Transporte multimodal: o que é e como funciona
- 05/09/2023
- 17 minutos
De um ponto A para um ponto B, podemos traçar diversas estratégias para fazer chegar uma mercadoria. Quando a distância é considerável ou o destino está em um local de difícil acesso, pode ser necessário mais de um tipo de veículo para o deslocamento da carga desde sua origem.
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No transporte multimodal tradicional, são combinados vários meios como navios, aviões, caminhões, trens ou até outros modos, conforme a necessidade do ambiente — a exemplo do transporte dutoviário. Por envolver mais variáveis, quem atua com logística pode otimizar seus processos dominando esse tipo de transporte.
Elias Sader, gerente de filial da Allink Transportes Internacionais, traz informações valiosas sobre o assunto, esclarecendo as vantagens do transporte multimodal e o que o diferencia do intermodal, outra possibilidade para as suas operações logísticas. Confira!
O que é transporte multimodal?
O transporte multimodal é um modelo que reúne vários tipos de transportes segundo a necessidade da operação. É uma inteligência em logística que pode revolucionar como as mercadorias são entregues no Brasil e no mundo. No entanto, ele não se resume à combinação de modais.
O transporte multimodal depende de um profissional estratégico, que será o responsável pelo planejamento e a articulação de todos os modais em um objetivo único: levar a carga em segurança e eficiência e até o ponto final. Estamos falando do OTM, o Operador de Transporte Multimodal.
Para Elias Sader, a principal vantagem do transporte multimodal é justamente essa eficiência. “Ela vem da redução do custo, pois as melhores alternativas de um ponto A para um ponto B devem ser analisadas e, muitas vezes, a multimodalidade é a mais eficiente”.
O especialista ainda destaca que esse é o caso da indústria moveleira, que está fazendo o uso da cabotagem, pelo sistema aquaviário, para atingir estados do Norte e Nordeste a um custo competitivo, mesmo com as fábricas localizadas no Sul e Sudeste do país.
O Brasil, segundo Elias Sader, ainda pratica esse sistema discretamente. “Se compararmos com continentes que usam a multimodalidade há anos, como a Europa e nos Estados Unidos, temos muito em infraestrutura a melhorar para podermos desenvolver a multimodalidade no país de uma maneira eficiente”.
Ele dá o exemplo da nossa malha ferroviária. Temos há alguns anos investimentos ainda tímidos, mas há espaço e demanda para o crescimento deste modal.
De todo modo, no Brasil é mais recorrente que o transporte se realize apenas entre dois modais (avião e caminhão ou barco e caminhão), e não com múltiplos modais, como pode ser visto mais frequentemente no exterior — trem, caminhão, barco, navio etc.).
Contudo, o uso brasileiro não descaracteriza o transporte multimodal, uma vez que, com dois modais de transporte, pelo menos, a modalidade já pode ser assim caracterizada, caso haja a figura do OTM, é claro. Isso é o que não nos deixa confundir o formato multimodal com a intermodalidade.
Qual é a diferença entre transporte multimodal e transporte intermodal?
Já que esse aspecto foi levantado, vale explicar que uma carga que chega aos portos e precisa ir até o interior do Brasil, por exemplo, deverá transitar entre dois modais diferentes, pelo menos. Isso pode levar à escolha entre o transporte intermodal ou multimodal.
A intermodalidade se diferencia da multimodalidade por haver uma divisão da responsabilidade pelo transporte entre os transportadores de cada modal.
“A diferença está na emissão dos documentos de transporte, sendo que na intermodalidade ela acontece para cada uma delas, e na multimodalidade há somente a emissão de um único documento por um OTM para as várias modalidades”, ressalta Elias.
Então, quando optar pelo transporte multimodal?
O transporte multimodal pode representar uma série de benefícios na otimização do envio de mercadorias. Mas é preciso saber o momento de recorrer a esse recurso.
O Brasil importa e exporta cifras bilionárias. Em março de 2023, o comércio exterior brasileiro movimentou mais de 30 bilhões de dólares. Grande parte faz o transporte de suas cargas pelo modal marítimo, por ser seguro e mais barato que outros meios, como o aéreo.
Em uma situação de transporte em curtas distâncias, ou em regiões de fácil acesso, não há necessidade da multimodalidade. Apesar de muito eficiente, ela só é rentável quando os custos com a utilização das interfaces modais chegam a um nível competitivo. Ou seja, quando se trata de operação maior ou mais complexa.
