A importância do propósito para uma empresa

  • 26/04/2022
  • 11 minutos

As empresas nascem e crescem por anos com um ideal por trás. Muitas vezes, fazem muito pelo seu segmento, sua comunidade e pelo país, mas sem traduzir em palavras este ideal. Afinal, qual a importância do propósito para uma empresa.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Há muito tempo seguimos trabalhando neste blog mostrando a parte prática e estratégica de negócios que querem utilizar o transporte marítimo como veículo de crescimento. 

Neste artigo, no entanto, queremos levantar uma conversa sobre algo mais ligado ao ideal que é buscado por cada empresa, por cada colaborador, por cada investidor, em sua rotina, em sua relação diária com o mercado e o entorno. Queremos falar do propósito.

Esse tema que pauta o trabalho cotidiano, também levou a muitas trocas internas e na comunidade que rodeia a Wilson Sons. Para resumir esse processo e sua relevância, pedimos a participação de Helvécio Oliveira, gerente da área de Estratégia e Inovação da Wilson Sons, e Bruna Baffa, pesquisadora e diretora da EloGroup, que cuidou de nossas pesquisas qualitativas para definição do propósito. Confira o que eles têm a dizer.

A importância de se trabalhar com o propósito de uma empresa

Quando uma empresa fala em sua missão e seus valores, muitos profissionais pensam nisso como uma necessidade de marketing. Uma história que se conta aos clientes para encantá-los. Isso acontecia no auge da propaganda comercial do meio do Século XX, mas é um tipo de pensamento que não funciona mais na era em que vivemos.

Em um mundo de hiperconexão e descentralização da informação, o propósito de uma empresa é o que consolida seu DNA e aponta caminhos de crescimento convergentes.

É como Bruna explica: “o propósito é a essência ou direcionamento que vai formar as bases para conduzir a organização na sua forma de ser e atuar no mundo. Quando firma um propósito, a organização firma um compromisso com o mundo e com ela mesma.”

Um ponto a ser destacado é o que Helvécio nos contou sobre como a definição de um propósito permite unir em uma só cultura todos os colaboradores, sem a separação de departamentos.

“Até 20 anos atrás, a inovação era feita apenas pelos ‘gênios’ da empresa. Mas hoje é preciso colaboração, até mesmo com concorrentes”, comenta Helvécio, ao mesmo tempo que aponta o caminho. “O mundo está muito mais complexo hoje. Então é difícil fazer algo sozinho. É preciso colaborar para fazer algo maior, focar em inovação“.

Ou seja, definir seu propósito é guiar colaboradores, diretores, concorrentes e o próprio mercado para o mesmo destino. Todas as partes relevantes na rotina começam a pensar em “como ajudo o outro a crescer”, criando um ciclo de cooperação e crescimento mútuo.

Como foi feita a construção do propósito da Wilson Sons

Para entender melhor a importância de ter um propósito, vale conhecer como a Wilson Sons encontrou a definição do seu.

Como referência em um setor de base do mercado, percebemos que a definição de um propósito claro seria algo transformador não apenas para nossas atividades, mas para todo o mercado à nossa vista.

Bruna Baffa fala mais sobre esse processo, principalmente sobre como ele foi motivado pelas novas formas de consumir e se relacionar no Século XXI. “Para desenhar um propósito, precisamos ir fundo na investigação da essência da companhia, e foi isso que fizemos na Wilson Sons”.

Essa pesquisa foi feita em diversas camadas da organização, medindo a percepção da marca Wilson Sons entre mais de 600 stakeholders: colaboradores, executivos, ex-executivos, além de entrevistas com parceiros, clientes e fornecedores-chave.

E o que ficou mais evidente nessa busca foi a visão de que a Wilson Sons pode ser uma impulsionadora de futuro pela integração de diversas partes em um desenvolvimento econômico único que acontece há 184 anos. A partir disso, foi revelado o propósito: “juntos trabalhamos para transformar realidades e entregar futuros melhores”.

Como a Wilson Sons vem estabelecendo o propósito na rotina de seu trabalho

É consenso entre os dois entrevistados que o próprio processo e a revelação do propósito já foram suficientes para começar mudanças de mentalidade em diversos níveis de atuação dentro e fora da empresa. “Para nós realmente trabalharmos juntos é necessário ter muita transparência. A ideia é que essa frase nos ajude. Até para que possamos nos enxergar”, aponta Helvécio.

O objetivo é que a internalização de conceitos como colaboração e expansão de horizontes futuros alinhe o papel de todos na mesma direção.

“Antes as empresas olhavam para os seus mercados e para elas mesmas. Mais adiante, no paradigma da inovação, os produtos passaram a ser o centro das atenções e o foco estava em criar produtos melhores para os seus consumidores. Hoje, as empresas vão além, olham para as pessoas, a sociedade e todos que se relacionam com ela”, explica Bruna. “Quem está no centro são as pessoas: fornecedor, cliente, parceiro, colaborador. Começamos a enxergar as organizações como plataforma de conexão e de inovação, o que nos pediu essa mudança de perspectiva. E por isso o propósito é tão importante.”.

E esse mindset global é apenas o início na Wilson Sons. Para o futuro, novos investimentos e estratégias de mercado terão esse pensamento como fio condutor, o que vai tornar nossa empresa cada vez mais colaborativa, integradora e inteligente.

Como a sua empresa também pode criar um propósito

Contamos aqui um pouco sobre nosso processo de criação de propósito para que ele sirva de inspiração. Afinal, como citamos lá em cima, a inovação do futuro depende da troca de experiências e ideias.

Helvécio reforça essa ideia quando afirma que o uso da palavra “juntos” não é só da porta para dentro. O propósito da Wilson Sons é convidativo e nós incentivamos você a utilizá-lo também.

Porém, cada negócio tem sua cultura, suas particularidades e seus objetivos. Características que podem exigir de você a busca de outro tipo de missão.

Nesse caso, o processo que Bruna comandou dentro da Wilson Sons faz todo sentido para qualquer instituição. Investigue em meio aos stakeholders do seu negócio qual é a percepção sobre seus valores e o que os move para o futuro.

“Para desenhar um propósito, precisamos ir fundo na investigação da essência da companhia. É ter uma visão clara de quem é a organização para cada uma das partes que interagem e constroem essa organização no dia a dia, o que a move e inspira e no que ela pode contribuir com o mundo ao seu redor, as causas e temas que a conectam à sociedade”.

Os dois especialistas fazem o mesmo convite ao final da conversa: que você mergulhe de cabeça na essência da sua empresa e encontre um sentido maior para seu trabalho.

O propósito de uma empresa é exatamente esse. É a imersão em um projeto de futuro, em que todos estão convidados a participar. Conheça o vídeo de manifesto do nosso propósito aqui.