Quais as vantagens de contar com um serviço de inteligência portuária em suas operações?
- 04/06/2019
- 9 minutos
Diferentes segmentos dispõem de recursos específicos para analisar o mercado e encontrar soluções do ponto de vista estratégico. As transformações trazidas pela indústria 4.0 na logística, por exemplo, retratam isso muito bem.
Nesse contexto, serviços de inteligência portuária têm muito a contribuir para a eficiência de operações logísticas. Afinal, eles permitem realizar um acompanhamento próximo de diversos fatores.
Pensando na importância do tema para o setor, preparamos esta publicação. Ao longo do texto, mostraremos quais são as vantagens proporcionadas por essa prática e como ela funciona. Boa leitura!
O que é e por que é importante contar com o serviço de inteligência portuária e de mercado?
A fim de preparar este artigo, conversamos com Emanuel de Andrade Pinheiro, que é supervisor de agenciamento e inteligência portuária, e com Cristiano G. Kaehler, analista de marketing de agenciamento, ambos trabalham na Wilson Sons.
De forma resumida, “a inteligência portuária pode ser classificada como o estudo sobre portos, suas características e restrições para o emprego correto de um navio”, explica Emanuel. Trata-se, sobretudo, da capacidade de fornecer, com rapidez e proatividade, informações de qualidade a respeito da logística portuária e o mercado. A partir disso, é possível fazer uma avaliação de oportunidades comerciais diversas ligadas a esses aspectos.
A inteligência de mercado, por sua vez, no âmbito do transporte marítimo, consiste na análise das cargas movimentadas e sua relação com o transporte utilizado. Como a maior diversidade de clientes do mercado de agenciamento marítimo se encontra na movimentação de commodities — agrícolas, minérios, fertilizantes etc. —, ela se mostra como algo essencial para entender as nuances desses mercados, seus entraves, bem como os aumentos e as diminuições de demandas mundiais a eles atreladas.
Por que esse serviço é importante para os afretadores? Como ele funciona na prática?
Quando um afretador negocia um navio para um determinado transporte, ele deve ter em mãos informações precisas sobre as características dos portos e terminais nos quais o navio operará. O conhecimento sobre esses detalhes é tão relevante quanto a própria rota ou as condições climáticas previstas para o período.
Dados como restrições portuárias, equipamentos disponíveis e a profundidade dos terminais são fundamentais para garantir a escolha do navio adequado para a operação. “Além disso, eles também ajudam a evitar eventuais custos, que não foram devidamente previstos por falta de informação ou despreparo referente ao planejamento do transporte”, ressalta Emanuel.
Desse modo, a contratação desse serviço viabiliza o levantamento e o acompanhamento de diversas questões importantes para tomar decisões fundamentadas. Imagine um aumento de certo custo portuário — saber disso com antecedência pode auxiliar um armador na negociação do frete marítimo. Outro exemplo de como funciona na prática é conhecer a movimentação de uma nova mercadoria em determinado porto, o que pode ajudar uma trading company a desenvolver outros negócios e afins.
Para as agências marítimas, a inteligência de mercado é útil para promover a visualização de novas oportunidades de negócios e também para agregar valor ao negócio do afretador.
Por que vale a pena contar com o serviço de inteligência portuária?
Segundo Emanuel, para as agências, de modo geral, “a grande vantagem é a possibilidade de realizar o acompanhamento regular das movimentações de cargas e mudanças nos portos que dão suporte para o atendimento aos navios”.
Para os clientes da agência — armadores e afretadores —, o serviço geralmente é oferecido de forma agregada, ou seja, é um diferencial que se emprega ao atendimento do navio. Pode ser também contratado à parte.
A entrega de informações estratégicas tem impacto direto nas operações. Sem elas, muitos atores do processo ficariam sem saber o que realmente ocorre nos portos onde atuam. Elas também fazem com que afretadores compreendam as principais mudanças ocorridas e previstas nos portos, o desempenho de outros players ou até mesmo criar novas oportunidades.
“Ao se trabalhar com informações precisas de mercado, pode-se evitar um determinado evento prejudicial e, com isso, reduzir os riscos financeiros envolvidos nas operações”, afirma Cristiano.
Qual a relação entre inteligência portuária e business intelligence?
A área de inteligência do mercado pode ser usada para dar suporte às atividades de inteligência portuária, tendo em vista que essas áreas se relacionam. Ao avaliar a movimentação nos portos, por exemplo, avalia-se também os mercados de cargas e suas flutuações.
Paralelamente a isso, o estudo das características dos portos é importante para entender quais cargas podem ser movimentadas e quais mercadorias são mais adequadas sob a perspectiva da logística.
Dessa forma, agências marítimas que desenvolvem esses serviços de inteligência se aproximam mais de seus clientes e conseguem agregar valor ao atendimento prestado.
De acordo com Emanuel, por meio da automação e da desburocratização de muitos processos inerentes ao atendimento de navios, “essas áreas se transformam em uma ferramenta de diferenciação no mercado. Além disso, para ações comerciais de prospecção, a integração das inteligências é proveitosa no sentido de verificar oportunidades e mapear clientes e mercados”.
Como funciona o serviço de inteligência portuária e de mercado da Wilson Sons?
A Wilson Sons iniciou suas atividades em 1837 e hoje desponta como uma das maiores do país. “Por ter a maior cobertura nacional na costa brasileira, de Rio Grande do Sul a Manaus, ela conta com o apoio de 18 filiais para buscar informações regulares e precisas. Para nossos clientes, oferecemos esse serviço de modo agregado, enriquecendo ainda mais o atendimento feito aos navios”, explica Emanuel.
De forma resumida, as informações e análises são a respeito de:
- mudanças realizadas nos portos;
- alterações de restrições;
- situações que podem influenciar nas atracações;
- paralisações;
- quaisquer entraves logísticos.
Ainda nesse âmbito, a inteligência de mercado tenta alimentar o setor comercial por meio de leads — gerados por estudos e observações das movimentações de cargas e dos afretadores e armadores nos portos.
Portanto, “o setor consolida, qualifica e envia diariamente aos clientes Wilson Sons dados mercadológicos criteriosamente elaborados. A partir disso, são geradas estatísticas regulares e análises de mercados para estudo e suporte aos clientes”, informa Cristiano.
Enfim, a Wilson Sons conta com um vasto know-how e ampla cobertura. O setor de informações também é ativo no desenvolvimento de parcerias com grandes empresas de inteligência. Essas organizações atuam para qualificar as informações e ampliar o desenvolvimento de oportunidades e suporte de informação. Assim, a inteligência portuária e de mercado se complementam e aperfeiçoam o segmento.
Para saber mais sobre a Wilson Sons e os serviços que oferecemos, entre em contato conosco!