[Case de Sucesso] – Wilson Sons e G2 Ocean

  • 02/04/2019
  • 8 minutos

Um case de sucesso se constrói com confiança, proatividade e muita experiência. Conheça a história da parceria entre duas grandes: Wilson Sons e G2 Ocean.

É da antiga chefe de gabinete de políticas da Casa Branca, Mona Sutphen, a declaração de que “a maioria das relações são construídas sobre as bases da mútua confiança e respeito”. Elementos indispensáveis para o sucesso de todo tipo de relação, não apenas entre países, mas também entre pessoas, grupos e, claro, também empresas.

Desses pilares são construídas também grandes parcerias empresariais. Longas relações entre prestadores de serviços complexos e profundamente exigentes. A exemplo das gigantes Wilson Sons e G2 Ocean.

A Wilson Sons trabalha com o objetivo de garantir que os fluxos das operações de seus clientes não encontrem obstáculos. O natural é que, na maioria dos casos, o cliente nem perceba o risco com o qual a operação se deparou, por não sofrer o impacto e nem ter sido incomodado para resolver o problema.

São raros os casos em que os clientes chegam a ter a percepção das dificuldades operacionais. O trabalho de agenciamento marítimo é de extrema responsabilidade e é feito com cuidado. Para que tudo funcione sem grandes desequilíbrios, as empresas precisam, de fato, estabelecer um paralelo de confiança, respeito e transparência nas ações que exercem em parceria.

Sobre essas bases surgiu a relação da Wilson Sons e G2 Ocean. Um exemplo de sucesso que merece ser conhecido.

Um caso de sucesso com a G2 Ocean

A G2 Ocean, hoje sediada em Bergen, na Noruega, é o resultado da junção da GearBulk, fundada em 1968, com a Grieg Star fundada em 1884. Hoje ela trabalha com a operação da maior frota de embarcações de porões de escotilhas abertas do mundo.

Reconhecida por sua abrangência geográfica e prontidão operacional, a Wilson Sons atendeu ambas empresas, antes da fusão, em alguns dos portos em que serviam, desde a década de 90.

A GearBulk, então especializada no transporte marítimo internacional de produtos florestais, fechava contrato com uma empresa de celulose branqueada de eucalipto para exportação de celulose rumo ao norte da Europa e costa oeste dos Estados Unidos.

Propriedade das duas maiores empresas produtoras de celulose do Brasil, o porto especializado para embarque de celulose desde de 1978 se localiza em Barra do Riacho/ES.

No início das operações da GearBulk junto ao porto, a Wilson Sons foi escolhida para atender os navios que lá atracavam e a Wilson Sons Rebocadores ficou responsável por prover os rebocadores para atracação dos navios.

O movimento local, não sendo muito intenso, possibilitou que a Wilson Sons deslocasse sua equipe de Vitória para o atendimento em Barra do Riacho. Seus rebocadores navegavam desde o porto da capital capixaba para as manobras em Portocel.

Embora a operação fosse mais cara, a Wilson Sons propôs um valor competitivo para apoiar as operações locais de comércio exterior.

Mais produtividade e economia

Faz parte do trabalho de agenciamento marítimo se comprometer com a produtividade do contratante. A agência deve estar atenta a tudo o que acontece no porto. Assim, será capaz de vislumbrar soluções o mais rápido possível.

A Wilson Sons ainda vai além, se interessa pelo bom andamento do mercado como um todo e preza pela produtividade do cliente. Em diversas oportunidades, para favorecer essa questão, auxiliou a parceira GearBulk/G2 Ocean na redução de custos.

Recentemente, em Portocel, numa operação dedicada para a supervisão dos carregamentos de seus navios, quando o volume de exportações caiu em função do mercado internacional e as escalas de navios foram reduzidas, a Wilson Sons não deixou de agir.

Foi proposta uma nova estrutura para supervisionar as operações de forma a reduzir os custos fixos em prol das variáveis. A iniciativa colheu benefícios e a parceria proporcionou uma maior economia por escala.

Em outro momento, durante a mudança da agência marítima em Santos, há três anos, o prestador de serviço da GearBulk enfrentou dificuldade para dar continuidade ao agenciamento marítimo, e a Wilson Sons se prontificou em assumir a tarefa e contratar pessoal.

Assim, as operações não tiveram que ser interrompidas. E ainda hoje são elogiadas pelo seu pessoal.

O depoimento do cliente

Nós (G2 Ocean) temos uma relação de parceria com a Wilson Sons de muitos anos, primeiro através do nosso acionista GearBulk, quando esta operava os navios, e na continuação com a nova empresa constituída para esta atividade, G2 Ocean, em maio de 2017”, relembra Julio Castro, Sênior Operations Manager da G2 Ocean.

Ele conta que durante todos estes anos observou grande progresso na relação comercial. “Nota-se uma evidente evolução na maturidade com que casos difíceis são tratados e, principalmente, o entendimento das demandas e a qualidade dos resultados entregues pela Wilson Sons”, comenta.

“Como nosso agente em 50% dos portos que atuamos na costa brasileira, incluindo Santos, que é o nosso porto principal, contamos sempre com a eficiência, proatividade e presteza do seu staff em todas as etapas que envolvem o agenciamento dos navios”, identifica Julio ao lembrar de um dos principais valores da Wilson Sons, a proatividade.

“Ter ao nosso lado uma empresa altamente reconhecida por sua qualidade deixa-nos tranquilos para atuar em outras áreas importantes para o desenvolvimento do nosso negócio”, ponto esse, de extrema relevância para qualquer parceria em agenciamento marítimo.

“Tenho um profundo respeito pela equipe capitaneada pelo Christian”, conclui, identificando Christian Lachmann, diretor executivo da Wilson Sons.

Em retorno, a Wilson Sons, desde o início desta parceria de sucesso, se orgulha de fazer parte da história de ambas empresas, agora juntas. A maior vantagem da confiança mútua entre as empresas se reconhece na rápida solução dos problemas com transparência e apoio contínuos.

Balancear o atendimento individualizado a cada cliente, respeitando suas particularidades, com a sistematização de procedimentos ajuda a formatar um padrão conciliatório.

É essa uma necessidade vital a qualquer agência marítima que pretenda se destacar junto ao mercado, ao lidar com interesses não somente conflitantes, mas sim (e muitas vezes) situados em polos diametralmente opostos.

A Wilson Sons procura, dentro das estruturas formais do regramento portuário, alcançar o máximo possível de versatilidade operacional.

Para conhecer mais sobre o trabalho da Wilson Sons, sobre os processos e as possibilidades do agenciamento marítimo, entre em contato.