O presente digital da navegação
- 15/11/2023
- 12 minutos
O mundo está em plena evolução, impulsionada pela digitalização e pelo uso crescente de dados na tomada de decisões. No setor marítimo e portuário não seria diferente. Nos últimos anos, a indústria tem passado por uma intensa transformação digital que está ditando os novos rumos de todo o setor.
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
À medida que este cenário avança, as empresas de navegação têm abraçado a agilidade como uma necessidade para se adaptar rapidamente às mudanças do mercado e aproveitar as oportunidades. “O cenário está mais ágil. Por isso, quem tem mais informação, tem mais vantagem”, afirma Renan Queiroz, gerente comercial da Agência Marítima da Wilson Sons.
Com o aumento do fluxo de navegação no comércio internacional, a capacidade de tomar decisões assertivas em espaços curtos de tempo faz toda a diferença. “Não cabe mais só garantir que o navio entre e saia do porto dentro do menor tempo e custo possível, é preciso também investir em inteligência de dados e de mercado, contribuindo para que nossos clientes tomem decisões táticas e estratégicas a fim de otimizar as suas operações”.
E o cenário tende a ficar ainda mais intenso no que se refere à transformação digital devido à busca dos players em alinhar a diminuição da pegada de carbono das operações marítimas com o aumento da eficiência operacional e financeira. “Há uma janela de oportunidades para o Brasil, por nossa vocação em criar soluções inovadoras e sustentáveis”. Confira a entrevista a seguir e conheça como a Agência Marítima da Wilson Sons contribui para o futuro da navegação.
Navegando por um mar de dados
À medida que a economia global cresce, o setor marítimo acompanha este ritmo. Dados da Organização Mundial do Comércio apontam que o modal já acumula mais de 90% de todo o fluxo internacional de mercadorias, contribuindo para o desenvolvimento sustentável dos países.
No entanto, essa intensificação do fluxo de navegação traz desafios significativos, com um apelo por respostas cada vez mais rápidas e eficientes. O aumento dos navios para a otimização do frete, a racionalização do tempo de escala, a diminuição da pegada de carbono, as especificidades de transporte de cada carga e toda a legislação da região de operação integram o rol de assuntos enfrentados por armadores e afretadores de todo o mundo. “Imagine o operador de uma frota de navios, ou um afretador com cada um de seus navios contratados escalando portos diferentes a cada dia. Neste cenário, cada minuto perdido pode representar custos substanciais. Os detalhes das operações logísticas tornam a gestão desafiadora. É neste contexto que entra a figura do agente marítimo”.
Por esta complexidade de fatores, o emprego de tecnologias capazes de interpretar volumes massivos de dados e combinar cenários proporciona mais produtividade às operações marítimas. Com uma equipe altamente especializada, a Agência Marítima da Wilson Sons está na vanguarda desta transformação. A empresa possui hoje a maior cobertura da costa brasileira, por meio de suas 19 filiais que atendem a mais de 60 terminais portuários no país, além de possuir escritórios comerciais na Europa e na China. “Somos a maior e mais experiente agência de navegação do País. Nosso conhecimento robusto de toda a região brasileira nos permite atuar como facilitadores no planejamento logístico de afretadores e armadores”.
Toda essa expertise é fruto da experiência de mais de 185 anos de atuação no segmento, uma trajetória que se confunde com a própria História do Brasil e de suas relações internacionais. “Um exemplo histórico foi a nossa contribuição com o movimento de imigração japonesa, agenciando o navio Kasato Maru, que atracou no Porto de Santos no começo do século passado, em 1908, e trouxe o primeiro grupo oficial de imigrantes japoneses para o Brasil”, relembra o executivo.
Frente aos desafios da navegação moderna, a agência desempenha um papel fundamental, atuando como intermediária entre operadores de navios, afretadores, portos e todos os seus intervenientes, garantindo operações mais seguras, eficientes e sustentáveis.
Com uma atuação focada no território nacional, o negócio vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos um conjunto de soluções que agregam valor às operações marítimas, proporcionando previsibilidade e uma comunicação eficiente com armadores e afretadores de todo o mundo. “Os agentes marítimos têm um ponto de vantagem importante para observar tendências, volumes de carga e demandas do mercado. Ao compartilhar informações e análises de mercado, nós ajudamos os clientes a tomar decisões mais assertivas para suas operações, incluindo sua logística de frota e alocação de recursos. Por isso, a Wilson Sons vem investindo sistematicamente em tecnologia. Uma delas é o WS Connect, plataforma criada pela Agência Marítima exclusiva para os seus clientes”.
O WS Connect é uma ferramenta que tem diversas funcionalidades como line-up em tempo real, tracking on time (rastreamento em tempo real) dos navios atendidos, relatórios e estatísticas dinâmicas com dados e análises referentes a diversas commodities e portos brasileiros, bem como notícias e atualizações dos setores relacionados aos seus clientes. A adoção desta plataforma on-line pelas empresas traz economia de tempo e facilidade no acesso das informações que pode ser acessada via website no computador ou pelo aplicativo no celular.
Agência Marítima: soluções personalizadas para cada operação
Elemento inescapável da cultura da Agência Marítima da Wilson Sons, a postura consultiva é fonte de vantagens competitivas para seus parceiros. “O agente marítimo desempenha papel crucial para o bom funcionamento da cadeia logística internacional, atuando como elo essencial entre os armadores, os afretadores e os diversos players envolvidos na escala de um navio” , afirma Renan.
Desde o começo, a agência busca antecipar e gerenciar situações que possam interferir em cada operação, como o clima. “Se é esperado chuva na região próxima a escala de um navio graneleiro, por exemplo, poderá haver atraso na operação e a antecipação desta informação aos nossos parceiros é crucial para que eles possam tomar melhores decisões”.
Neste alicerce de transparência e proatividade que se ergueram suas relações sólidas de confiança, avalia o executivo. “Temos uma postura de olhar sob a ótica do cliente, tendo ele como o centro das nossas ações, seja ele o afretador ou o armador. Quando exercitamos esta perspectiva, estressando o uso de dados, podemos colaborar na tomada de decisões mais estratégicas para a operação de cada navio”.
Inclusive, a abordagem estratégica de crescimento sustentável com base na transparência e responsabilidade são compromissos da Wilson Sons que tem como missão desenvolver e prover soluções de alto valor percebido pelos clientes de forma sustentável e inovadora.
Daqui para a frente, Renan avalia que o fator mudança será a única constante. “Navegar no futuro exigirá agilidade, compromisso com a sustentabilidade e a capacidade de abraçar a digitalização. O futuro da navegação é digital e já começou”.
Gostaria de alcançar um patamar de excelência em sua operação? Solicite o contato de um especialista e tenha a Agência Marítima da Wilson Sons como sua parceira.