Hub port: saiba o que é, qual a função e exemplos logísticos
- 10/04/2025
- 13 minutos
Hub port é um tipo de porto concentrador de cargas, que agrega funções estratégicas capazes de o diferenciarem de outras categorias de infraestrutura portuária. Existem alguns portos brasileiros que já são hubs e outros aptos para se tornarem um, devido a algumas características como: infraestrutura, calado e localização.
Esse é um tema importante, sobretudo para o comércio exterior. Por isso, evidenciamos neste artigo o que é um hub port, quais as suas funções e características e, além disso, traremos alguns exemplos. Boa leitura!
O que é hub port?
Os hub ports são caracterizados por terem posicionamentos geográficos estratégicos e mais profundidade de calado. Por isso, eles atendem navios de grande porte e conectam empresas nacionais e internacionais à cadeia logística brasileira.
Hubs abastecem outros tipos de portos, conhecidos como feeder, que possuem limitações de calado, o que impossibilita a atracação de grandes navios em sua máxima capacidade. Portanto, eles alimentam os portos hubs e também são alimentados por esses, recebendo os produtos exportados e executando a redistribuição das cargas importadas.
Várias conexões de modais de transportes são utilizadas por toda a região de influência dos hub ports, realizando os serviços alimentadores por meio do modal marítimo, do modal ferroviário, rodoviário ou, ainda, pela combinação de multimodais.
Quais são as funções dos hub ports?
Eles são os responsáveis pelo recebimento de volumes grandes de cargas, a fim de executar em seguida a distribuição para os portos menores. Estão cada vez mais presentes no Brasil, graças ao aumento dos volumes de comércio exterior brasileiro aliado à grande costa marítima do nosso litoral.
Ao concentrar maior quantidade de cargas, os hub ports permitem que os navios porta-containers tracem uma rota mais enxuta para distribuição de mercadorias.
Tal formato otimiza a logística das operações portuárias, tendo como um dos principais benefícios a diminuição dos custos e a melhoria dos serviços pela transação do comércio internacional. Por isso, é bem implementado nos países da Europa, Ásia e Estados Unidos, tendo maior concentração desses portos de cargas na China, Cingapura, Coréia do Sul e Dubai.
Quais são as características dos hub ports e as suas diferenças em relação a outros portos?
O hub port tem como principal característica o recebimento e movimentação de containers, por meio de navios de maior capacidade. Sendo assim, é um concentrador de linhas de navegação. Por essa razão, tornou-se reconhecido por acumular uma grande quantidade de cargas. Isso porque estão sempre em localização estratégica.
Hub ports têm sua capacidade medida por TEU, sigla que significa Twenty-feet equivalent unit, ou Unidade Equivalente a 20 Pés. Além de uma classificação especial para medir sua capacidade de transporte de carga, eles contam com outros indicadores:
- Número de embarcações atracadas no ano;
- Quantidade de Movimentação por Hora (MPH);
- Linhas marítimas;
Quanto maiores são tais indicadores, mais significante é o porto para a economia brasileira.
Tais números estão relacionados tanto às mercadorias que chegam quanto às que saem dos hub ports para os menores, geralmente aqueles conhecidos como feeders. E por falar neles, os feeders são usualmente de porte menor e apresentam sua atuação atrelada aos hubs, seja para serem alimentados por estes nas operações de importação ou para alimentar os hubs na exportação de mercadorias.
Como os feeders não contam com profundidade suficiente para grandes embarcações, eles recebem navios de tamanhos menores, com containers que são levados aos portos com mais capacidade. Desse modo, a carga será descarregada em um armazém para ser embarcada em navios de porte superior, com destino aos países das linhas marítimas internacionais.
Nos portos marítimos, é possível contar com pessoal e serviços, além de instalações adequadas para a movimentação de passageiros. Existem também os portos fluviais e os lacustres, com características semelhantes aos marítimos, mas que navegam pelas margens de rios ou lagos, levando as pessoas de um ponto ao outro. Nesse caso, vale ressaltar que os hub ports são geralmente marítimos.
Exemplo de hub port no mundo
Vamos falar neste momento do porto de Rotterdam, que está entre um dos maiores centros logísticos de operações internacionais do mundo. É um hub port com uma área física maior que a Ilha de Manhattan e uma capacidade de movimentação de cargas de mais de um milhão de toneladas por dia.
É ainda um dos mais inovadores hub ports do mundo, pois conta com terminais e veículos automatizados que possibilitam as operações logísticas no comércio exterior com sucesso e efetividade, ao economizar também com custos tanto de pessoal, quanto de tempo.
Tecon Rio Grande: um hub port brasileiro
O Tecon Rio Grande é um importante hub port brasileiro, localizado no Rio Grande do Sul, com capacidade para receber navios de até 366 metros de comprimento e 59 metros de largura. É um importante centro de distribuição de cargas para o Mercosul, agregando escalas da Argentina e do Uruguai.
É também um terminal moderno e eficiente, o mais automatizado do País, com infraestrutura de ponta e equipamentos de última geração. Conta com uma equipe altamente qualificada e experiente, que garante a segurança e a agilidade das operações.
O que é preciso para ser um hub port?
O hub port tem como premissa principal ser um porto concentrador de cargas e de linhas de navegação, que decorre da estratégia do aumento de tamanho dos navios, acumulando rotas e reduzindo o número das escalas pelas companhias marítimas.
Tal modalidade de porto é considerada a parte central e mais importante de um local, pois, com o processo de globalização e o crescimento da economia mundial, é empregado em vários percursos do comércio exterior, estando assim ligado diretamente ao potencial de cada país por conta de seus critérios fundamentais, que são:
- infraestrutura com alta capacidade de carga e descarga de mercadorias variadas e volumosas;
- localização estratégica para o atracação do maior número possível de navios grandes;
- calado propício com profundidade para a atracação de navios de portes maiores.
A formação de um porto concentrador de cargas deve sempre levar em consideração alguns elementos principais, como: a eficiência, a gestão, o preço e o serviço prestado. Após esse entendimento, faz-se necessário colocar em atuação estratégica as necessidades para que seja competitivo o suficiente, junto aos seus elementos de formação.
A sua eficiência vai depender basicamente de aspectos físicos como o canal de acesso adequado, a qualidade da mão de obra, a agilidade da Aduana local, a extensão do cais, de forma que opere com um número adequado de navios ao mesmo tempo, e uma ampla área de carga e descarga.
A mão de obra qualificada depende do foco do sindicato na preparação de funcionários multifuncionais. Além da agilidade da Aduana liberar toda a documentação, estabelecendo então uma integração dos sistemas operacionais, garantindo a segurança de modo preventivo para gerar confiabilidade aos seus usuários.
Uma boa gestão portuária resulta de um relacionamento genuíno entre as partes executantes em busca do mesmo objetivo de tornar o porto mais rentável.
O preço do serviço portuário é um dos itens mais valorizados, porque deve ter iniciativas de incentivo de transbordo para que haja a redução dos custos de movimentação operacional.
Já a melhoria na prestação do serviço poderá ser fomentada com uma atuação sistemática pelas áreas de marketing e comercial, com a intenção de medir o grau de satisfação do cliente, na busca de suas reais necessidades, para haver sempre uma experiência positiva.
Conclusão
Os hub ports garantem uma economia em escala, mediante a excelente ligação que forma com os mercados internacionais e ainda se caracterizam como portos especialistas em operações de transbordo.
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