Conheça as oportunidades de emprego para atuar no setor marítimo

  • 06/05/2024
  • 10 minutos

O setor marítimo é um dos segmentos mais consolidados do País, exercendo um papel fundamental no desenvolvimento do Brasil, também por meio da geração de empregos.

Mas você já se perguntou quais são as oportunidades disponíveis e como é o dia a dia de um profissional marítimo? Se você respondeu que sim para uma destas perguntas, este artigo é para você. Continue a leitura e saiba mais!

Conhecendo o setor marítimo e portuário

Em pleno crescimento, o setor marítimo e portuário está bastante aquecido, impulsionado pelo aumento nas exportações brasileiras. Mercadorias como açúcar, milho, sementes, frutas, soja e minérios foram os grandes destaques do último ano. 

Em especial, a região do Arco Norte, que é formada pelos estados do Norte e Nordeste do Brasil, como Maranhão, Pará e Amapá, a movimentação marítima bateu recorde histórico, acumulando uma alta de quase 7%, segundo  dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

Com tanta movimentação de mercadorias, surgem novas oportunidades de emprego para os profissionais que atuam no setor. Continue a leitura e conheça mais sobre as vagas disponíveis.

O mercado de trabalho

Quando falamos do mercado de trabalho para profissionais do segmento marítimo e portuário, falamos em dois principais grupos: os fundiários, que trabalham em terra, e os marítimos, que trabalham embarcados, atuando em serviços como a cabotagem, navegação de longo curso, apoio portuário e offshore. 

No geral, os profissionais começam atuando como pessoa marinheira de convés ou de máquinas, responsáveis pela operação, conservação e manutenção da embarcação, e podem chegar a cargos mais altos de gestão, como comandante ou chefe de máquinas. 

“Por conta do grande volume de operações no Arco Norte, a demanda por  mão de obra qualificada tem crescido substancialmente. Com isso, esses profissionais têm rápida inserção no mercado de trabalho”.

Mateus Melo
Gerente regional ES, Norte e Nordeste de Rebocadores da Wilson Sons

Para ingressar na área marítima, nas posições iniciais, é necessário realizar as formações para Aquaviários: CFAQ-MOC ou CFAQ MOM. Esses cursos preparam as pessoas candidatas para se tornarem moços de convés (MOC) ou moços de máquinas (MOM), respectivamente. Caso você já possua ensino médio técnico, poderá fazer a formação de CAAQ CDM, para já ingressar na Companhia como Chefe de Máquinas. Para mais informações, recomendamos consultar o site: https://www.marinha.mil.br/dpc/aquaviarios.

Oportunidades na Wilson Sons para profissionais marítimos

Entre as possibilidades de atuação ao profissional marítimo, o segmento portuário possui uma série de vantagens e diferenciais competitivos, como o regime de trabalho mais flexível se comparado com a navegação de longo curso, cabotagem e offshore. 

Além disso, dada a importância e a complexidade das operações realizadas nas regiões Norte e Nordeste, o profissional terá oportunidade de contribuir diretamente para o desenvolvimento do Brasil.

“Sem dúvidas, para profissionais que desejam atuar no setor marítimo e portuário, a Wilson Sons é a empresa de maior prestígio no Brasil. A força e a solidez da nossa marca, a nossa cultura em segurança estabelecida em altos padrões e o grau de valorização que damos aos nossos profissionais em todas as filiais, nos tornam um excelente lugar para se trabalhar”.

Mateus Melo
Gerente regional ES, Norte e Nordeste de rebocadores

A Wilson Sons é o maior operador de logística marítima e portuária do Brasil, com mais de 186 anos de experiência. Presente em toda costa brasileira, emprega hoje aproximadamente 4 mil pessoas e oferece soluções completas para mais de 5 mil clientes, incluindo armadores, importadores e exportadores, indústria de energia offshore, projetos de energia renovável, setor do agronegócio, além de outros participantes em diversos segmentos da economia.

Quem também faz parte deste time, é a chefe de máquinas Flavia Daniel, da filial Belém:

“Sou marítima há um ano na Wilson Sons, atuando como chefe de máquinas. Tive uma experiência incrível em minha chegada na empresa, onde fui recebida com acolhimento pelo time e muito bem instruída para atuar no meu cargo. Aqui encontrei equipamentos qualificados e modernos e uma  equipe com alto desenvolvimento profissional. Hoje sou grata pelo meu trabalho, onde tenho oportunidades incríveis de crescimento, ampliando minha visão e conhecimentos!”

E você, já pensou em fazer parte desse time?

Então, fique de olho: agora contamos com um banco de talentos voltado especialmente para marítimos. O Banco de Talentos Marítimos inclui diversas oportunidades e funções:

> Chefe de Máquinas

> Chefe de Máquinas Fluvial

> Comandante

> Comandante Fluvial

> Cozinheiro (a)

> Marinheiro (a) Auxiliar de Convés

> Marinheiro (a) Auxiliar de Máquinas

> Marinheiro (a) de Convés

> Marinheiro (a) de Convés Fluvial

> Marinheiro (a) de Máquinas

> Marinheiro (a) de Máquinas Fluvial

> Moço (a) de Convés

> Moço (a) de Máquinas

“Desenvolvimento para alta performance, oportunidades de crescimento e um ambiente de trabalho positivo são alguns dos nossos maiores diferenciais para profissionais da área. Oferecemos o melhor porque buscamos os melhores profissionais, pessoas qualificadas que compartilhem conosco do propósito de transformar realidades. E para alcançarmos todas essas pessoas, criamos o nosso Banco de Talentos Marítimos. Então se você tem formação aquaviária e tem o desejo de ingressar no segmento, venha trabalhar com gente!”

Mônica Cesário
Gerente de recursos humanos

Esta é a sua oportunidade para ficar no radar do nosso time de recrutamento e seleção para futuras vagas. Ao se inscrever, caso você tenha o perfil para a posição, faremos contato proativo com você por e-mail ou telefone. 
Para acessar o Banco de Talentos Marítimos, clique aqui e navegue na Wilson Sons.