6 ações de inteligência aumentada para melhorar operações marítimas
- 08/08/2023
- 16 minutos
Você já imaginou como seria se pudesse contar com a ajuda de uma tecnologia capaz de ampliar a sua inteligência e potencializar o desempenho do seu negócio? E se ela conseguisse automatizar tarefas repetitivas, transformar funções tradicionais, aumentar a produtividade e a qualidade dos processos? Essa ferramenta já existe, e se chama inteligência aumentada.
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
Neste artigo, vamos apresentar o conceito de inteligência aumentada, os benefícios que ela pode trazer para o setor marítimo e portuário e quais ações podem ser implementadas a fim de melhorar as operações. Confira!
O que é inteligência aumentada?
Inteligência aumentada é uma tecnologia que combina a inteligência artificial (IA) com a inteligência humana, ampliando a capacidade cognitiva e a tomada de decisão profissional. Ao analisar os dados em tempo real, ela automatiza tarefas repetitivas, identifica padrões e percepções e fornece recomendações para otimização de processos.
Ao contrário da inteligência artificial, que pode substituir a humana, a inteligência aumentada visa potencializar e ampliar as habilidades cognitivas do ser humano, melhorando a qualidade das decisões e potencializando a produtividade.
Apesar dessa diferença, a IA é parceira da inteligência aumentada, pois permite que os usuários usem todo o potencial das tecnologias inovadoras para executar suas tarefas com o máximo de produtividade, ampliando seu potencial cognitivo.
Para facilitar o entendimento, considere alguns exemplos práticos da aplicação de inteligência aumentada:
- sistema de reconhecimento de voz que transcreve e traduz uma conversa em tempo real, facilitando a comunicação entre pessoas de diferentes idiomas;
- aplicativo de navegação que sugere a melhor rota para um destino, considerando o trânsito, o clima e as preferências do usuário;
- plataforma de análise de dados que gera visões e recomendações para tomada de decisão, baseadas em algoritmos de aprendizado de máquina e linguagem natural;
- dispositivo vestível que monitora os sinais vitais e alerta sobre possíveis problemas de saúde, além de fornecer dicas de bem-estar.
Esses são alguns exemplos de como a inteligência aumentada pode ajudar o ser humano a executar melhor as tarefas e tomar decisões mais eficientes.
Quais são os benefícios da inteligência aumentada?
Ao combinar a inteligência aumentada com habilidades profissionais, é possível alcançar muitos ganhos nas operações marítimas. Veja abaixo as maiores vantagens para esse setor.
Automatização de tarefas manuais e repetitivas
A inteligência aumentada possibilita a automação de diversas tarefas manuais e repetitivas, aumentando consideravelmente a eficiência e a precisão do processo.
Por exemplo, em uma indústria alimentícia, a ferramenta pode ser utilizada para classificar os grãos e as sementes, identificando impurezas e selecionando apenas os itens de qualidade. Isso reduz a necessidade de intervenção humana e aumenta a rapidez do processo.
Transformação de funções tradicionais e da forma de trabalho
A inteligência aumentada promove transformações nos modos tradicionais de trabalho ao integrar tecnologias avançadas, como aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural, em processos antes realizados manualmente.
Essa integração permite uma abordagem mais inteligente e estratégica, com a capacidade de identificar padrões e tendências de maneira mais precisa e ágil.
Aumento da produtividade, da qualidade e da eficiência dos processos
A inteligência aumentada impacta positivamente os processos em diversos segmentos, incluindo o setor marítimo e portuário. Com aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural, ela pode identificar e prever comportamentos e fornecer percepções valiosas para a tomada de decisão.
Em uma operação de transporte de contêineres, por exemplo, a inteligência aumentada pode analisar as rotas, os horários e as condições climáticas e fornecer recomendações sobre a melhor forma de realizar a operação.
Para isso, ela considera fatores como economia de combustível, menor tempo de viagem e redução de riscos. Além do mais, é possível automatizar tarefas repetitivas, como o monitoramento de embarcações, reduzindo a carga de trabalho dos funcionários e permitindo que se concentrem em atividades mais estratégicas.
Melhoria da experiência do cliente
A inteligência aumentada também pode trazer benefícios significativos à experiência do cliente. Por meio da análise de dados e da automação de processos, o sistema automatiza o atendimento e oferece as soluções mais eficazes para as demandas do público.
Um exemplo prático disso é o uso de chatbots com inteligência artificial em serviços de atendimento ao cliente. Os robôs podem analisar o histórico do usuário e fornecer respostas personalizadas às suas dúvidas, sem a necessidade de esperar por um atendente humano.
Recursos como esse reduzem o tempo de espera e melhoram a qualidade do atendimento, resultando em uma experiência mais satisfatória ao cliente. E não é só isso!
