Fluxo de container facilitado para Rio Grande

  • 27/04/2023
  • 14 minutos

Por Richard Micheli, Gerente de Linha de Produção, OCR, ABB Ports.

Localizado no porto marítimo mais ao sul do Brasil, o Terminal de Container de Rio Grande tem demonstrado diversas vezes uma abordagem voltada para o futuro da tecnologia desde que abriu suas portas em 1997. Conhecido como Tecon Rio Grande, a operação ganhou reputação como uma instalação de alta produtividade conectada por hidrovias, rodovias e ferrovias, com capacidade para 1,42 milhões de TEU.

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O primeiro terminal do Brasil a investir tanto em um sistema de gerenciamento de operações de última geração (da Navis, em 1999) quanto em um portal B2B para os stakeholders da comunidade portuária (em 2000), o Tecon Rio Grande também foi um dos pioneiros na implementação de automação de portão usando Reconhecimento Óptico de Caracteres avançado para operações de guarita (da ABB, em 2013).

O Diretor de Operações do Tecon Rio Grande, Giovanni Phonlor, descreveu a instalação como “o terminal mais automatizado do país”, acrescentando que sua disposição para inovar é totalmente consistente com o espírito da controladora Wilson Sons – a maior operadora integrada de portos e logística marítima do Brasil. A Wilson Sons patrocina o hub de inovação Cubo Itaú e é investidora em startups de destaque, como DockTech (desenvolvedora de scanner de fundo do mar para portos), Argonáutica (ferramenta de calado dinâmico para atracação/carregamento de navios) e AlDrivers (adaptação de veículos convencionais para operações autônomas).

No início de 2024, o Tecon Rio Grande manterá sua reputação de ‘primeiro a comercializar’, depois de escolher a ABB antes de cinco concorrentes para se tornar um dos primeiros a adotar o Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) para operações de guindaste de cais e se tornar o primeiro no país a integrar a confirmação de estiva de container digitalizada QuayPro em suas operações.

Phonlor destacou que o retorno sobre o investimento (ROI) tem sido o principal impulsionador da inovação ao longo dos 26 anos de história do Tecon Rio Grande. “Operamos em um mercado difícil e não podemos contar com os números de containers com os quais os maiores terminais de containers trabalham para garantir economias de escala diretas: precisamos capturar todos os ganhos de eficiência disponíveis que a nova tecnologia é capaz de nos trazer”, disse ele.

Captura de dados

A precisão na captura e troca de dados provou ser uma área especialmente fértil para o ROI. Por exemplo, o ímpeto inicial para introduzir a tecnologia OCR na guarita em 2013 veio de requisitos alfandegários obrigatórios, explicou Phonlor, mas o Tecon Rio Grande aproveitou a oportunidade para investir em OCR de última geração da ABB para garantir ganhos de eficiência, bem como de conformidade. Em 2014, o terminal implementou uma solução de automação de portões que apresentava reconhecimento biométrico para motoristas, pesagem automática e alocação automática de slots por meio da impressão de bilhetes.

“Nosso ponto de partida foi o fato de que cada caminhão que entrava no porto levava cerca de três minutos para ser manuseado”, disse Phonlor. “Usando OCR e outras tecnologias de automação de portões, todo o processo pode ser realizado em 15 a 20 segundos, em média”.

Outras atualizações para operações incluíram a implementação do software de terminal NAVIS N4 (2017) e uma atualização do hardware e software da guarita da ABB (2022). Este último consolidou um relacionamento que levou à futura adoção de Crane OCR e QuayPro, que tanto a ABB quanto o Tecon Rio Grande esperam que tragam uma mudança radical na produtividade.

“Somos usuários de longa data da tecnologia de automação de portões da ABB, e o sistema provou ser altamente preciso e muito intuitivo, e a ABB fornece os melhores serviços de suporte da categoria, na minha opinião”, disse Phonlor. “Ao considerar Crane OCR, pesquisamos o que estava disponível no mercado e concluímos que a ABB tinha a solução que melhor atende às nossas necessidades”.

KPIs e QuayPro

Instalado em cinco guindastes navio-terra, ABB Crane OCR automatiza a captura de dados à medida que os containers são trocados no guindaste do cais. Usando a avançada tecnologia de imagem AI da ABB, o sistema captura números de containers, códigos ISO, orientação de porta, presença de vedação de parafuso e etiquetas de materiais perigosos, além de gravar imagens para fins de inspeção de danos. A solução inclui o ABB MatchMaker™, que identifica os caminhões do terminal e permite a transferência automatizada entre guindastes e veículos do terminal.

