Entenda o conceito de carbono zero e sua importância!
- 25/10/2022
- 19 minutos
As iniciativas como o carbono zero têm ganhado cada vez mais a atenção dos gestores de diversas corporações. Isso porque a intenção dos negócios tem se voltado para o ganho financeiro, com responsabilidade social e responsabilidade ambiental, duas atitudes importantíssimas para se manter competitivo no mercado atual.
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Tal medida busca incorporar a gestão de Gases de Efeito Estufa (GEEs) nos negócios das empresas e fomentar a redução da sua emissão de forma a cuidar do planeta onde vivemos.
É claro que para entender melhor essa dinâmica é preciso se aprofundar no assunto. Por isso, queremos ajudar você a compreender não apenas o conceito de carbono zero, como também a sua importância e alguns exemplos práticos!
O que significa a expressão carbono zero?
Carbono zero trata-se da política adotada por empresas e pessoas que buscam não apenas neutralizar sua emissão de gases de efeito estufa no planeta, mas zerar efetivamente a geração de tais gases. Note que há uma diferença relevante entre essas duas medidas.
O carbono neutro é caracterizado pelos esforços feitos por aqueles empreendimentos que emitem uma determinada quantidade de CO2 ou outros GEE. No entanto, eles querem compensar de alguma maneira tais emissões e, para isso, adotam medidas de preservação ambiental ou compram créditos de carbono, a fim de equalizar as suas emissões.
O carbono zero, por outro lado, é quando essas emissões nem chegam a existir. É claro que, para isso, é fundamental que haja um investimento significativo em pesquisa e desenvolvimento de soluções que permitam aos processos de uma companhia serem executados de modo completamente limpo.
Mas, nesse caso, não se trata apenas de separar o lixo corretamente ou preservar recursos naturais. A adoção de uma matriz energética limpa, a reformulação de processos e até mesmo a incorporação de práticas sustentáveis é imprescindível. E isso vale para toda a cadeia de fornecimento de um negócio.
Em outras palavras, significa que a empresa precisa estar constantemente comprometida em manter suas emissões a nível zero, o que inclui conscientizar seus colaboradores, selecionar criteriosamente os fornecedores e até operacionalizar suas atividades sem poluir o meio ambiente.
Quanto de carbono é emitido no mundo?
Os dados mais recentes e confiáveis a respeito das emissões de gás carbônico no mundo são de 2019, quando geramos mais de 36,4 bilhões de toneladas. Não foi para menos que o assunto começou a tomar tanto espaço entre as discussões mundiais a respeito da preservação da vida no planeta. Mais de 190 países se comprometeram a reduzir suas emissões consideravelmente até 2030.
Recentemente, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) publicou um novo relatório sobre o assunto, mostrando que as emissões de GEE nunca estiveram tão altas. Além disso, o material aponta para sugestões como:
- Para que as emissões de gases de efeito estufa limitem o aquecimento global a 1,5°C, precisam parar de crescer em 2025 e cair em 43% até 2030;
- Não há mais possibilidade para novas infraestruturas baseadas em combustíveis fósseis, é preciso desativar as já existentes e fazer a transição dessas para combustíveis de baixo carbono;
- Será necessário expandir o uso de fontes de energia limpa, tanto para as indústrias, quanto para o agronegócio e para as residências;
- É indispensável investir em inovação tecnológica a fim de descarbonizar as estruturas industriais;
- Será fundamental que haja um intenso incentivo às construções consideradas verdes, com instalações de consumo limpo;
- As cidades deverão ser redesenhadas e transacionadas para modelos de infraestrutura e mobilidade de baixo e/ou zero carbono;
- Os sistemas alimentares deverão passar por uma profunda mudança e adaptação e os ecossistemas naturais precisam ser preservados.
O que são os gases de efeito estufa, quais são e por que combatê-los?
A alta emissão de GEE está provocando consequências desastrosas para o meio ambiente, em especial as mudanças climáticas, como o aumento da temperatura global. Por isso, combatê-los é algo tão relevante.
Os gases de efeito estufa são assim chamados por absorverem uma certa quantidade de calor, o que faz com que eles retenham parte da temperatura do sol e mantenham a temperatura do planeta bem elevada. Esse é o chamado efeito estufa.
Entre os principais exemplos de GEEs estão:
- Dióxido de carbono (CO2);
- Metano (CH4);
- Óxido nitroso (N2O);
- Ozônio (O3);
- Clorofluorcarbonos (CFCs);
- Vapor d’água.
Juntos, eles formam uma barreira que faz com que o calor permaneça na atmosfera, ao invés de voltar para o espaço. A elevação descontrolada desses gases está mudando o clima do nosso planeta e provocando situações catastróficas, como o derretimento das calotas polares, o aumento da temperatura geral do globo e muito mais.
Como estão relacionados coceitos de ESG, sustentabilidade e Carbono Zero?
Os conceitos de ESG (Environmental, Social and Governance), sustentabilidade e carbono zero estão intimamente relacionados por envolverem principalmente questões ambientais como seu ponto focal. Por isso, quem pretende acompanhar ou se alinhar a um deles, precisa estar atento aos demais. Vamos entender melhor cada um.
Sustentabilidade
A sustentabilidade é um conceito amplo e complexo que faz referência a preocupações como a continuidade equilibrada de um ecossistema, no qual estão inseridas questões ambientais, sociais e econômicas. Por isso, cabem nele outros conceitos igualmente relevantes, como a economia verde, a diversidade e a inclusão e até a redução da pegada de carbono gerada por empresas e pessoas.
As empresas costumam trabalhar a sustentabilidade como uma filosofia, o que demonstra que elas estão preocupadas com o desenvolvimento sustentável de suas atividades. Em outras palavras, é o mesmo que dizer que elas querem, sim, crescer economicamente, mas sem danificar o meio ambiente onde estão inseridas e criando condições para que a sociedade em seu entorno se desenvolva junto.
