Por dentro do Cubo Maritime & Port: O que é um hub de inovação?
- 03/08/2022
- 16 minutos
O universo da inovação e tecnologia possui muitos termos e expressões bem característicos. Se você é entusiasta da transformação digital e acompanha o mundo da inovação aberta, com certeza já ouviu falar sobre os hubs de inovação. Estes espaços têm ganhado força ao redor do mundo e estão crescendo também aqui no Brasil.
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo!
O Cubo Maritime & Port é um exemplo de hub de inovação. Criado em julho de 2022 pela Wilson Sons, Cubo Itaú, Porto do Açu, Hidrovias do Brasil e Radix, ele nasce para proporcionar a integração entre as diversas pontas do ecossistema para acelerar a inovação no setor aquaviário na América Latina.
Neste artigo, você vai entender melhor o que é um hub de inovação, os diferenciais do Cubo Maritime & Port e conhecer cada uma das startups que fazem deste hub um marco estratégico no ecossistema logístico e portuário.
O que é um hub de inovação?
Um hub de inovação é um espaço de conexão que estimula o desenvolvimento de novas ideias e tecnologia por meio da interação de diferentes agentes, como startups, programadores, empresários, investidores, universidades e muitos outros. Esse ambiente acelera o potencial e a escalabilidade das soluções tanto pelo vasto networking de negócios quanto pela troca de informações de inovação aberta.
Geralmente, as startups que participam de hubs de inovação estão no estágio inicial – ou semente, no linguajar da área – e muitas vezes não têm recursos para investir em um escritório físico para tocar o negócio. Assim sendo, fazer parte de um hub as ajuda a colocarem suas equipes em ambientes equipados para realizar o trabalho e focar naquilo que realmente importa: a tecnologia desenvolvida pela empresa.
Mas as vantagens não param por aí. Os hubs são ambientes dinâmicos e cheios de atividades que promovem conexões valiosas entre todos os agentes que por ele circulam. Tais conexões permitem a captação de recursos e a validação de uma nova tecnologia em um ambiente controlado.
No Brasil, o mais relevante centro de inovação e empreendedorismo tecnológico da América Latina é o Cubo Itaú. Localizado em São Paulo, trata-se de uma comunidade internacional que realiza a curadoria de startups em fase de tração com alto potencial de escalabilidade desde 2015. É neste cenário que nasce o primeiro hub marítimo e portuário da América Latina. Conheça a seguir os detalhes desta iniciativa!
Conhecendo o Cubo Maritime & Port
Como mantenedora do Cubo Itaú desde 2019, a Wilson Sons sugeriu a criação de um hub de inovação específico para o setor marítimo e portuário, culminando na criação do Cubo Maritime & Port em 2022.
O objetivo do hub é estimular conexões dentro do ecossistema portuário para gerar oportunidades de transformação, discussões sobre tendências e os desafios que permeiam o futuro da indústria. Para as empresas participantes, o Cubo Maritime & Port também é uma oportunidade de promover a colaboração dentro do setor, além de apoiar o desenvolvimento das startups locais para ampliar negócios.
Assim é que se faz a famosa inovação aberta, que possibilita o desenvolvimento conjunto de soluções de forma colaborativa e acelerada, favorecendo ainda o aprendizado tanto das startups quanto de empresas já consolidadas no mercado. “Atravessamos um momento inédito no setor marítimo e portuário. A inovação é um passo fundamental para participar dessa transformação e gerar valor a partir dela” argumenta Fernando Salek, CEO da Wilson Sons.
Atualmente, doze startups já integram o Cubo Maritime & Port. Continue a leitura e conheça cada uma delas!
Por dentro das startups do Cubo Maritime & Port
Até 2022, a cada 33 startups do setor marítimo e portuário, apenas 1 é brasileira. Com a previsão de aumento de 2,4% da movimentação de carga no Brasil, segundo estudos da Antaq – Agência Nacional de Transportes Aquaviários, o hub Cubo Maritime & Port tem grande potencial para crescimento. Conheça cada uma das integrantes da iniciativa e suas soluções na lista abaixo:
Argonáutica
A Argonáutica oferece serviços inovadores para a Indústria de Óleo & Gás e Operações Portuárias, análises e simulações numéricas, profundidade dinâmica e interação hidrodinâmica.
BlueOpex
A BlueOpex proporciona serviços para aumentar a eficiência na gestão de pessoas, riscos e operações comerciais, aplicados à logística e marítima, entre outros setores, para otimizar a gestão de tripulação.
Cargosnap
A Cargosnap traz uma solução SaaS (Software as a service) de logística que consiste em uma plataforma online combinada com um aplicativo móvel, fornecendo mais dados sobre as cargas.
CargoSapiens
A CargoSapiens é uma solução para otimização do processo de cotação e compra do frete internacional, aéreo, marítimo, e multimodal.
Cheap2ship
A Cheap2ship desenvolveu uma plataforma que centraliza e facilita negociação de fretes. Trazendo mais agilidade para o processo e reduzindo custos.
D2P – Diagnosis to perform
A D2P criou uma ferramenta de business intelligence focado para o comércio exterior. A partir disso é possível organizar automaticamente os dados e avaliar indicadores de performance
flowls
A flowls automatiza os fluxos de operações logísticas. Conectando os intervenientes e automatizando a consulta de dados para proporcionar maior rastreabilidade e visibilidade nas operações de supply chain.
Hexagon Pro
A Hexagon Pro construiu uma solução para aumento de eficiência em Terminais Portuários e Recintos Alfandegados que operam celulose, granel ou carga solta.
i4sea
A i4sea usa previsões oceânicas e meteorológicas de alta precisão e sua influência na dinâmica da embarcação para determinar a melhor janela de navegação e planejamento de carga.
Navigandi
A Navigandi desenvolveu um sistema de auxílio à navegação para facilitar a consciência situacional do prático durante manobras portuárias.
Navalport
A Navalport presta serviços de tecnologia para operação portuária, apoio à navegação, rastreamento marítimo e otimização e racionalização de processos.
Tidewise
A Tidewise constrói sistemas autônomos e veículos não tripulados para melhorar as operações no mar e reduzir riscos e custos.
Assista aos pitches das startups
Ficou interessado e quer saber mais sobre o hub de inovação Cubo Maritime & Port? Acesse https://lp.cubo.network/maritime-port e faça parte desse movimento!