Cabotagem ou rodoviário: quando escolher cada um
- 28/01/2020
- 10 minutos
A logística de transporte de produtos é um fator decisivo no mercado para a competitividade de empresas em toda a cadeia produtiva e de distribuição. Ela vai determinar preços, margens de perda, agilidade de entrega, fluxo de fornecimento, entre muitos outros pontos importantes para a viabilidade de um negócio.
Pensando na otimização dessa etapa e visando o máximo de ganhos nela, é melhor apostar em transporte por cabotagem ou rodoviário? Com a ajuda do especialista Maurício Alvarenga, diretor comercial da Log-In Logística, vamos juntos em busca dessa resposta. Acompanhe!
O que é cabotagem?
A cabotagem é o transporte de cargas feitas por navio entre portos internamente em um país. No caso do Brasil, com uma das maiores costas entre nações do mundo, é um meio utilizado para cobrir grandes distâncias e para o transporte de cargas mais específicas, como petróleo e derivados.
Mesmo que seu uso, hoje, no Brasil seja mais comum em alguns casos, a cabotagem é compatível com o transporte geral de todo tipo de carga, de matéria-prima a manufaturados — utilizando contêineres.
Como funciona o transporte rodoviário?
O transporte rodoviário de cargas é, de longe, o mais difundido no território brasileiro. Hoje, é utilizado para diversas modalidades de frete, de pequenas a grandes cargas, ainda que seu volume por unidade seja consideravelmente inferior ao de outros modais (ferroviário e cabotagem).
Existem várias modalidades de transporte rodoviário que se beneficiam da sua própria natureza capilar de distribuição. Por isso, é mais flexível na negociação e nos acordos entre empresas, afretadores, distribuidores e outras organizações dentro dessa cadeia para o atendimento das expectativas de cada um deles.
Quais são os benefícios da cabotagem?
Para definir qual é o modal mais interessante para cada empresa, é preciso entender, na prática, os benefícios de cada um deles. Vamos começar apontando vantagens de se investir na cabotagem!
Cobertura de maiores distâncias com mais carga
A cabotagem permite o transporte de grandes volumes de cargas de praticamente todas as categorias de forma prática e eficiente para as grandes distâncias de um país continental como o Brasil.
Em vez de passar por estradas sinuosas, irregulares e estar sujeito a condições de tempo e trânsito, o navio pode fazer um trajeto norte-sul com previsibilidade de horários e percursos, dando mais confiabilidade para o acompanhamento da carga. Maurício, inclusive, faz uma comparação importante ao afirmar que “a cabotagem tem uma rotação regular, funciona como um serviço aéreo: tem horário para chegar e para sair”.
Mais segurança
A segurança é um dos maiores pontos de vantagem da cabotagem em relação ao transporte rodoviário. A cabotagem em geral é considerada um meio de transporte mais seguro, tanto com relação a roubos/desvios, como com relação a acidentes.
Maurício aponta uma boa consequência dessa segurança em termo de economia: “as indústrias que pagam seguro da carga normalmente conseguem uma apólice melhor quando a carga viaja de cabotagem. Isso porque pelas estatísticas de roubo, é um modal com menos riscos.”
Há ainda a questão da segurança da carga, uma vez que o contêiner, por ser uma embalagem protetora para a mercadoria do cliente, cria uma proteção robusta, que ajuda a evitar possíveis avarias durante o transporte.
Espaço para crescer
A cabotagem ainda é uma modalidade de transporte subutilizada no Brasil. Maurício nota que “para cada carga que se tem na cabotagem hoje, 4 ou 5 ainda estão no caminhão”.
Isso acaba se tornando uma grande oportunidade para todas as partes nessa cadeia, com a negociação de condições melhores de afretamento e o desenvolvimento de sistemas mais eficientes de logística.
Variedade de cargas
Sobre os tipos de navios, temos os navios de carga geral, há os que foram desenvolvidos para levar cargas específicas, como gaseiros, tanqueiros, graneleiros, temos também os petroleiros, frigoríficos, porta-contêineres, porta-veículos ou Ro-Ro e os que transportam carga viva. Ou seja, há um número grande de navios disponíveis para todo tipo de carga, praticamente.
Menor impacto ambiental
A Cabotagem, por ser capaz de transportar muita carga ao mesmo tempo e por vias naturais, gera um menor gasto de combustível e menor emissão de CO2 e Nox na atmosfera. Isso faz com que a Cabotagem seja um modal muito visado por criar o menor impacto ambiental, tema muito relevante na atualidade.
Quais são os benefícios do transporte rodoviário?
As vantagens do transporte rodoviário acabam sendo mais conhecidas pelos empresários, por fazer parte de sua rotina. Mas vale a pena listar!
Capilaridade
Como o Brasil investiu muito em rodovias no último século, a consequência é uma malha rodoviária bastante extensa, distribuída e que cobre boa parte do território nacional. Portanto, é mais fácil expandir fornecimento e distribuição até em locais mais remotos.
Embarque in loco
Falando nas diferenças de logística, um grande benefício do transporte rodoviário é que ele permite a unidade de transporte chegar até a mercadoria — ao contrário de outros modais nos quais a mercadoria deve ser levada até um local específico de embarque. A cabotagem em contêineres também chega até a porta do cliente com utilização da multimodalidade, oferecendo um serviço porta/porta similar ao do rodoviário. O cliente contrata apenas o operador de cabotagem, num processo simples e prático.
Agilidade e flexibilidade
Entregas por transporte rodoviário são mais rápidas por terem mais flexibilidade em embalagens, carregamento, rotas etc. E como há mais players e modalidades de serviço no setor, é mais fácil negociar contratos atrativos para as partes.
Qual modal escolher: cabotagem ou rodoviário?
Como é possível ver, analisando os benefícios dos dois modais, não existe uma resposta única para essa escolha. Tudo vai depender das características de carga, necessidade de distribuição, distâncias, entre outros pontos que uma empresa precisa levar em conta. Maurício explica melhor:
“Uma desses pontos de atenção é que hoje o modal marítimo é viável quando se fala de longas distâncias. Imagine transportar uma carga de eletrônico que é produzida em Manaus para São Paulo. Essa mercadoria, para descer até SP de caminhão, acaba ficando exposta na rodovia a roubos ou avaria de carga — o caminhão vai freando, acelerando, passando por buracos e a mercadoria balança muito e trepida muito.”
Em geral, o transporte de cabotagem é mais barato para distâncias mais longas, enquanto o transporte rodoviário é mais vantajoso com distâncias mais curtas. Além disso devem ser avaliados outros aspectos, como tipo de mercadoria, tempo de trânsito, segurança, facilidade etc.
O que o especialista conclui é que os dois modais não são competidores, mas complementares. Como o navio de cabotagem somente faz o transporte entre portos, em quase todos os casos é necessária a contratação da ponta rodoviária, desde a origem até o porto, ou desde o porto até o destino final.
Ou seja, a resposta mais interessante para esse questionamento é apostar nos dois modais sempre que possível. A cabotagem é uma forma de cobrir grandes distâncias com segurança e previsibilidade, enquanto o transporte rodoviário dá agilidade e flexibilidade no transporte de cargas.
Por que, então, escolher entre cabotagem ou rodoviário? Com planejamento e estratégia, é possível aproveitar o melhor dos dois modais.
E que tal começar essa nova estratégia investindo em agenciamento marítimo? Neste e-book, você encontra tudo o que precisa saber sobre o assunto!