Mais sustentabilidade nas operações de apoio ao offshore
- 28/11/2023
- 10 minutos
A indústria de Óleo e Gás se destacou por desempenhar um papel fundamental na economia brasileira, assumindo corajosamente a responsabilidade de liderar discussões de temas centrais de transformação energética para o desenvolvimento sustentável com o uso de tecnologias de ponta para a descarbonização.
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
Nos últimos anos, a corrida pela implementação das boas práticas de governança e pela responsabilidade socioambiental acelerou vertiginosamente. “O setor de energia offshore é altamente sensível a questões ambientais. As empresas estão buscando soluções mais sustentáveis e seguras para suas operações”, afirma Daniel Kuhl, gerente comercial das Bases de Apoio Offshore da Wilson Sons.
O anúncio de novos e volumosos investimentos pelos principais atores do setor aponta que este movimento não parou e deve continuar ainda mais. “O Brasil tem hoje uma vantagem enorme. Ele é parte fundamental da solução para um mundo mais sustentável. Não podemos perder essa oportunidade”. Confira a entrevista a seguir.
Soluções mais verdes ao mar
As questões ambientais nunca estiveram tão em voga como atualmente. Pauta das principais discussões no mercado offshore, o tema traz desafios hercúleos para um dos setores que mais impactam na pegada de carbono dos países de todo o mundo. Indo ao encontro deste cenário, as bases de apoio se apresentam como facilitadores, com soluções verdes capazes de apoiar nesta transição.
Projetadas para dar suporte logístico, operacional e de segurança às atividades realizadas, especialmente na exploração e produção de petróleo e gás natural, as bases têm desempenhando um papel fundamental no suporte às operações offshore, oferecendo uma série de serviços e recursos essenciais.
No Brasil, as Bases de Apoio Offshore da Wilson Sons se destacam, por sua história marcada pelo pioneirismo. Com mais de 20 anos de experiência, dispõem de oito berços operacionais localizados na Baía de Guanabara (RJ), próximo ao polígono do Pré-Sal.
Esta localização estratégica rendeu à empresa um papel crucial no apoio à eficiência e segurança de operações, contribuindo para o sucesso da indústria de energia offshore, por meio de um completo portfólio de serviços. “Oferecemos infraestrutura, qualidade e segurança de classe mundial aos nossos parceiros, para garantir não apenas a melhor experiência de base de apoio logística, mas também excelência na gestão de resíduos, uma linha nobre de serviços que proporcionamos”.
Para o executivo, a gestão responsável de resíduos é uma forte aliada para o atendimento às expectativas ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) das empresas offshore, reduzindo o impacto ambiental das operações. Inclusive, esta agenda é um diferencial da Wilson Sons, visto que a companhia é membro do Carbon Disclosure Project (CDP), parceria que atesta globalmente o engajamento em práticas sustentáveis no gerenciamento proativo de soluções que contribuam para a mitigação das mudanças climáticas.
Bases de Apoio Offshore: gerenciamento integrado pela sustentabilidade
Com a busca contínua por soluções inovadoras em gestão ambiental, as bases de apoio estão se transformando em facilitadores da indústria de energia offshore. No Brasil, as Bases de Apoio Offshore da Wilson Sons estão na vanguarda dessa transformação, por meio do gerenciamento integrado de resíduos. “Estabelecemos uma infraestrutura completa para gerenciar todas as etapas do ciclo de tratamento e destinação, garantindo que todos os agentes cumpram suas funções. Atuamos na coleta, manuseio, fornecimento de contentores, transporte, soluções de destinação certificada, além de toda gestão de documentação até a elaboração dos relatórios finais.”
Esta não é a única solução verde da unidade. “Somos um experiente fornecedor de serviços para limpeza de tanques, atuando para as principais operadoras de óleo e gás do Brasil. Realizamos as operações de limpeza com a máxima eficiência, reaproveitando o consumo de água de forma dinâmica e reduzindo a exposição de trabalho em espaço confinado”, acrescenta o executivo.
Se por um lado a sustentabilidade tem se destacado, por outro, o emprego de novas tecnologias ganhou ainda mais espaço:
Entretanto, não é somente a sustentabilidade e a inovação que têm recebido investimento na unidade. Entre seus 8 berços, distribuídos em incríveis 135 mil m2 de retroárea em duas bases, uma no Rio de Janeiro e outra em Niterói, que atendem a todas as classes de PSV (Platform Supply Vessel), embarcação de apoio a plataformas de petróleo, e AHTS (Anchor Handling Tug Supply),. “Investimos em nossa infraestrutura e segurança constantemente. Estes são nossos principais norteadores para que possamos garantir que nossas operações tenham um impacto positivo em toda cadeia produtiva”. Esse investimento em segurança, com normas rigorosas, treinamentos regulares e protocolos assertivos, é o alicerce que sustenta o sucesso que vem sendo observado pelas Bases de Apoio Offshore da Wilson Sons, contribuindo para um setor de energia mais seguro e responsável, garante o executivo.
Daqui para frente, Kuhl avalia que a perspectiva é positiva, com desafios. Com o anúncio de volumosos investimentos nacionais e estrangeiros para a exploração de energia offshore no Pré-Sal, com operações de desenvolvimento em novos poços, o cenário é de expansão das atividades. “O Brasil tem hoje uma vantagem enorme pois é parte fundamental da solução para um mundo mais sustentável. Não podemos perder essa oportunidade”.
Ficou interessado? Solicite o contato de um de nossos especialistas ainda hoje e saiba mais sobre como as Bases de Apoio Offshore da Wilson Sons podem apoiar o seu negócio.