O que é inbound e outbound na logística?

  • 21/03/2024
  • 20 minutos

Entender os processos de uma empresa é essencial para quem deseja crescer seus resultados de forma segura e constante. Nesse contexto, é importante compreender o que é inbound e outbound na logística e como esses dois procedimentos impactam diretamente a qualidade do serviço prestado. 

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O caminho para um produto chegar ao cliente final passa por muitas etapas, como a aquisição da matéria-prima, a produção da mercadoria e a entrega. Esses processos precisam de acompanhamento para que sejam otimizados, garantindo o melhor para a empresa e seus consumidores. 

Neste artigo, vamos explicar o que é inbound e outbound na logística e quais são as principais diferenças entre os dois. Além disso, mostraremos os impactos positivos da boa gestão nessas áreas. Continue a leitura!

O que é logística inbound?

Para começar, vamos entender o que é a logística inbound. Esse processo está relacionado com o fluxo de materiais, dados e informações desde os fornecedores da matéria-prima até a sua empresa. Ou seja, ele cuida do processo de chegada da cadeia de suprimentos. 

O primeiro passo nesse processo é buscar informações sobre a sua área de atuação. Com elas, é possível escolher os melhores fornecedores que darão a sustentação para que o negócio opere de maneira correta e eficiente. O controle do estoque também é uma etapa fundamental, afinal, é preciso ter conhecimento sobre o que está faltando no estoque, quando pedir mais materiais e a quantidade certa que deve ser requisitada. 

Faz parte do inbound acompanhar a locomoção das mercadorias que chegam pelos fornecedores, verificando se os prazos estão sendo cumpridos e se o transporte não está prejudicando a matéria-prima. Quando há atrasos no fornecimento, criam-se gargalos de produção que prejudicam a operação da empresa, portanto, esse aspecto deve ser acompanhado de perto. 

Depois do recebimento, é hora de verificar cada matéria-prima que entrou na empresa, conferindo a quantidade recebida, o estado de conservação, entre outros elementos importantes. Feita essa verificação, é preciso estocar os produtos de maneira correta, garantindo que eles permaneçam conservados até o momento de utilização, o que evita perdas. 

Após essa etapa, também é fundamental acompanhar a qualidade da produção e embalar a mercadoria que está pronta. Tudo o que não foi utilizado ou as sobras dos materiais devem ser descartadas de maneira correta, seja devolvendo aos fornecedores ou levando para o local de descarte apropriado. 

Sendo assim, podemos concluir que a logística inbound envolve o transporte, o armazenamento e a entrega de bens para dentro da sua empresa. Isso envolve desde a compra das matérias-primas até a finalização do seu produto. 

O que é logística outbound?

Depois de todos os processos anteriores, é a hora de levar as mercadorias para fora da sua empresa. É nesta etapa que entra a logística outbound, que nada mais é do que a saída das mercadorias para pontos de apoio, centros de distribuição, lojas ou, até mesmo, para os consumidores finais. 

Cada etapa envolvida no processo de outbound é fundamental para que a venda das mercadorias funcione de forma potente e contínua. De nada adianta produzir bastante se a organização não é capaz de levar esses produtos até os consumidores de forma eficiente, maximizando seus lucros. 

Assim como no inbound, é preciso encontrar os parceiros certos para cuidar da distribuição dessas mercadorias, ou cuidar do processo de entrega feito sem a ajuda de terceirizados. De todo modo, operadores logísticos, transportadoras ou motoristas autônomos devem ser treinados e monitorados pela empresa para entregar de maneira satisfatória. 

Outro aspecto importante é criar roteiros otimizados para a entrega desses produtos. O planejamento de rotas ajuda a minimizar o tempo de entrega, dando mais agilidade ao transporte e facilitando o dia a dia dos motoristas. 

Além disso, o monitoramento dessas entregas é primordial, afinal, de nada adianta planejar todo o cronograma se ele não for cumprido na hora do transporte. O monitoramento deve ser feito de modo constante, com correções quando necessário e com diálogo com os pontos de recebimento. 

