Brasil quer entrar para a agenda global da Economia Azul ao sediar evento inédito

  • 06/06/2024
  • 18 minutos

Global Ocean Day contará com assinatura de Acordo de Cooperação com o Fórum Oceano, principal Cluster do Mar Global

A cidade do Rio de Janeiro prepara-se para sediar, pela primeira vez, o Global Ocean Day. O evento, inédito no Brasil, acontecerá juntamente com o Oceans20 Dialogues 2024, nesta sexta-feira e sábado (07 e 08/06), no Museu do Amanhã. A ocasião reunirá as principais lideranças, empresas, investidores, startups e especialistas do Brasil e do mundo em Economia Azul, também conhecida como Economia do Mar.

O evento acontece na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente (celebrado hoje, 05/06) e no Dia Mundial dos Oceanos (comemorado no sábado, 08/06) e será transmitido de forma online para 20 países.

Entre seus objetivos está posicionar o Brasil como referência em Economia Azul, alcançado as metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 da ONU, metas da Década dos Oceanos, do G20 e dos Oceans20, promovendo e incentivando a inovação, tecnologias, empreendedorismo, sustentabilidade, defesa e competitividade do setor Azul no país. Além de divulgar as ações prioritárias da Economia Azul das companhias, seus parceiros e ecossistema brasileiro de economia azul, integrando o Brasil aos hubs de oceanos globais e conectando as lideranças do setor.

“No ano em que o Rio sedia o G20, chegou a hora de colocar o Brasil na agenda global de Economia do Mar (Economia Azul), desde mudanças climáticas extremas, a despoluição e proteção dos nossos recursos naturais nas águas, a geração de novos empregos e renda, as fontes de energia renováveis, descarbonização até inovações e novas tecnologias aplicadas a setores como portos, navegação, logística, comércio exterior, saneamento, saúde, educação, esportes e turismo. O Rio e o Brasil tem como gerar um mar de oportunidades!”, ressalta Lindalia Junqueira CEO da Ions Innovation, responsável pelo evento.

Preservar os oceanos é cada vez mais urgente. Somente eles são responsáveis por absorver 26% das
emissões de CO2 que são emitidas na atmosfera. Fora a grande riqueza que proporcionam por meio do seu ecossistema marinho. Apesar disso, estudos recentes publicados na Science revelam que menos de 4% dos oceanos permanecem intocados pela atividade humana, uma estatística alarmante que demanda a atenção imediata de toda a sociedade.

Em uma época em que as mudanças climáticas já são uma realidade presente no país e que questões como a geração de empregos e economia sustentável se fazem urgentes, falar em Economia Azul torna-se vital. Estima-se que ela movimente mais de U$ 1,5 bilhão por ano em todo o mundo. “E o mais importante: gera mais de 30 milhões de empregos e fornece uma fonte vital de proteínas a mais de 3 bilhões de pessoas. Embora nos últimos anos o maior foco fosse na ‘economia verde’, pela previsão da OCDE, a economia oceânica poderá duplicar de tamanho para U$ 3 bilhões”, diz Lindalia.

Um dos momentos mais aguardados será a assinatura do Acordo de Cooperação com o Fórum Oceano, principal Cluster do mar global. “O acordo de cooperação do Estado do Rio de Janeiro com o Fórum Oceano de Portugal representará um marco importante para o nosso país em prol da defesa dos oceanos, reafirmando o nosso compromisso com a preservação do meio ambiente e fortalecendo ainda mais nossos laços internacionais para a aceleração do ecossistema de economia azul do Rio de Janeiro”, afirma Ana Asti, subsecretaria de Recursos Hídricos e Sustentabilidade da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) do governo do Rio de Janeiro.

Nesta sexta-feira (07), acontece o Oceans 20 Dialogues + ONU + UNESCO (Un. Ocean Decade). A
programação terá a presença na abertura de Oskar Metsavaht, Embaixador da ONU para a “Década dos
Oceanos”.

Um dos primeiros temas abordados nos painéis será “Mais Moda, Menos Lixo”, com Yamê Reis, fundadora do Rio Ethical Fashion, co-fundadora da Blue Aya Biocosméticos; Gilda Fernandes, estilista e consultora, colunista da plataforma Universo Green, moda sustentável; Taciana Abreu, Head de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa do Grupo SOMA; Daniela Manique, Presidente COATIS GBU & CEO Latin Americada Solvay, Rhodia e Paulo Correa, CEO da C&A.

Outro momento marcante será a presença de Gunter Pauli, economista considerado o “pai do blue
economy”, um dos gurus do pensamento moderno ligado à inovação, a quem alguém apelidou de “Steve Jobs da sustentabilidade”. Cidadão belga, natural de Antuérpia, fundador da organização Zero Emissions Research and Initiatives. Após sua apresentação, Pauli lançará seu novo livro “Revigorating Rio”, escrito após um workshop realizado no Rio em janeiro de 2024, junto a SEAS Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do RJ e com diferentes atores do ecossistema.

