Tecon cresce 7,9% na movimentação de cargas e mantém liderança das operações de longo curso

  • 25/01/2024
  • 11 minutos

Terminal é responsável por 41% dos contêineres destinados ao comércio exterior no Nordeste

Novo recorde

O Terminal de Contêineres do Porto de Salvador (Tecon Salvador), da Wilson Sons, ampliou em 7,9% a movimentação de cargas em 2023 e registrou um novo recorde operacional, com mais de 400 mil TEUs (unidades de contêiner) embarcados ou recebidos. O recorde anterior foi alcançado em 2021, com 376.366 TEUs. O segmento com maior representatividade foi o de exportação, seguido da cabotagem. “O terminal de contêineres baiano é uma das instalações mais competitivas na América do Sul, potencializada pelos constantes investimentos nas melhorias das nossas instalações e que vêm contribuindo para obtermos recordes seguidos em nossas operações”, afirma Demir Lourenço, diretor- executivo do Tecon Salvador. Ele lembra que o Tecon Salvador é responsável por 41% dos contêineres destinados ao comércio exterior no Nordeste.

Novas cargas

Um dos destaques do trabalho no Tecon é a atração de novas cargas. Um exemplo é o caso do algodão produzido na região do Matopiba. O aumento no fluxo de cargas foi de 235% ano passado, sendo 964 TEUs em 2022 e 3.228 TEUs em 2023. Entre as cargas atendidas para o comércio exterior, os destaques ficam para a exportação de papel e celulose, que representaram 29,89% do total, além das frutas que representaram 11,33%, com um crescimento de 103% na movimentação, vindas do norte de Minas Gerais, de Sergipe e de diferentes partes da Bahia e Pernambuco, com destaque para a região do Vale do São Francisco. Nas importações, os segmentos mais expressivos são químicos diversos e peças para o setor de energia solar, representando crescimento de 17,28% e 12,98%, respectivamente. A cabotagem foi impulsionada pelo setor de plásticos e polímeros, com 17,59%, seguido de químicos com 16,41%, e o arroz, vindo predominantemente do Rio Grande do Sul, com alta de 14,22%.

Escalas

Com escalas semanais, China e Estados Unidos são os principais destinos das cargas exportadas, com 27,14% e 26,84% de participação, tendo o país asiático como o maior responsável pelas cargas de importação, 48,20%. No comércio local, Santa Catarina (28,16%), São Paulo (27,30%), Manaus (17,42%), Rio Grande do Sul (12,47%) e Pernambuco (4,75%) são os estados com mais uso do terminal baiano.

5G musical

Uma das novidades da Tim para o próximo Festival de Verão vai colocar à prova a elevada velocidade e o reduzidíssimo nível de atraso na transmissão de dados que a tecnologia 5G proporciona. Uma banda estará a postos à distância para acompanhar, em clima de karaokê, pessoas que estarão cantando na roda gigante que estará disponível no Parque de Exposições. “Nós confiamos tanto na nossa tecnologia que vamos fazer esta demonstração pública para quem estiver no Festival de Verão”, diz Fábio Avelar, vice-presidente da Tim. A empresa vai disponibilizar 20 antenas para garantir a conectividade de quem for ao Festival de Verão. A estimativa da TIM é que 35% dos dados passem pela rede 5G, superando os 20% do Rock in Rio 2022 e os 30% do último Festival de Verão.

Alta velocidade

Segundo ele, o 5G hoje já é responsável por 17% do tráfego de dados da operadora no estado. Atualmente, a tecnologia já está disponível em cinco cidades, incluindo Salvador, uma das primeiras capitais do país com 100% de cobertura. Nacionalmente, a tecnologia já 5G superou os 10 milhões de usuários. O número foi atingido 11 meses após a implementação do serviço. No comparativo com 4G, o mesmo número foi atingido somente 26 meses após o início da oferta.

