Docagem: entenda os detalhes para uma manutenção de navio ideal
- 05/02/2025
- 19 minutos
O conceito de manutenção não se limita à ideia de reparar ou consertar algo. Ele está, também, relacionado às ações de preservação, conservação e sustentação de tudo que precisa para manter suas características originais. São os equipamentos, as máquinas, o patrimônio histórico, entre outros, nos quais é incluída a docagem de navios.
Assim sendo, o processo de manutenção se preocupa não apenas com a correção de falhas de determinado sistema, mas com a prevenção dessas falhas. Ele pode ser aplicado em sistemas mais simples ou complexos, composto por vários equipamentos e máquinas relacionadas entre si. Nesse sentido, a falha de um pode resultar em prejuízos ao sistema todo, como acontece nos processos de docagem de embarcações. Para saber mais sobre o tema, acompanhe o post!
O que é docagem?
O procedimento de docagem nada mais é do que retirar uma embarcação de circulação para manutenção. Isso é feito por uma empresa especializada, que pode executar a docagem seca ou úmida. Ao levar a embarcação para local seco, são realizados serviços completos de manutenção, pintura, tratamento do casco e outros trabalhos que não podem ser realizados com o navio em água.
O processo seco de docagem é, portanto, essencial para prolongar a vida útil de navios e realizar reparos em defeitos mais graves. Ou seja, outros tipos de falhas que uma simples manutenção não é suficiente — como problemas nos eixos, no leme e no propulsor. Diferentemente desses casos, reparos no convés e nos porões podem ser feitos em docagem úmida, sendo mais rápidos de iniciar e finalizar.
A docagem precisa ser realizada, preferencialmente, a cada dois anos para conservar a embarcação em bom estado. É uma forma de mantê-la apropriada para operar e navegar com total segurança e qualidade em suas estruturas.
E de quais serviços estamos falando? Confira a seguir!
Quais são os serviços de docagem?
Em razão da existência de muitas áreas diferentes, contendo características e necessidades distintas, além de diversos sistemas, a docagem é um procedimento bastante complexo. Sendo assim, é fundamental dividi-lo em seções, para facilitar a organização da manutenção e do reparo.
Isso é necessário em razão da quantidade de problemas mecânicos e estruturais, além de possíveis defeitos elétricos, hidráulicos, pneumáticos e estruturais. Além disso, também é necessário dar atenção à entrega de materiais, à elaboração de documentos, à logística de compras e aos setores financeiro e contábil. Todas essas ações estão relacionadas e dependem de ordens de execução e prazos. Sendo assim, é possível dividir o processo em partes, como veremos a seguir.
Reposição ou inclusão de acessórios
O casco de um navio conta com acessórios que também precisam de uma boa manutenção — feito durante a docagem de navios. Podemos citar alguns exemplos de itens verificados nessa docagem, como: ânodos de sacrifício, caixa de mar e válvulas de fundo, essenciais para garantir o bom funcionamento da embarcação.
Por isso, a inspeção responde por uma série de reparos, como: limpeza, tratamentos anticorrosão, pintura, restauração e, quando é preciso, substituição de algum acessório. Toda essa operação é vital para o navio estar preparado para operar com qualidade e segurança.
Manutenção e reparo de casco
A docagem de navios é fundamental para o reparo de obras vivas, como o casco submerso na água, uma vez que ele sustenta toda a estrutura da embarcação. Portanto, é preciso mantê-lo em bom estado para garantir a integridade e a segurança de todo o navio.
Diante de sua importância, durante o procedimento de docagem, diversas avaliações são feitas no casco. Da mesma forma, são realizados testes e inspeção visual para averiguar a existência de possíveis falhas no aço, trincas e outros danos visíveis, incluindo uma leitura de espessura por meio de ultrassom.
A análise por ultrassom é fundamental para identificar as espessuras das chapas de aço para verificar se há necessidade de substituição ou não. Esse tipo de teste é sempre importante em toda a extensão do aço, especialmente quando se trata de embarcações antigas.
Outro procedimento corriqueiro é o da limpeza do casco para remover sujeiras densas, como crustáceos e demais organismos que ficam grudados em sua superfície. Caso não seja feita a retirada dessas impurezas, o desempenho do navio é prejudicado, causando lentidão e redução de sua vida útil.
Pintura e repintura do casco
Por meio desse serviço, é realizada a manutenção da superfície, preparando-a para receber tinta. Esse tratamento de superfície corresponde a: limpeza, remoção de sujeiras grossas e camadas de tinta antigas. Além disso, é feita a dessalinização e a proteção anticorrosiva para conservar estruturas metálicas do navio e equipamentos em setores como o de gás e óleo, siderúrgico e petroquímico. Assim, a superfície fica pronta para receber a pintura.
Na sequência, é realizada a pintura industrial nas tubulações, no casco, nos vasos de pressão, nos tanques, nos acessórios e demais estruturas metálicas e equipamentos. O tratamento é indispensável, uma vez que, sem ele, a tinta não consegue aderir corretamente à superfície, prejudicando o navio.
Manutenção das instalações elétricas
A rede elétrica é composta pelos geradores, quadros e motores elétricos, que precisam de limpeza com produtos químicos específicos, durante a docagem. No entanto, nem todos os processos de reparo e manutenção precisam ser feitos com o navio parado nas docas. Conforme a seção, as características das falhas e a complexidade do que precisa ser reparado, o procedimento pode ser feito enquanto o navio está operando.
Limpeza e manutenção de tanques e porões
No que diz respeito aos tanques, eles se dividem em tanques de lastro, de água doce e de combustível, sendo inspecionados visualmente para que se faça uma análise da sua integridade estrutural.