Também é necessário considerar a possibilidade de trocas e devoluções, que fazem parte de qualquer negócio. Um plano para o retorno dessas mercadorias deve ser feito de forma que não prejudique o cronograma de transporte e nem cause custos elevados para a organização. 

Um dos aspectos mais importantes do outbound é garantir que os prazos sejam cumpridos, buscando todos os meios necessários para tal. A empresa também precisa estar preparada para fazer adaptações quando o que foi planejado não funciona, sendo rápida em buscar novas soluções.

Por que é importante entender esses conceitos?

Como explicado acima, as logísticas inbound e outbound têm muitas diferenças, mas as duas são cruciais para um bom desempenho. Por englobarem atividades distintas no processo produtivo, é importantíssimo entender as diferenças para lidar com cada uma da maneira correta.  

Os processos são diferentes, assim como o acompanhamento deles também não é o mesmo. Para garantir uma boa gestão logística é necessário conhecer as informações de cada etapa e se preparar para lidar com desafios que fazem parte do cotidiano organizacional.

Quando essas duas etapas funcionam de maneira ordenada, sem que uma prejudique a outra, a empresa alcança o sucesso logístico. Portanto, a busca pelo conhecimento na área traz recompensas que contribuem para o fortalecimento do negócio.

Quais são as principais diferenças entre inbound e outbound na logística?

Depois de compreender melhor os conceitos e a importância de entender as diferenças, mostraremos quais são as principais. Confira!

Gestão de prazos na entrega

A primeira grande diferença está na gestão de prazos de entrega. No inbound o ponto de partida está na cidade de origem dos fornecedores, sendo que a organização se torna o local da chegada dos produtos.

Já no outbound, o ponto de partida é a empresa e o de chegada é o consumidor final. Entretanto, a mercadoria pode passar por outros locais antes de chegar ao consumidor, como pontos de apoio, centros de distribuição, entre outros. 

Tais aspectos impactam diretamente o planejamento de rotas, de entrega e de logística do negócio. Por isso, é importante cuidar para que uma etapa não prejudique a outra, garantindo que os dois processos funcionem de forma adequada. 

Peculiaridades de cada processo

Apesar dos dois processos envolverem questões logísticas, como planejamento de rotas e controle de estoque, existem peculiaridades que os diferenciam. É fundamental pensar em cada etapa do serviço para conseguir entregar maior qualidade no produto final, o que agrada clientes e fortalece o negócio.

A principal preocupação do inbound é garantir que o estoque estará sempre com a quantidade de matéria-prima necessária. A falta atrapalha a produção, gerando ociosidade e atrasa o cronograma, e o excesso produz perdas e prejuízos, o que diminui a margem de lucro. 

No outbound existem aspectos que são vitais para o bom funcionamento, como a velocidade para cumprimento dos prazos. Outro ponto de preocupação é encontrar maneiras eficientes de fazer o recolhimento de produtos com defeitos ou devoluções, sem prejudicar o cronograma de entregas.

Custos e estratégias para economizar

Como os processos são diferentes, os custos e as estratégias para economizar também são variados. No inbound a maioria dos custos está relacionada a procedimentos internos da empresa, como a boa gestão do estoque, o rigor na avaliação da matéria-prima, entre outros pontos. 

Para reduzir os custos nessa etapa, é importante ter uma equipe que se comunique de forma eficiente, evitando erros que prejudiquem a finalização do produto. Uma boa comunicação ajuda a evitar a falta de matéria-prima, além do transbordamento do estoque. 

No outbound é preciso pensar em estratégias de economia que vão além do bom desempenho da sua equipe. Uma boa alternativa é procurar centros de distribuição compartilhados, por exemplo, já que os custos são divididos entre várias empresas e aumentam a margem de lucro do negócio. 

Quais são os impactos da boa gestão da logística inbound e outbound?

Uma boa gestão da logística inbound e outbound traz impactos importantíssimos para a organização. Confira alguns deles!