ESG
O ESG é, por sua vez, um agregado de critérios adotados para orientar potenciais investidores sobre os esforços dos negócios para atingirem métricas determinadas em relação ao meio ambiente, à sociedade e também à governança corporativa.
Assim, quanto melhor a empresa for capaz de desenvolver tais variáveis, mais atrativa ela se torna no mercado. Confira seus pilares:
- Environmental (ambiental): diz respeito ao uso de recursos naturais, à emissão de CO2, à eficiência no uso de energia, à gestão dos resíduos, à logística verde e assim por diante;
- Social: está associado às políticas de inclusão e diversidade, à empregabilidade e à qualidade dos vínculos, aos direitos humanos, à relação com a comunidade etc;
- Governance (governança): são as iniciativas que demonstram transparência e ética na gestão empresarial.
Carbono zero
O carbono zero é um esforço muito mais pontual e voltado às questões ambientais da sustentabilidade, mas que pode fazer parte tanto de um, quanto dos demais conceitos mencionados anteriormente. Ele consiste em um conjunto de ações que visam manter a eficiência operacional de um negócio, sem prejudicar o meio ambiente.
É um compromisso em buscar sempre práticas alternativas que gerem o mínimo de impacto ambiental negativo possível, seja nas fontes de insumos, seja com energia limpa. O mesmo vale para a substituição das matérias-primas, às estratégias de mobilidade dentro da empresa e ao compromisso com o meio ambiente local.
Quais são os impactos positivos do carbono zero a longo prazo?
É claro que tantos esforços são muito bem recompensados quando implementados por completo. A busca pelo carbono zero no Brasil vem atraindo diversas empresas e gera vantagens importantes, como as que você verá a seguir. Mas manter essa boa prática no dia a dia da logística marítima requer planejamento e cuidado não somente nos processos do seu próprio negócio, mas nas parcerias que sua empresa estabelece.
Ao planejar ações para implementar a política de Carbono Zero, você terá alguns ganhos ao longo do percurso. Confira!
Sustentabilidade
O primeiro grande benefício é a não emissão de GEE. Em todos os sentidos, essa medida torna possível a continuidade de toda a humanidade.
Ser mais sustentável significa viabilizar também a economia mundial. As ações tomadas pela sua empresa, em conjunto com as demais podem mudar um cenário catastrófico futuro.
Novas oportunidades de negócios
Se você está visando abrir novas oportunidades nesse mercado mais sustentável e responsável, zerar suas emissões vai ser um propulsor para negociações muito mais atrativas.
Quando você vincula sua empresa a causas ambientais ou até mesmo sociais, fica mais simples atrair parcerias e investidores com os mesmos interesses. Então, essa pode ser a oportunidade de ouro para ampliar suas alternativas de negócios.
Retorno para a sociedade
Obviamente, ao se preocupar com o futuro do planeta, automaticamente você está trabalhando sua responsabilidade social e mostrando às pessoas que se importa com o desenvolvimento conjunto. Logo, é possível que também conquiste o reconhecimento das pessoas.
Quais as principais ações para zerar emissões de carbono?
Zerar as emissões de carbono da sua empresa não é algo que funciona exatamente como uma receita de bolo, mas existem dicas que podem contribuir com isso. Por exemplo, você pode:
- Pensar no carbono zero como um pilar estratégico do negócio, uma premissa para estabelecer parcerias, contratações, compras e o desenvolvimento de novos produtos e soluções;
- Transformar o que já são práticas sustentáveis em práticas de carbono zero, substituindo processos que ainda emitem GEEs por outros mais tecnológicos e limpos;
- Rastrear constantemente as eventuais emissões de GEEs que conseguem afetar seus processos, seja por meio dos fornecedores, seja via consumidores, na ponta final da cadeia de consumo;
- Descentralizar as informações e tornar o carbono zero um objetivo de todos, permitindo que cada um possa adotar suas próprias sugestões para promover esse movimento;
- Escolher fornecedores que tenham o mesmo objetivo que você, criando uma rede de apoio mútua.
Inclusive, sobre essa última dica, saiba que a Wilson Sons busca ter a frota de rebocadores mais sustentáveis do Brasil, justamente para poder fechar negócios com você e outros empreendedores comprometidos com o futuro do planeta. Nosso objetivo é contribuir para uma operação portuária mais consciente e responsável.
Como ser carbono zero?
Ser carbono zero depende de várias iniciativas. Por isso, grande parte das empresas acaba elaborando programas inteiros para atingir tal finalidade. Então, se você quer estar entre as empresas com carbono zero, é preciso começar a pensar no que está ao alcance do seu negócio para melhorar o seu desempenho. Quer ver só?
Faça o inventário de emissões
O primeiro grande passo que você dará diz respeito a relacionar todas as emissões que a sua empresa provoca hoje. Para tanto, você precisará avaliar todas as etapas da cadeia logística.
Esse mapeamento é fundamental para entender quais impactos ambientais estão sendo gerados e o que pode ser substituído para que os impactos negativos se tornem cada vez menores. O que faz a grande diferença aqui é não jogar nada debaixo do tapete. Pelo contrário, você deve dissecar cada oportunidade de melhoria.
Como você viu ao longo deste artigo, para recuperarmos o tempo perdido e revertermos os impactos ambientais gerados até então, é indispensável adotarmos medidas mais radicais de enfrentamento à emissão de GEEs. Portanto, buscar o Carbono Zero é o caminho mais rápido para atingir esse objetivo.
E agora que você já está por dentro do assunto, que tal entender como é feita a gestão de resíduos em plataformas marítimas?