Serviço de cabotagem como solução para o transporte de mercadorias: o que podemos esperar?

  • 24/01/2019
  • 11 minutos

O Brasil é um país gigante e seu tamanho atrai oportunidades que devem ser bem aproveitadas. Com dimensões continentais e uma costa enorme, ele figura como o 16º maior litoral do mundo. Nele, estão instalados, pelo menos, 37 portos públicos. São mais de 8.500 km de extensão da costa, podendo chegar a 10.000 km se for contado também o Rio Amazonas.

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Com esses números, é possível entender a importância do serviço de cabotagem no transporte de mercadorias. Um serviço que combina com a grandeza do território nacional e pode facilitar e remover entraves do segmento.

O serviço de cabotagem pressupõe a navegação entre os diversos portos marítimos do país. A embarcação faz o trajeto sem perder a costa de vista, podendo realizar o transporte de mercadorias entre um porto e outro do país.

A palavra “cabotagem” deriva do nome do navegador veneziano Sebastião Caboto, que, no século XVI, explorou a América do Norte, margeando a costa da Flórida até a foz do rio São Lourenço, o atual Canadá.

Sendo uma prática desenvolvida na América, é de se esperar que o Brasil esteja bastante avançado nesse serviço. Mas, embora o interesse venha crescendo, são poucos ainda os que reconhecem as vantagens da cabotagem. Possivelmente por desconhecimento.

Segundo Angelo Baroncini, diretor-presidente da Cia de Navegação Norsul, a adoção da cabotagem no país ainda é tímida. “Hoje o transporte marítimo de cabotagem representa algo entre 10 e 12% da matriz de transportes”, explica. Para ele, um país com as proporções como as do Brasil deveria ter uma melhor distribuição na matriz de transportes, entre marítimo, ferroviário e rodoviário.

Ainda assim no início dos anos 2000, o Ministério da Agricultura registrou um aumento de mais de 350% no transporte por cabotagem no país. Um crescimento que tende a continuar.

O crescimento do serviço de cabotagem no Brasil

Para Baroncini, tudo leva a pensar em um crescimento do transporte de mercadorias pela via da cabotagem. Ele enxerga dois pontos de virada.

O primeiro, a greve dos caminhoneiros no mês de maio de 2018, quando o brasileiro percebeu que precisava de mais alternativas para transporte de mercadorias. O segundo, a volta do crescimento da produção na indústria. A partir daí, segundo ele “é esperado um maior volume de cargas e, principalmente, de cargas ‘contentorizáveis’ [que possam ser armazenadas em contêineres] que migrem do modal rodoviário para o modal marítimo de cabotagem”.

As vantagens pela opção do serviço de cabotagem seriam percebidas tanto para os usuários como para o país e o governo. Isso cria um contexto ideal para favorecer a prática, uma vez que todas as partes saem ganhando no negócio.

Vantagens do serviço de cabotagem

Segundo Baroncini, as vantagens para os afretadores, ou charterers, seriam rapidamente sentidas em custos de seguro menores, menor risco de acidentes, menores chances de roubo e furto de cargas. Logo, uma garantia maior para a mercadoria.

Ao mesmo tempo, o país conseguiria atender o protocolo de Paris, e teria um transporte de mercadorias com redução de quase 90% da emissão de gases CO² em relação ao transporte rodoviário.

Outra vantagem é que o governo não teria que realizar praticamente nenhum investimento para manutenção das rotas. “O mar não precisa ser construído como ferrovias e rodovias, e muito menos precisa passar por manutenções”, lembra o especialista.

O serviço de cabotagem, por conseguir realizar o transporte de um grande volume de carga de uma só vez, garante o destrave da malha rodoviária.

Baroncini ainda acrescenta que, para distâncias acima de 400-500 km, o custo do frete por tonelada/km rodado é mais competitivo na cabotagem.

Empresas que já estão se beneficiando dos serviços de cabotagem no Brasil

Com tantas vantagens, algumas empresas já se adiantaram na opção pelo transporte por cabotagem no Brasil. Algumas observam benefícios bem claros, como as indústrias instaladas nas regiões do litoral continental, pela proximidade do mar. Também são favorecidas pela prática as companhias que necessitam mover grandes quantidades de matéria-prima ou produtos semiacabados.

Baroncini ainda indica o serviço de cabotagem como ideal para aquelas indústrias que realizam projetos de parques eólicos, torres, geradores, pás eólicas de até 75 metros de comprimento, assim como cargas líquidas, químicos e combustíveis.

O futuro do transporte de mercadorias por via marítima

A cabotagem no país, embora em crescimento, deve passar por ajustes regulatórios. “Ainda não temos o marco regulatório funcionando 100%”, explica Baroncini, ao citar a Lei 9.432/1997 que dispõe sobre a ordenação do transporte aquaviário e dá outras providências.

Para ele, é necessário mais segurança jurídica para não inibir os investidores, preocupação esta que não é exclusiva do setor, como já demonstrado no nosso texto sobre o segmento de óleo e gás, também conhecido como O&G.

Baroncini ainda comenta que o excesso de burocracia se mantém como um ponto a aperfeiçoar, e tem passado por redefinições. O tema vem sendo tratado pelos órgãos governamentais para uma revisão.

Conhecer as características de cada porto e saber quais desafios e vantagens cada um apresenta pode facilitar a vida do afretador na hora de acertar os detalhes da cabotagem. Já falamos um pouco sobre isso no texto sobre informações e características do Porto de Paranaguá.

Aos que procuram a solução do serviço de cabotagem para transporte de mercadorias por via marítima, a tranquilidade pode ser maior junto à Wilson Sons, que possui equipes com especialistas nas principais commodities movimentadas no Brasil. Além disso, a empresa mantém um setor dedicado ao fornecimento de informação de inteligência de mercado e portuária para seus clientes.

Seus objetivos são muito claros: otimização de custos, fechamento de navio com carga e melhor preço do mercado. A partir disso, a Wilson Sons oferece o serviço de agenciamento marítimo, também chamado de shipping agency, para afretadores e operadores de navios com o objetivo de melhorar a produtividade e aumentar as vendas. Viabiliza a operação de trading de commodities, ainda que com margens apertadas, segurando frente e preço competitivo.

Tudo isso faz com que o dia a dia do cliente e seu relacionamento com os meios logísticos corra de forma mais fluida.

Para conhecer possibilidades da cabotagem junto ao seu negócio, entre em contato com a empresa.