Uso do Pix aumenta 83%

O uso do Pix para compras de bens e serviços na Bahia teve um incremento de 83% em 2023, de acordo com levantamento do Itaú Unibanco, considerando as transferências feitas de CPF para CNPJ. O valor total transacionado cresceu 41%, com um ticket médio de R$ 295. A geração Y é a que mais utiliza a forma de pagamento, com 56% das compras realizadas com Pix, seguida da geração X, com 22%, da Z, com 18%, e dos babyboomers, com 4%. Os dados fazem parte de um estudo que analisou o comportamento de consumo dos baianos em 2023, incluindo também as transações realizadas com cartões de crédito. No geral, houve alta de 12% no valor total transacionado e de 7% no número de transações. “O Pix tem ocupado cada vez mais espaço na vida dos brasileiros, com um papel complementar ao dos cartões de crédito e débito nas relações de consumo”, explica Moisés Nascimento, diretor do Itaú Unibanco.

Chegada

Com mais de 25 anos de mercado, a Elettromec chega a Salvador com um investimento de R$ 2,7 milhões. A Alameda das Espatódeas foi o endereço escolhido pela marca de equipamentos de alto padrão para cozinhas. A primeira unidade da empresa na Bahia ocupa uma área de 330 metros quadrados. Esta é a oitava loja própria da Elettromec, que está presente em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pernambuco, além de revendas em todo Brasil. Segundo Bruno Hoffmann, CEO da Elettromec, a região Nordeste tem mostrado cada vez mais sua relevância para os mais diversos segmentos. “Faz todo sentido expandir a presença da Elettromec na região através de uma loja própria, entregando todo o conceito e a experiência única que a nossa marca preza”, completa.

Mais acolhedor

Arraial d´Ajuda é primeiro destino brasileiro a ser escolhido como o mais acolhedor do mundo no Traveller Review Awards 2024, da Booking.com. A premiação anual reconhece os prestadores de serviços de viagens de 221 países e territórios pelo seu compromisso com a hospitalidade e a excelência ao longo do ano. Enquanto Porto Seguro pode ser bastante agitada, Arraial d’Ajuda é o oposto. Famosa pelo ambiente calmo e sereno, a cidade é um destino ideal para os dois terços dos viajantes que querem descansar e recarregar as energias enquanto viajam. As casinhas coloridas espalhadas por toda a vila, ao redor da histórica Igreja Nossa Senhora d’Ajuda, uma das mais antigas do Brasil, revelam o charme da cultura local. “Arraial d’Ajuda é um pedacinho da Bahia que te abraça com cores, histórias e uma atmosfera única. É como se a tranquilidade e a autenticidade se encontrassem à beira-mar”, diz Uillians Batista, gerente comercial da Booking.com. A lista dos lugares mais acolhedores do mundo¹ desse ano mostra uma diversidade de destinos de todo o planeta, que vão desde cidades litorâneas a paraísos rústicos no deserto, com cidades do Oriente ao Ocidente, do biquini e pé na areia até os casacos e luvas.

Confira o Top 10:

  1. Arraial d’Ajuda (Brasil)
  2. Ermoupoli (Grécia)
  3. Viana do Castelo (Portugal)
  4. Daylesford (Austrália)
  5. Grindelwald (Suíça)
  6. Moab (Estados Unidos)
  7. Uzes (França)
  8. Mazatlan (México)
  9. Jaisalmer (Índia)
  10. Fujikawaguchiko (Japão)

Terra dos foliões

Pesquisa realizada pelo Terra com 57 mil respondentes revelou os destinos preferidos para curtir o Carnaval pelo Brasil: Salvador desponta com (37%), seguido do Rio de Janeiro (26%) e São Paulo com 11% da preferência dos foliões.

Inovação

“Quando a inteligência artificial se encontra com a inteligência humana”, esse foi o tema da palestra de lançamento do Programa de Inovação da Ferbasa, ministrada por Gil Giardelli, professor e difusor de atividades ligadas à inovação e economia digital. Realizada em Pojuca (24/01), a iniciativa visa fomentar um ambiente propício para o desenvolvimento de ideias inovadoras e tornar a empresa mais competitiva.

Fonte: https://www-correio24horas-com-br.cdn.ampproject.org/c/s/www.correio24horas.com.br/amp/colunistas/donaldson-gomes/tecon-cresce-79-na-movimentacao-de-cargas-e-mantem-lideranca-das-operacoes-de-longo-curso-0124