto chegará ao destino no prazo da contratação.

Como ajuda no comércio internacional?

Ter um espaço para armazenar as mercadorias e viabilizar o envio delas é um ponto fundamental para o comércio exterior. A verdade é que, sem um local adequado, são muito grandes as chances de os produtos serem prejudicados, além de atrapalhar o prazo de entrega.

Os armazéns alfandegários auxiliam as empresas de diferentes nacionalidades a terem uma área para guardar os seus produtos em perfeitas condições, até que todos os processos envolvendo a confirmação das vendas estejam corretos.

Também contam com ferramentas suficientes para facilitar o processo de nacionalização, de forma que a empresa enfrente menos burocracia para comercializar os seus produtos.

Por que realizar esses serviços com a Wilson Sons?

Quando se trata de administração de cargas, contratar uma empresa com experiência no mercado e que continue oferecendo soluções inovadoras é crucial. A Wilson Sons tem tradição em fornecer o melhor para diferentes necessidades e seus armazéns são compostos para garantir não só a operação alfandegária, mas também portuária com segurança e qualidade.

Os nossos serviços proporcionam parceria com órgãos importantes do comércio exterior, como RFB, Anvisa e MAPA. Entre as vantagens que podemos destacar estão:

  • Área de 4.000 m² para armazenagens e vistoria de cargas;
  • Operação de containers, de carga solta e com grandes dimensões;
  • Personalização da estrutura que pode ser adaptada à necessidade do cliente;
  • segurança contra acidentes, roubos e avarias.

O armazém alfandegado representa um recurso importante para o comércio exterior e o gerenciamento de mercadorias. Esses espaços permitem que os produtos possam ser conservados e despachados com segurança. 

Tem interesse em nacionalizar ou exportar mercadorias? A Wilson Sons pode ajudar a sua empresa. Veja aqui como nossos armazéns estão preparados para os mais variados tipos de mercadorias.