Esse recurso é muito utilizado para monitorar a satisfação do consumidor e outros envolvidos nos processos marítimos em tempo real. Com esses dados, as empresas fazem ajustes e melhorias imediatas. Isso fideliza e aumenta a reputação da marca no mercado.
Como a inteligência aumentada melhora operações marítimas em 6 ações?
Compartilhamos com você diversas aplicações e ganhos obtidos por meio da inteligência aumentada. Esse recurso pode ser adotado no setor marítimo e portuário de diversas maneiras. Conheça agora algumas ações que aplicam o recurso em processos relacionados a essas áreas.
1. Redução de custos operacionais
A inteligência aumentada pode ajudar a reduzir os custos operacionais na logística marítima de várias maneiras. Por exemplo, o uso de sistemas automatizados evita os erros humanos e aprimora a precisão das operações, diminuindo assim os custos de retrabalho e de correções.
Além disso, o aprendizado de máquina monitora e aprende com os dados de desempenho, gerando boas ideias para aprimorar a eficiência das rotas de navegação, economia de combustível e otimização do tempo.
É incrível como o uso de dados em tempo real e as análises preditivas também podem ajudar a identificar problemas antes que se tornem críticos, reduzindo custos com manutenção e reparos.
2. Monitoramento e alertas
As tecnologias de inteligência aumentada atingiram um alto nível de automação, capaz de fornecer alertas específicos para aprimorar as operações marítimas.
É possível gerenciar a entrada e a saída de embarcações, identificar riscos de inundação em áreas costeiras e monitorar a agitação causada por ondas e ventos em marinas, por exemplo. Tais aplicações promovem a qualidade dos serviços prestados, mitigam riscos e fortalecem as relações de negócio no setor marítimo e portuário.
3. Monitoramento avançado de cargas
O uso da inteligência aumentada na logística marítima também permite um monitoramento avançado de cargas, trazendo benefícios relevantes, como a redução de perdas e avarias.
Com a ajuda de sensores e sistemas de análise de dados, é possível rastrear a carga em tempo real e identificar situações de risco, como variações de temperatura ou umidade, impactos e desvios de rota.
4. Previsão de demandas e otimização de cargas
Por meio de algoritmos avançados e análise de dados, é possível prever a demanda de cargas, permitindo que as empresas ajustem os seus processos e aloquem recursos de forma mais eficiente.
Se a empresa quiser minimizar a distância total percorrida, os custos de carga e descarga dos contentores e o tempo total da viagem, ela pode usar um modelo matemático para avaliar dados e restrições. A capacidade dos navios, a demanda dos clientes, os horários dos portos e as condições meteorológicas são bons exemplos disso.
O modelo gera uma rota ideal, que indica quais portos devem ser visitados, em que ordem, quantos contentores precisam ser carregados e descarregados em cada porto e quanto tempo vão ficar em cada um.
5. Controle de qualidade e rastreabilidade de produtos
Esses são dois aspectos fundamentais em qualquer processo logístico, e na logística marítima não é diferente. Com a utilização da inteligência aumentada, é possível ter um controle mais preciso e detalhado dos processos, resultando em maior segurança e satisfação dos clientes.
Por meio de sensores e tecnologias de rastreamento, é possível monitorar temperatura, umidade e outras condições de armazenamento das cargas, evitando perdas e danos aos produtos e materiais transportados.
Além disso, a inteligência aumentada permite a identificação de falhas e problemas no processo produtivo, possibilitando a correção rápida e eficiente antes que se tornem grandes impasses para os envolvidos.
Com a rastreabilidade, é possível ter informações precisas sobre o histórico da carga, desde a coleta até a entrega ao cliente final. Isso garante maior transparência e segurança, além de possibilitar a identificação ágil de possíveis contratempos ou falhas no transporte.
Percebeu como toda essa tecnologia resulta em maior eficiência e produtividade, além de melhorar a experiência do cliente? Assim, os gestores têm a certeza de que seus produtos estão sendo monitorados e transportados com segurança e qualidade.
6. Tomada de decisões mais eficiente
Todas as vantagens apresentadas até aqui geram dados e informações muito úteis, que tornam a tomada de decisões mais acertada. Afinal, com a coleta de dados em tempo real, as ações podem ser direcionadas com maior agilidade e estratégia.
A inteligência aumentada é uma tecnologia que usa a Inteligência Artificial para melhorar o desempenho humano nas operações marítimas e portuárias. Ela pode reduzir custos, aumentar a competitividade e melhorar a qualidade dos serviços. Assim, vale acompanhar essa tendência tecnológica e investir em soluções inovadoras para se destacar no mercado.
Está pensando em inovar na operação marítima? Baixe o e-book “Mapeamento de Startups Marítimas e Portuárias” e saiba os principais avanços.