Fortalece a estruturação do negócio

Quando esses dois processos funcionam de forma organizada e com um bom acompanhamento, a estrutura do negócio é fortalecida. É fácil notar a organização de cada etapa do serviço, gerando sintonia em tudo o que é feito para a mercadoria chegar até o cliente final. 

A logística que funciona nas duas etapas aumenta a satisfação de todos os envolvidos no negócio: empresa, fornecedores, funcionários e clientes. Por isso, vale a pena investir na melhoria dessas etapas. 

Melhora a gestão do giro de estoque

O estoque é o processo que está presente tanto no inbound quanto no outbound, ou seja, ele é vital para a operação. Por esse motivo, muitas vezes ele é um dos principais problemas das empresas, que não conseguem gerenciar as mercadorias sem prejudicar nenhuma das etapas. 

Quando a organização compreende todas as peculiaridades de entrada e saída de produtos, é mais fácil fazer a gestão do estoque. Tal cuidado ajuda a evitar erros que prejudicam a atuação, como falta de matéria-prima, estoques superlotados e gargalos de produção que impedem a entrega dos produtos no prazo estabelecido.

Aumenta a produtividade

Um dos grandes sonhos de uma empresa é aumentar a produtividade da equipe, sendo que o cuidado nessas duas etapas é essencial para que esse desejo seja cumprido. O aumento acontece porque todos os envolvidos entendem o que está acontecendo e sabem o que deve ser feito. 

Os colaboradores envolvidos nos processos logísticos conhecem as etapas e se comunicam de forma eficiente, diminuindo o número de erros e desperdícios. Com a menor necessidade de refazer trabalhos, sobra tempo para aumentar a produção, dando mais fôlego para o crescimento da organização.

Otimiza o tempo de produção

Uma logística eficiente é aquela que consegue ser rápida sem perder a qualidade. Só é possível alcançar esse padrão quando a empresa está conectada a fornecedores, entregadores, motoristas e todos os envolvidos no processo de produção. 

Quando cada função é compreendida o tempo de produção é reduzido, afinal, todos sabem o que deve ser feito. Processos, que antes eram feitos com erros e desencontros, são otimizados a fim de garantir que as mercadorias sejam produzidas no menor tempo possível.

Estreita a relação com fornecedores

Já tentou produzir uma mercadoria sem ter a matéria-prima no tempo certo? A relação com os fornecedores é fundamental para que tal problema não ocorra no dia a dia. Quando a gestão de inbound e outbound é feita com atenção e cuidado é possível estreitar esse contato. 

Com uma gestão organizada, a empresa estabelece parcerias sólidas e permanentes, o que garante o cumprimento dos prazos e evita os gargalos de produção. Por isso, vale a pena investir nessa relação, ter uma boa comunicação e reforçar a importância dos fornecedores para o negócio.

Proporciona redução de custos

Outro benefício de uma boa gestão logística é a redução de custos, o que contribui com a competitividade do negócio. No inbound é possível economizar ao encontrar fornecedores que garantem a entrega de matéria-prima de qualidade e nos prazos, evitando prejuízos pela falta de estoque. 

No outbound existem diversas maneiras de reduzir os custos, como contratar uma parceira para a gestão de fretes que cuide também do monitoramento das entregas. Desse modo, a empresa não terá tanto investimento em áreas que talvez não tenha o domínio completo. 

Reduz o tempo de entrega das mercadorias

No fim, os beneficiados são os clientes, que recebem as suas mercadorias no tempo determinado. Uma gestão inbound e outbound de qualidade é capaz de reduzir o tempo de entrega das mercadorias, sem prejudicar o serviço. 

O cumprimento dos prazos melhora a experiência do cliente, proporcionando uma relação mais positiva com a marca. Desse modo, o consumidor se sente incentivado a fazer novos negócios e, até mesmo, indicar a empresa. 

Neste artigo, explicamos o que é inbound e outbound na logística e como esses processos são fundamentais para o sucesso da organização. É preciso entender cada etapa envolvida, encontrar as melhores soluções e proporcionar melhorias que trarão mais competitividade para o negócio. 

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