Elias Sader destaca que a primeira análise para optar pelo uso da multimodalidade no Brasil é a geográfica. É preciso observar se há demanda pelo transporte e se temos acesso à multimodalidade. “Levando-se em conta que temos o acesso, a primeira decisão é a de redução de custo e, consequentemente, o aumento da competitividade do produto”.
Se observado um quadro vantajoso de tempo, custo e distâncias a se serem percorridas, esta pode ser a hora de embarcar no transporte multimodal.
Quais são as vantagens do transporte multimodal?
Para quem investe no transporte multimodal, os benefícios podem ser percebidos muito além do cumprimento de prazo ou da redução de custos:
- melhor uso da capacidade disponibilizada pela matriz;
- infraestrutura satisfatória para as atividades de apoio, como armazenagem e manuseio;
- aproveitamento da experiência internacional tanto do transporte quanto dos procedimentos burocráticos e comerciais;
- ganho de tempo;
- presença de um responsável único, o Operador de Transporte Multimodal (OTM);
- menor preocupação com a carga;
- redução dos custos;
- maior eficiência energética;
- diminuição dos riscos de roubo e/ou extravio;
- mais tempo para planejamento estratégico da logística;
- ganhos de escala e negociação do transporte;
- adequação dos contratos de compra e venda;
- apoio das tecnologias da informação;
- possibilidade de percorrer distâncias maiores e chegar às regiões de difícil acesso.
Como pontuamos, o transporte multimodal é regido pela eficiência, já que é uma maneira de fazer com que as mercadorias cheguem mais longe, em segurança e por um baixo custo.
Para ficarem ainda mais nítidas as vantagens de contar com o transporte multimodal, alguns pontos mais relevantes serão melhor explicados a seguir. Você vai entender não só como o OTM facilita todo o processo, como também seu papel crucial para os resultados do negócio!
Presença de um responsável único
O transporte multimodal apresenta um benefício que pode facilitar todo o processo, ter um responsável único. O Operador de Transporte Multimodal (OTM) é uma pessoa jurídica, que pode ou não ser também transportador, cujo papel explicamos anteriormente.
Redução de custos
A combinação dos modais, quando realizada de forma inteligente, leva ao menor gasto com transporte, espera e, consequentemente, combustível.
Eficiência energética
Além de poupar um alto consumo e tornar o preço das mercadorias mais competitivo, a multimodalidade resulta em otimização energética, contribuindo com a sustentabilidade ambiental.
Diminuição de riscos
Contar com um centralizador (OTM) diminui riscos de roubos ou extravios, porque você lida com alguém responsável por garantir a segurança por meio de rotas eficientes, sabendo os caminhos que devem ser evitados, além da proteção de integridade da carga via contrato.
Planejamento estratégico da logística
O transporte multimodal é construído em cima de um planejamento de logística de qualidade. A unificação possibilita o envio de cargas variadas, de diversos remetentes e na mesma remessa. Isso diminui custos e aumenta a agilidade na entrega.
Ganhos em escala e negociação
A empresa pode desistir de abrir mercado para entregas internacionais devido ao custo do transporte. O centralizador de cargas facilita o processo nesse sentido, graças aos benefícios citados acima.
Adequação dos contratos de compra e venda
Negociar com apenas um parceiro de carga desburocratiza a parte contratual. Isso facilita a adequação dos contratos com clientes e sua retenção, já que o transporte multimodal traz ganhos em tempo e custos, além de expandir as áreas de atuação.
Apoio da tecnologia
O apoio da tecnologia é essencial para otimizar as atividades, trazer agilidade ao transporte e aumentar o nível de satisfação do cliente. Além disso, permite que os envolvidos consigam acompanhar todos os passos daquela carga, desde seu despacho até a entrega.
Possibilidade de percorrer distâncias maiores e chegar às regiões de difícil acesso
Como dito, a combinação escolhida para o transporte multimodal rompe barreiras geográficas. A experiência e o conhecimento do OTM facilita que a mercadoria chegue a qualquer lugar, com a mesma segurança, economia e agilidade.
Crescimento do transporte multimodal no Brasil
Segundo o Mapeamento de Startups Marítimas, realizado pela Wilson Sons, o volume de movimentação de containers na América Latina em 2019 foi superior a 54,2 milhões de TEUs (Twenty Foot Equivalent Unit), por exemplo. Apesar dos desafios estruturais, caminhamos para um cenário mais positivo e de crescimento, principalmente em termos de multimodalidade no transporte.
Agora que você já entende mais sobre o transporte multimodal, confira o glossário que elaboramos sobre o afretamento marítimo!