Corretor de navios ou shipbroker: porque você deve contratar um
- 20/11/2018
- 11 minutos
Você já ouviu falar em corretor de navios ou shipbroker? Figura importante no cenário do afretamento marítimo, ele atua como intermediário na relação entre afretadores e fretadores. Em termos resumidos, é por meio desses profissionais que os outros players obtêm informações estratégicas sobre o mercado.
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Pensando na relevância do tema, preparamos este artigo para explicar o assunto com mais detalhes. Ao longo do texto, você entenderá por quais motivos contratar um corretor, onde encontrá-lo, como contratar e assim por diante.
Boa leitura!
Corretor de navios ou Shipbroker: entenda quem é esse profissional
A fim de obter uma visão aprofundada sobre esse contexto, conversamos com Drausio Pereira, da Realta, que atua há bastante tempo nesse mercado. Para ele, a realidade de um corretor de navios se assemelha a de qualquer outro corretor.
“O objetivo é ajudar os clientes que não têm total informação sobre o transporte marítimo e que precisam de apoio. É como procurar um corretor na hora de comprar ou alugar um imóvel ou um corretor de valores para você saber quais são as melhores aplicações e o retorno que elas podem trazer”, explica.
Para o especialista, a procura por um shipbroker acontece quando não se tem muito conhecimento nem contatos que possam explicar sobre o setor. “Digo que, como um corretor de frete, nosso produto são informações. Somos ‘fofoqueiros’ por natureza e trazemos fretes, navios ou cargas, dependendo das necessidades do cliente”, aponta Drausio.
Por que você deve contratar um corretor de navios?
Em linhas gerais, o Brasil tem características bastante específicas em relação à procura de navios para cargas. De acordo com Pereira, “as empresas não têm contato com todos os armadores disponíveis no mercado, além de não ter ciência sobre a posição dos navios para uma determinada data. Assim, procuram-se corretores com a finalidade de fazer essa ligação para que se tenha um leque maior de dados e possibilidades de acesso”.
Imagine, por exemplo, que você pretende exportar uma carga daqui a dois meses. No entanto, você não acessa o mercado completamente e não tem conexões profissionais em todas as áreas envolvidas nessa atividade. Os shipbrokers, por sua vez, podem exercer esse papel e essa é a grande vantagem em contratá-los. Além disso, eles conseguem:
- filtrar a qualidade do armador, ou carrier;
- saber a posição real do navio;
- orçar os fretes, ou freight, para uma exportação.
Onde e como contratar esse profissional?
A contratação dos corretores de navio, geralmente, acontece a partir de uma indicação. “As empresas normalmente procuram algum colega de uma outra empresa. Os grandes escritórios ingleses exemplificam isso muito bem, pois estão vindo para o Brasil e contratando profissionais brasileiros. Acredito que essa prática mude o cenário daqui a alguns uns anos — os pequenos corretores tendem a sumir do mercado a curto e médio prazo. Assim, essa conjuntura se altera um pouco, abrindo espaço para um mercado mais promissor e ainda mais profissional”, ressalta Drausio.
Tenha em mente que, na área, o não cumprimento de alguns processos pode ocasionar sérios problemas financeiros para quem está envolvido. Portanto, na hora de contratar, certifique-se de contar com especialistas nos quais você e as outras partes confiam plenamente: shipbroker, afretador (ou charterer) e armador devem falar a mesma língua.
Custo-benefício: afinal, vale a pena contratar?
Agora que você já sabe quais são as funções desempenhadas e as vantagens de contratar esse tipo de profissional, é preciso compreender se a relação entre custo-benefício faz com que essa opção seja uma boa escolha.
Antes de tudo, é fundamental destacar que o padrão mundial é a cobrança de 1,25% sobre o valor bruto do frete. Trata-se de um costume, já que não há uma regra oficial estabelecida para essa cobrança. É de praxe, pois esse preço é praticado desde o século XIX, aproximadamente.
Conforme explica Pereira, o mais indicado é fazer a contratação “quando não se tem acesso imediato nem pessoal interno para filtrar mensagens, rastrear as posições de navio e saber qual carrier tem o navio para determinada data e destino. Portanto, o corretor ajuda a fazer essa filtragem em vez de desperdiçar tempo ao consultar várias pessoas que podem demorar muito para dar uma resposta realmente precisa”.
Em quais segmentos é mais vantajoso contar com os serviços de um shipbroker?
Normalmente, é mais vantajoso contar com os trabalhos de um corretor em casos de cargas:
- a granel;
- de aço ou alumínio;
- de minério;
- de grãos;
- que não são conteinerizadas.
“Para as cargas que são para contêiner ou já têm padrão de embarque, como celulose, há poucos armadores. Nesse caso, há mais liberdade para fazer contato direto com os carriers. Porém, nas cargas de minério e grãos, por exemplo, existe uma variedade enorme de operadores, por isso, é bem vantajoso procurar um corretor de freight ou para filtragem de armadores”, explica Drausio Pereira
Ainda de acordo com o especialista, “existem muitos operadores, que são os carriers sem navios, que arriscam qualquer coisa. Se o mercado tiver uma avaliação drástica — o que ocorre com frequência, por conta da oscilação do preço do combustível e das especulações no mercado de papel do frete —, o broker pode selecionar e indicar apenas armadores ou operadores de confiança”
Quais problemas a falta de um corretor pode trazer?
Como mencionado, a falta de um bom shipbroker pode comprometer uma série de etapas em um processo de afretamento, que também pode ser chamado de charter. Afinal, ele é especialmente designado para intermediar a relação entre as partes e conciliar possíveis discordâncias após o fechamento de contrato.
“Quando os interessados estão ´brigando´ entre si, o corretor de freight pode suavizar bastante esse desgaste, o que também pode ajudar em relação ao tempo, ao cálculo de sobre-estadia, à interpretação dos lead times e à infraestrutura no geral. A maioria das empresas brasileiras têm poucas pessoas no departamento de afretamento e elas nem sempre dispõem das melhores qualificações. O shipbroker contribui com a sua experiência, interpretando as regras e a jurisprudência, além de aconselhar seus clientes sobre como conduzir eventuais disputas”, elucida Pereira.
Enfim, contratar um corretor de navios ou shipbroker pode ser essencial para evitar maiores problemas em seu negócio. A colaboração desse profissional tende a ser útil em uma série de aspectos relevantes para o sucesso de suas exportações e importações.
Agora que você já sabe mais a respeito dessa função, aproveite para manifestar suas opiniões, dúvidas e deixe um comentário sobre esse texto!