Transformação digital e gestão de pessoas: a importância de aliar as práticas

  • 26/09/2023
  • 6 minutos

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Nos últimos anos, temos testemunhado uma evolução na agenda de gestão de pessoas nas organizações, um movimento que tem sido vivenciado, também, aqui na Wilson Sons. Neste contexto de mudança, o modelo da gestão de pessoas da companhia evoluiu de uma perspectiva tradicional para uma abordagem orientada para o propósito de transformar realidades:

“Proporcionamos um ambiente de trabalho que não apenas prioriza o bem-estar e o aprendizado contínuo, mas também promove um clima positivo com um senso de pertencimento. Esse é o modelo de gestão de pessoas que acreditamos, reforçando os movimentos de transformação e inovação da companhia e o protagonismo das nossas pessoas” afirma Aléa Fiszpan, diretora de recursos humanos e comunicação da Wilson Sons.

Parte desta transformação se materializa por meio de ações efetivas, coordenadas ao lado de diversas frentes da companhia, como a área de transformação digital. “Para garantir a velocidade das mudanças e inovações exigidas no mundo corporativo, a transformação digital se tornou pauta aliada à gestão de pessoas. Podemos, assim, proporcionar uma melhor experiência aos colaboradores, trazendo agilidade, flexibilidade e um ambiente de trabalho em equipe mais integrado, conectado e eficiente”, acrescenta Aléa Fiszpan.

Aprendizado contínuo e formação digital personalizada

Ao aliar os investimentos de transformação digital à agenda de recursos humanos, reafirmamos o compromisso com nossos colaboradores e com a liderança no setor marítimo e portuário brasileiro. Um exemplo é o programa de capacitação em Ciência de Dados da iniciativa “Redução do Gap Digital”, que engloba desde programas de formação para analistas e cientistas de dados, mentoria até a criação de trilhas de desenvolvimento personalizadas que consideram o nível de maturidade de cada colaborador para um conjunto de habilidades técnicas e comportamentais. Todas essas frentes proporcionam ao colaborador o protagonismo de suas carreiras com orientação e cuidado, sendo catalisadores de talentos e impulsionadores de um ambiente de trabalho ágil e colaborativo.

“Na Wilson Sons, estamos totalmente comprometidos com a construção de um ambiente de inovação vibrante e, por isso, investir no desenvolvimento de habilidades da nossa equipe, tanto em competências técnicas como comportamentais, faz parte da nossa estratégia digital. Com cada passo que damos nessa direção, promovemos um clima de trabalho cada vez mais positivo, além de navegar rumo a um futuro mais sustentável e próspero”, explicou Eduardo Valença, diretor de transformação digital da Wilson Sons.

Os programas foram concebidos para serem muito mais que simples iniciativas de treinamento: na verdade, são expressões do compromisso da empresa em fortalecer suas capacidades internas e impulsionar a inovação de forma eficaz. Daniela Cruz, analista de projetos sênior, que trabalha na unidade de negócio Estaleiros da Wilson Sons, foi uma das selecionadas para integrar a primeira turma da formação em Ciência de Dados oferecida pela companhia. “O mundo é movido à base de dados, e com o histórico de nossas operações, temos acesso a muita informação, e com isso, temos também muitas oportunidades para trabalhar com sinergia entre as áreas e propor soluções cada vez mais ágeis para nossos clientes” , comenta.

As formações, que estão em andamento, têm previsão para finalizar em dezembro deste ano, com planejamento de serem expandidas em 2024. Daniela aponta que o ambiente tem sido estimulante ao aprendizado, apoiando sua evolução profissional: “Participar de um processo como este é muito gratificante, principalmente pela satisfação de saber que a empresa valoriza o colaborador que já faz parte da equipe”.

Inclusive, as formações oferecidas também proporcionarão mais flexibilidade e possibilidades para a construção da carreira de cada colaborador dentro da própria companhia. Somado às oportunidades de formação do público interno, a companhia possui também o programa Talentos Internos, que estimula a movimentação e crescimento dos colaboradores e que já contemplou, via recrutamento interno, mais de 100 colaboradores este ano.

“Este programa, que muito nos orgulha, é resultado de um trabalho repleto de colaboração entre as unidades de negócio, o RH e a equipe de Transformação Digital. Valorizar e proporcionar oportunidades de desenvolvimento para os colaboradores da Wilson Sons é o nosso jeito de juntos transformar realidades. Com o apoio de cada um, seguiremos entregando futuros melhores para todos”, conclui Aléa Fiszpan.

Você também sonha em transformar realidades? Então o seu lugar é na Wilson Sons. Acesse nossa página de Carreiras e conheça nossas oportunidades disponíveis em todo Brasil.

Venha e #NavegueNaWilsonSons