Logística sustentável: por que deve ser uma prioridade?
- 03/05/2022
- 13 minutos
Responsabilidade social, ambiental e corporativa. Da forma como percebemos, esses são os principais pilares da nossa era. Nos últimos anos, o conceito ESG está estimulando lideranças no mundo todo, incentivando um futuro em que a produtividade econômica ocorra de maneira sustentável, inteligente e otimizada.
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
Por isso, aproveitamos o momento para falar sobre um conceito muito especial nesse tema. Afinal de contas, você sabe o que é a sustentabilidade logística? Caso não, sem problemas! O nosso objetivo é apresentar essa ideia à sua atenção, explorando um pouco mais sobre o futuro do transporte marítimo. Acompanhe!
Por que a sustentabilidade logística é tão importante?
A sustentabilidade é um conceito relativamente antigo, mas cada vez mais importante. Sua principal ideia é que sistemas e modelos produtivos sejam capazes de manter sua permanência operacional de maneira equilibrada e positiva, considerando fatores ambientais, sociais e econômicos.
Inclusive, é por conta disso que soluções de energia renovável são tão vinculadas às campanhas e planejamentos sustentáveis. Afinal, não há nada mais sustentável do que fontes de energia que não se esgotam. No entanto, a sustentabilidade vai muito além, e pode ser aplicada em uma série de procedimentos.
É claro que as implementações mais famosas são as mais impactantes. Aqui, destacamos os esforços que muitas empresas e países fazem para reduzir suas pegadas de carbono. Inclusive, o próprio setor marítimo conta com essas iniciativas — as chamadas operações de carbono neutro.
Outro exemplo é a eletrificação da malha veicular, que é cada vez menos dependente dos combustíveis fósseis. Mas isso não ocorre apenas no nível macro, mas também na rotina dos escritórios. Tecnologias como a assinatura eletrônica são capazes de reduzir custos, e eliminar o uso de recursos como o papel.
Portanto, toda atividade produtiva pode se beneficiar de alguma solução sustentável — e é aqui que esbarramos na sustentabilidade logística. Como você bem sabe, esse é um setor indispensável para o ritmo da nossa sociedade, pois é o principal responsável pelo escoamento eficiente de toda a produtividade.
Para falar um pouco mais sobre o tema, convidamos uma figura ilustre do nosso time: João David, gerente de Saúde, Meio Ambiente, Segurança e Sustentabilidade na Wilson Sons. Logo de início, João ressalta a indispensabilidade da logística para o patamar em que chegamos como civilização:
“Existe uma necessidade intrínseca a tudo que se faz do aspecto logístico. Todo conforto que se busca hoje, tem a logística em seu processo. Sendo um pilar tão importante, é fundamental que ela, em seu funcionamento, leve em consideração os seus impactos positivos e negativos no ponto de vista social e ambiental.”
Em seguida, João observa que o exercício da logística “depende de pessoas, de energia e de recursos naturais. Essa produção de energia, e consequentemente seu consumo, está associada aos impactos.” Por conta disso, pensar em logística sustentável é uma prioridade cada vez mais importante.
Mas muito além de contemplar benefícios ambientais, a sustentabilidade logística também advoga pela adoção de tecnologia e soluções de segurança ocupacional. Afinal de contas, esses são dois pilares fundamentais para a saúde operacional de qualquer setor — leia-se: a eficiência dos processos, e a proteção dos colaboradores.
É com isso em mente que se adota soluções de inteligência portuária e saúde e segurança no trabalho. Inclusive, esse é um campo em que João pode mergulhar com muita facilidade, visto que é uma de suas principais competências e objetivos dentro da Wilson Sons — refletir e promover um ambiente operacional seguro, saudável e eficiente.
E aqui, vale destacar que somos uma das maiores referências nacionais no tema. A SMS (Saúde Ocupacional, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho) é uma das principais bússolas da Wilson Sons, que hoje, figura no topo do ranking como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.
Quais as principais vantagens da sustentabilidade logística?
Economia, reputação, inovação e responsabilidade. Da forma como percebemos, essas são as quatro vantagens que estimulam a adoção da sustentabilidade no ambiente logístico. Abaixo, detalhamos cada um desses pontos. Confira!
Economia
“Sustentabilizar” é economizar. Essa é uma realidade que vem sendo observada em todas as indústrias, seja com a implementação de energia solar, assinaturas eletrônicas ou demais tecnologias. Entre o médio e o longo prazo, toda solução de sustentabilidade oferece um ROI explosivo para a operação que toma essa direção.
Logicamente, algumas soluções implicam em custos iniciais de implementação, como a eletrificação de frotas, a instalação de placas fotovoltaicas, a contratação de softwares, consultorias e por aí adiante. No entanto, qualquer empresa sólida sabe que se opera de olho no futuro, e não apenas no presente e no passado.
Reputação
A sustentabilidade sempre foi uma direção gerencial prudente, mesmo quando não era um tema em voga. Já em nossa era, ESG é a sigla que deve orientar as decisões dos próximos anos. Por conta disso, o mercado está atento a todas as empresas que se dedicam a essa pauta. E aqui, representamos o mercado em duas instâncias.
A primeira são os consumidores. Como já deve ter notado, há um interesse crescente da ampla sociedade por soluções inteligentes, sustentáveis e eficientes no gerenciamento dos recursos disponíveis. Por conta disso, quem opera sustentavelmente, é visto com bons olhos por essa camada da sociedade, tanto civil como empresarial.
Já a segunda instância é o mercado de capitais. Nos últimos anos, as classificações ESG passaram a ser fundamentais na tomada de decisão de grandes fundos de investimento — o que reflete a mentalidade tanto de quem gerencia, como das pessoas físicas que investem o próprio capital.
Mais do que nunca, vivemos em um período em que as pessoas e empresas “votam” com o próprio dinheiro, efetivamente, apoiando empresas e projetos que se importam com o futuro. Por conta disso, qualquer investimento em sustentabilidade é, invariavelmente, um investimento em reputação e visibilidade.
Inovação
Em um mundo de recursos finitos, é fundamental conciliar inteligência e tecnologia aplicada para transicionar a modelos mais eficientes e sustentáveis — o que vale tanto para a transição às matrizes de energia renovável como para a adoção de outras tecnologias que transformam a maneira de produzir e trabalhar.
Por conta disso, o investimento em sustentabilidade é sempre acompanhado por um viés de inovação. Afinal de contas, esse é um ambiente que ainda não foi explorado em sua totalidade, o que estimula milhares de mentes criativas a inovarem sobre problemas ainda não solucionados.
Responsabilidade
Por último e mais importante, o reconhecimento da sua responsabilidade nessa jornada. Climaticamente, estamos atravessando um período delicado da nossa história. Mais do que nunca, é importante que sociedade civil, empresarial e estatal sejam uníssonos em direção à responsabilidade ambiental.
Nesse sentido, investir em tecnologia sustentável, mesmo que restrita à operação logística, já é um pequeno grande passo em direção à mudança. Sendo assim, não há sequer como argumentar contra essa direção, pois os ganhos são substanciais em economia, proteção do capital humano, reputação e visibilidade.
Para concluir, damos espaço a uma observação final do nosso especialista, João David. No fim das contas, “o importante é reconhecer que se deve participar dessa transição e agir com um papel protagonista.” E esse é o norte moral da Wilson Sons — ser uma agente da transformação tecnológica, social e ambiental, adotando soluções de sustentabilidade logística, econômica e produtiva.
Agora que você sabe a importância do tema para o setor, aproveite para seguir aprendendo. Para isso, conheça um pouco mais sobre a logística verde!