Os tanques que armazenam combustível e óleo devem ser inspecionados e limpos com muita segurança e cuidado. Isso é importante para evitar o contato com substâncias tóxicas e gases pelos colaboradores da empresa de limpeza offshore.
Já os tanques de água precisam de limpeza altamente minuciosa para evitar a contaminação da água, uma vez que ela servirá para consumo humano.
Quanto aos porões, essas estruturas sofrem impactos como deformações, desgastes e ataques químicos provenientes da movimentação da carga e falhas estruturais. Portanto, elas são submetidas ao processo de medição de espessura, além de também serem avaliadas estruturalmente. Passam, ainda, pelo processo de tratamento e de pintura.
Limpeza e manutenção do convés
O convés abriga o sistema de ancoragem, de amarras, de carga e descarga e equipamentos de salvatagem, combate a incêndio e segurança. Ele contém porões, tubulações, guindastes e outros componentes que demandam serviços de medição de espessura e de pintura. Sua limpeza e manutenção são fundamentais para a segurança do navio.
Reparos na superestrutura
A superestrutura abriga a tripulação, as acomodações, o sistema de comando de navegação e equipamentos de segurança, comunicação e combate a incêndios. Por isso, nesse local é necessário realizar serviços de manutenção no sistema de exaustão, na rede elétrica e nas redes de esgoto e de água.
Quando fazer a docagem de uma embarcação?
Existem diversos motivos para realizar a docagem. Elas podem ser programadas, como acontece com as vistorias obrigatórias, de rotina ou em situações de imprevistos, como acidentes que causam danos.
Vistorias obrigatórias
São as paradas obrigatórias, na qual a embarcação precisa fazer para submeter-se à inspeção e adequação, caso seja necessário. Elas incluem renovação de certificados estatutários de autoridades marítimas e certificados de classe.
Reparos de rotina
Ainda que não se detecte nenhuma falha ou avaria no navio, essa parada pode ser exigida para averiguações de rotina, ligada à operação corriqueira da embarcação. Sendo assim, o mais adequado é procurar coincidir as paradas de rotina com as que são programadas para a vistoria obrigatória.
Avarias
São danos, corrosão ou desgastes no sistema, ou na estrutura do navio. Mas, além disso, apenas suspeitas de falhas nos equipamentos já são suficientes para se recorrer à docagem.
Conversões e modificações
Constituem as modificações mais significativas nos navios, como as estruturais, relativas a sistemas ou as de função da embarcação, como as de converter navios tanques em FPSOs.
Quais são os tipos de manutenção em navios?
Alguns tipos de manutenção comuns em outros processos também são feitos em navios, durante a docagem. Confira quais são eles!
Manutenção corretiva
É o reparo realizado apenas após a detecção da falha, ou seja, não há um planejamento antes que as máquinas parem de funcionar. Normalmente, esse tipo de manutenção resulta em gastos maiores, logo, é indicado somente quando não é possível prevenir a falha ou nos casos em que os custos para a manutenção corretiva forem baixos.
Manutenção preventiva
Trata-se da manutenção feita periodicamente por meio de tarefas sistemáticas, em intervalos definidos. Aqui, o gestor pode manter controle sobre o equipamento, assim, procede-se à reforma e à troca de peças antes que aconteça qualquer falha. Geralmente seu custo é maior que o da manutenção corretiva, no entanto, a vantagem é o acréscimo da disponibilidade das máquinas com redução de falhas.
Manutenção preditiva
Sua performance não substitui totalmente as manutenções preventivas e corretivas, mas pode reduzir suas frequências. Aqui, a tecnologia monitora continuamente as condições elétricas e mecânicas dos equipamentos. Assim, as informações acontecem no momento exato da parada do equipamento para manutenção. O objetivo é diminuir perdas por quebras e falhas.
Quais são os tipos de docagem?
São basicamente três os tipos de docagem comumente realizados, conforme segue.
Dique flutuante
Nesse caso, o dique emerge e submerge, o que elimina a necessidade de deslocar o navio para um nível superior, dispensando, também, a existência de uma comporta. A desvantagem desse método é a suscetibilidade às mudanças de maré.
Dique seco
O dique seco se refere a uma bacia com três paredes em formato retangular, com um piso de concreto reforçado resistente a cargas de embarcações, pressão, força de flutuação, entre outras condições que exigem resistência.
No quarto lado do retângulo é feita uma comporta especial chamada porta-batel, por onde a embarcação entra e sai navegando na bacia do dique seco alagada. Após a embarcação entrar, o dique é fechado com o porta-batel e a bacia é esvaziada para a embarcação ficar em um local seco.
Esse sistema é utilizado tanto para reparos quanto para construção de embarcações.
Dique seco da Wilson Sons
O dique seco da Wilson Sons é o maior do porto de Santos. Ele garante segurança e agilidade com pórticos de 80ton e uma carreira-dique projetados para docar embarcações de até 145m de comprimento e 25m de boca.
Contando com um histórico de mais de 200 docagens, o estaleiro da Wilson Sons é reconhecido nacionalmente pela eficiência em soluções, qualidade, segurança e comprometimento com os prazos estabelecidos.
Syncrolift (vertical lift)
É um mecanismo formado por uma plataforma que, ao ser declinada para a água, suspende o navio verticalmente do mar para o local seco. É possível equipar por meio de trilhos que movem o navio para o interior do estaleiro.
Conforme podemos perceber, a docagem de navios é fundamental para manter todo o seu sistema funcionando adequadamente, de maneira a prolongar sua vida útil. É, ainda, essencial para manter a segurança de todos que trabalham e viajam nas embarcações. No entanto, a contratação de empresas e profissionais devidamente capacitados é igualmente importante para que todo esse trabalho seja concluído da melhor forma.