Durante a tarde, o público poderá ouvir Heloísa Schürmann, velejadora, escritora brasileira e fundadora do Instituto Voz dos Oceanos.

O segundo painel “Esporte e Turismo Azul, uma nova onda gigante” irá explicar o que as ondas gigantes de Nazaré em Portugal representam para o setor de Economia Azul, com a presença do velejador Ricardo Botelho, CEO da Energisa; Carlos Burle, surfista brasileiro, campeão mundial em ondas gigantes e fundador do Instituto Boas Onda e do Sanca Azul; Maya Gabeira, recordista mundial de surfe feminino e embaixadora do board da Oceana; Jaqueline Gil, da EMBRATUR; e Ana Biselli Aidar, presidente executiva do Resorts Brasil.

O painel “Paraty para todos! Um caso de sucesso em economia do mar no Brasil, pesca e maricultura,
caiçaras e indígenas, povo local, visão global”, falará sobre a importância de Paraty e terá entre os
convidados especiais Luciano Vidal, prefeito de Paraty.

Os pequenos negócios estarão em foco no painel “SEBRAE – Desenvolvimento dos Pequenos Negócios de Mar”, com Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio.

O Planejamento Espacial Marinho (PEM) e o Monitoramento será o tema do painel com participação de Claudia Funi, Mestre em Biodiversidade Tropical, Geógrafa, Especialista do Projeto de Monitoramento do Amapá; e André Beirão, Secretário-Executivo do Centro de Estudos Político-Estratégicos na Marinha do Brasil.

Já as mudanças climáticas também serão abordadas no painel “O sertão vai virar mar ou o mar vai virar
sertão? Sustentabilidade e mudanças climáticas”, com a participação de Marina Grossi, presidente do CEBDS e Conselheira do Governo Federal; Maria E. Netto Schneider, diretora do Instituto Clima e Sociedade; Sérgio Margulis, Consultant and Senior Research Associate – IIS, International Institute for Sustainability; Sérgio Besserman Vianna, economista, ex-presidente do IBGE e presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro; e Mayra Castro, fundadora do Invest Amazônia. Ainda sobre mudanças climáticas, o público poderá conferir também a apresentação da convidada especial Dalia B. Kirschbaum, diretora da NASA, no painel “Mudanças Climáticas”.

Para encerrar o dia, será feito o anúncio do desafio “Eu Nado pelos Oceanos”, no qual as nadadoras Lady Merle Liivand, recordista mundial que irá se aventurar, entre os dias 7 e 8 de junho, nadando na baía de Guanabara, da Praia Vermelha ao Posto 5. O Instituto Limpa Brasil também marcará presença durante o evento e, com a ajuda de voluntários, irá limpar a praia local.

No dia 08 de junho (sábado), Dia Mundial Dos Oceanos, a programação segue com a presença de
autoridades convidadas, entre elas o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; a ministra do
Planejamento Simone Tebet; a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho; o ministro de Energia, Alexandre Silveira; o comandante da Marinha do Brasil, almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; o governador do Estado do Rio, Claudio Castro; o secretário do SEAS, Bernardo Rossi; o secretário interino de Estado de Energia e Economia do Mar, Felipe Peixoto; o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; o prefeito do Rio, Eduardo Paes; o governador do Amapá, Clécio Luis Vilhena Vieira; o ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis; o presidente do Fórum Oceano, Carlos Costa Pina; e o presidente do Conselho Sebrae, Robson Carneiro, entre outros.

A programação segue focada em blue economy global, indústria, comércio exterior, saneamento, portos, navegação, logística e energia. A abertura contará com a presença de Rubens Filho, gerente Executivo de Meio Ambiente do Pacto Global da ONU no Brasil, entre os convidados.

Um dos momentos mais aguardados será a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica Brasil e Portugal
pelo Governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, pelo presidente do Fórum Oceano, Carlos Costa Pina; pelo ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis; e pela ministra de Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet.

Haverá também marcos importantes como a apresentação dos resultados BlueRio I, Rio Metrópole Azul,
OCDE, Baía de Guanabara, com o Secretário SEAS Bernardo Rossi e Ana Asti subsecretaria do Meio
Ambiente e Recursos Hídricos Estado do Rio; O lançamento do programa de inovação SEAS Beta-i – BlueRio II e Lançamento do Hub Blue – 1º Programa de aceleração de startups nascentes e o LABS pesquisa práticas em Economia Azul (Parque Tecnológico UFRJ);

Os painéis da tarde seguem com temas como “Saneamento – Baía de Guanabara limpa”, com a presença de Alexandre Bianchini, presidente da Águas do Rio/AEGEA; Carlos Martins, Presidente EPAL; Aguinaldo Balon, diretor presidente Cedae; Ricardo Gomes, diretor do documentário premiado “Baía de Guanabara” e fundador do Instituto Mar Urbano; e Celio Sathler, Co-fundador da startup Zero Esgoto (BlueRio).