Crane OCR minimiza o risco de erro humano na operação de manuseio. “Multiplique o potencial de erros de digitação, mal-entendidos, desatenção ou mesmo fadiga por milhares de containers por dia, e o tempo e a precisão economizados podem resultar em um ganho significativo de eficiência”, disse Phonlor. O software de gerenciamento de exceção baseado em Web (XClerk) também significa que a equipe do terminal pode corrigir ou ajustar transações em tempo real a partir de um local remoto e seguro.

No entanto, ganhos de eficiência “revolucionários” ocorrerão como resultado do módulo QuayPro da ABB, acrescentou Phonlor, que amplia o alcance dos ganhos disponíveis para dados precisos no cais e no porão da própria embarcação. Quando o Crane OCR captura os dados do container automaticamente, o módulo QuayPro confirma automaticamente que a carga está sendo armazenada no compartimento certo do navio, com módulos ‘CabView’ fornecendo instruções visuais e de áudio para os operadores de guindaste.

Planejamento de estiva em tempo real

Além disso, QuayPro também pode se adaptar instantaneamente a eventos que alteram a sequência de carregamento. Em vez de exigir intervenção humana – e uma cadeia de consultas e instruções – QuayPro usa a lógica de negócios para avaliar o impacto da mudança no plano de estiva e gera automaticamente a nova instrução de carregamento para uma estiva segura. Da mesma forma, para descarga, a combinação de QuayPro e Crane OCR é capaz de confirmar a precisão das posições de estiva de entrada, conforme relatado ao terminal via BAPLIE EDI e destaca quaisquer desvios do plano de baía quase em tempo real, para que a logística do equipamento do pátio possa se ajustar.

Primeira solução do gênero a entrar em operação no setor, o aplicativo QuayPro da ABB estreou no mercado em 2022 no Terminal de Containers Exolgan, no Porto de Buenos Aires.

“Juntos, ABB Crane OCR e QuayPro nos permitirão agilizar o processo de estiva automaticamente e esperamos que isso seja um diferencial na produtividade”, disse Phonlor. A capacidade de se adaptar às necessidades de carga e descarga em tempo real também terá o efeito de reduzir o tempo de permanência do veículo no terminal e as emissões relacionadas, observou ele.

Nos próximos meses, a ABB gerenciará o projeto de instalação, implementação de software e comissionamento de uma nova solução de manuseio que tanto o fornecedor quanto o Tecon Rio Grande veem como mais do que uma extensão do Crane OCR. Phonlor espera que – valendo-se da própria experiência em TI do Tecon Rio Grande – a combinação de QuayPro e Crane OCR mude perfeitamente a maneira como os terminais de containers operam.

“Podemos ver que Crane OCR terá um efeito imediato nas operações de guindaste no cais, se alinhando ao que alcançamos com Gate OCR, mas a capacidade de QuayPro de ajuste em tempo real é um desenvolvimento de outro nível”, disse ele. “Também esperamos usar este software dinâmico para analisar nossas operações de novas maneiras e aplicar trocas lógicas com nosso TOS (software de operações de terminal) que nos ajudará a melhorar o planejamento da embarcação”.

Considerações Finais

Breve biografia do autor

Richard Micheli é Chefe da Linha de Produção OCR na ABB Ports. Richard tem vasta experiência em OCR e automação de terminais de containers após ocupar outros cargos na ABB e APS Technology Group como diretor de Serviços e Operações e em gerenciamento de projetos. Richard Micheli é bacharel em Engenharia Eletrônica pelo ITT Technical Institute, San Diego.

Breve descrição da empresa

A Wilson Sons é a maior operadora logística integrada de embarque portuário do Brasil, com mais de 185 anos de experiência. A empresa atua em todo o Brasil e oferece soluções completas para mais de 5.000 clientes, entre armadores, importadores e exportadores, indústria de energia offshore, projetos de energia renovável, corporações do agronegócio e outros players em diferentes negócios.

Saiba mais em: www.wilsonsons.com.br/

A ABB Ports desenvolve e fornece soluções e serviços inteligentes de automação de terminais para manuseio de containers e carga a granel. A oferta inclui automação e operação remota para todos os tipos de guindastes de movimentação de containers, bem como OCR e sistemas elétricos completos. Os sistemas da ABB ajudam a otimizar o manuseio de containers do navio ao portão.

Saiba mais em: www.abb.com/ports

Artigo originalmente publicado na revista digital Port Technology.