Até 2040, terminais estimam crescimento de 65% na capacidade de carga movimentada
- 02/02/2022
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As atuais 140 milhões de toneladas de carga movimentada no Porto deverão passar a 240 milhões; empresas falam como estão se preparando para essa nova realidade
As atuais 147 milhões de toneladas de cargas movimentadas no complexo portuário da Baixada Santista ao ano serão 240 milhões até 2040, estima a Santos Port Authority (SPA). E, para quase dobrar essa capacidade em menos de 20 anos, os terminais portuários têm se preparado com uma visão de gestão estratégica, apostando em investimentos tecnológicos e em mão de obra qualificada.
Para o diretor dos terminais Teg/ Teag, Régis Prunzel, a realidade é praticamente dobrar a movimentação de uma história de 130 anos nesse curto período. E a velocidade da transformação precisa de alguns alicerces, como planejamento. “Estamos muito bem embasados nesse sentido. Os próximos 20 anos serão bastante desafiadores, pois o ser humano consumirá cada vez mais. No entanto, vejo tudo isso como uma grande oportunidade”, estima.
Segundo Prunzel, é fundamental ser mais eficiente e oferecer tarifas interessantes para investimentos a fim de alcançar os objetivos traçados. “Embarcar um volume cada vez maior de carga pede mais profissionais e pessoas mais preparadas para situações específicas. Isso mexe com toda a economia local, inclusive potencializa a arrecadação do Município por meio de impostos”, defende Prunzel, que também é presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp).
Santos Brasil
O diretor de Operações Portuárias da Santos Brasil, Roberto Teller, afirma que só no terceiro trimestre de 2021 a movimentação de contêineres no terminal da Santos Brasil subiu 30,7%. “Os investimentos realizados pela companhia no seu projeto de ampliação e modernização (encerrou um ciclo de R$ 450 milhões e está iniciando outro de R$ 500 milhões) geraram aumento de capacidade para o Porto, deixando-o preparado para atender com qualidade ao crescimento da demanda previsto para os próximos anos”, diz ele, explicando que ainda existe a necessidade de contratação de 90 profissionais.
O diretor defende que o Porto é hoje a principal rota de escoamento do agronegócio, segmento que puxa o PIB – Produto Interno Bruto brasileiro. “Desta forma, esse aniversário marca não apenas a evolução do desenvolvimento da região onde ele se insere, mas de todo o País. É certamente uma data a ser celebrada”. A Santos Brasil, que atua há 24 anos no segmento de operações portuárias, emprega cerca de 3 mil funcionários, sendo 1.186 (40%) residentes em Guarujá.
Wilson Sons
Para o diretor executivo da Estaleiros Wilson Sons, Adalberto Souza, a expectativa é de melhorias no cenário da indústria naval. A empresa atua há mais de 80 anos dentro do maior complexo portuário da América Latina em dois estaleiros que somam 39 mil m² e a única companhia com dique-seco no local. “Temos ainda perspectivas de aumento na aplicação do gás e ainda novos poços do pré-sal iniciando a operação, o que significa maior emprego de embarcações”.
A empresa é operadora integrada de logística portuária e marítima do Brasil e tem cerca de 4 mil colaboradores, sendo 370 só no estaleiro. Em 2021, a Wilson Sons concluiu a docagem do Norsul 11, a maior embarcação que o estaleiro da companhia já recebeu. “Além disso, iniciamos a construção de uma nova série de quatro rebocadores que terão um padrão que reduz em mais de 75% os níveis de emissão de óxidos de nitrogênio”, explica Adalberto.
TGG
O gerente geral do Terminal de Graneis de Guarujá (TGG), Adriano Alves Moraes, lembra do papel essencial de estruturas logísticas em momentos como o da pandemia de covid-19 para manter o abastecimento de produtos e alimentos à população ao redor do mundo. “Trabalhamos ao longo dos últimos dois anos tendo como prioridade absoluta a saúde e a segurança dos nossos colaboradores e dos parceiros que precisam transitar por nossas instalações”.
Dos 312 colaboradores do TGG, 208 residem no Guarujá. A principal atividade da empresa é recebimento, armazenamento e embarque de soja, milho e farelo de soja em uma área de 340 mil m² e tem capacidade para movimentar cerca de 9 milhões de toneladas por ano.
“O Porto de Santos é emblemático, histórico, palco de conquistas e riquezas para o Brasil. Temos clareza de que o TGG é uma porta de conexão do Brasil para o mundo, levando também progresso e empregos”, explica Adriano.
Termag
O gerente do Terminal Marítimo do Guarujá (Termag), Marcos Khalil, ressalta o orgulho da empresa fazer parte da história de 130 anos do Porto. “O local se consolidou como um importante viabilizador do escoamento de fertilizantes para o interior do País. Sua posição estratégica, associada à relevante modernização de sua infraestrutura, garantem a chegada de insumos essenciais para apoiar agricultores em todo o Brasil”.
Em 2021, a empresa instalou um novo descarregador de navios para aumentar a capacidade de movimentação de fertilizantes. Com um píer com profundidade de 14 metros, o espaço recebe navios de até 75 mil toneladas. “A capacidade é para descarregar 15 mil toneladas por dia e a área de armazenagem tem capacidade total para 180 mil toneladas”, explica Marcos. Hoje, dos 260 colaboradores da Termag, 70% residem no Guarujá.
Recorde de movimentação
O Porto de Santos encerrou 2021 com novo recorde de movimentação de cargas, atingindo 147 milhões de toneladas, 0,3% acima do verificado em 2020. Os aumentos na movimentação de contêineres, soja e fertilizantes foram determinantes para esse resultado. As cargas de importação se sobressaíram com aumento de 10,4%, somando 43,9 milhões de toneladas.
Fonte: https://www.guaruja.sp.gov.br/ate-2040-terminais-estimam-crescimento-de-65-na-capacidade-de-carga-movimentada/