Haverá também a apresentação do documentário Rios Urbanos, de Ricardo Gomes, que conta a surpresa ao encontrar polvos enormes e esponjas de mais de dois metros ao mergulhar nos rios portugueses. O documentário foi realizado com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Ricardo Gomes é também fundador do Instituto Mar Urbano e defende que 80% da poluição marinha tem origem em terra firme. O evento terá como convidado especial Rodrigo Cebrian, Eu Oceano, diretor, jornalista por natureza, fundador do Programa @euceano_org, CEO da Base1 Films e ex-Diretor TV Globo.

A programação da tarde segue com o painel “Corredor Bioceânico, do Atlântico ao Pacífico, e Corredor Verde, a Zona Franca do Governo do Amapá”, que contará com a participação de Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Clécio Luis Vilhena Vieira, governador do Amapá, Aloizio Mercadante, presidente do BNDES e Almirante Ilques Barbosa, Almirante de Esquadra, Coordenador de Negócios e Relações Institucionais do Cluster Tecnológico Naval.

Logo em seguida o tema tratado será “Navegação, portos, logística, quais alternativas para
descarbonização?”, com Vinicius Patel, diretor de Administração Portuária no Porto do Açu, Arnaldo
Calbucci, COO das Operações no Brasil da Wilson Sons, Fernando Borensztein, diretor de Novos Negócios e Sustentabilidade da OceanPact Serviços Marítimos, Rodrigo Bermelho, diretor de Navegação (Ecoshipping e Descarbonização da VALE), Silvia Krueger, Head of S&OP and Logistics Suzano e Franco Vernazza, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Startup Aquapower, CEO da Ecovision.ai (BlueRio).

A tarde terá ainda a presença da convidada especial: a astronauta da Nasa, Nicole Stott.

“Reenergias, quais as formas de zerar as emissões até 2050? Transição Energética, Energias”, com Roberta Godoi, vice-presidente de Soluções Energéticas no Grupo Energisa [REENERGISA], Paula Kovarsky, Vice-presidente de Estratégia e Sustentabilidade Raizen, Ronaldo Koloszuk, Presidente da ABSOLAR, Diretor FIESP, YPO Member e Conselheiro SOLAR GROUP, Mario Barbosa, Gerente Geral de Vendas América Latina, Arquitetura Naval e Engenheiro Naval, Equipe de Gestão de Empresas, Wartsila Brasil, Bianca Peres Pinto, Co-fundadora da startup Carbon Air Energy (BlueRio). Convidada especial Alexandra Akira, CEO Curate Purpose, Nex.

O painel “A bolsa verde Nasdaq no Rio & os 1OS blue bonds”, contará com a participação de Tony Maciel, co-Founder at 7CC Blockchain Investments, resp. Bolsa Verde Nasdaq no Rio, Bolsa de negociação de créditos de carbono, Felipe Cunha, CFO da BRK, Blue Bonds Brk Ambiental e Paulo Brizola, CEO Multiledgers.

“Novos fundos de investimentos de impacto green & bluetechs”, terá a participação de Gustavo Pinheiro, Sócio Fundador Trie, Associado Sênior E3Gex, Co-Fundador Convergência pelo Brasil, Rodrigo Sa, Dubai, Partner Mergus Venture, Board Hyperloop Italy, Membro Convidado ONU Mudanças Climáticas, Serena Nguyen, Ocean Edge Global Lead, Climate Edge e Senior Advisor Novarium, Toronto Canadá e Felipe Andrade, Co-fundador da Domo Invest, Domo VC.

E, para finalizar a programação de “Novas tecnologias e impactos digital twins & artificial intelligence”, contará com a apresentação de Paulo Dimas, founder e CEO Unbabel, Pedro Paulo Ferrão, member of the Mission Board on Climate Neutral and Smart Cities Member of the Mission Board on Climate Neutral and Smart Cities European Commission e Pablo Roberto Fava, presidente da Siemens Brasil.

Serviço

Oceans 20 Dialogues + ONU + UNESCO (Un. Ocean Decade)
Quando: 07 de junho (sexta-feira)
Horário: das 8h às 18h (Encerramento com coquetel)

Dia Mundial Dos Oceanos – G20 Oceans 20
Quando: Dia 08 de junho (sábado)
Horário: Das 8h às 19h (Encerramento com coquetel)
Local: Museu do Amanhã Rio de Janeiro

Informações: http://globaloceanday.com/ (http://globaloceanday.com/)

Fonte: https://eurio.com.br/noticia/65779/brasil-quer-entrar-para-a-agenda-global-da-economia-azul-ao-sediar-evento-inedito.html