Wilson Sons aposta no Arco Norte para o crescimento do setor de apoio portuário
- 22/02/2022
- 3 minutos
Investimentos previstos para a região podem impulsionar a movimentação portuária no local
A Wilson Sons vem, cada vez mais, apostando no setor de apoio portuário no Arco Norte. Em 2021, a companhia teve um crescimento expressivo no volume de manobras nos portos da região e tem expectativas positivas para os próximos anos, principalmente, pelos diversos investimentos previstos para o setor portuário. Além da otimização da logística de escoamento das cargas.
Segundo dados da Antaq, os portos do Arco Norte, em conjunto, cresceram mais de 25% de 2016 a 2021.
“O investimento em infraestrutura como ferrovias, por exemplo, será fundamental para suportar os projetos dos grandes players do mercado. O modal ferroviário é importante para o desenvolvimento do Arco Norte, além de ser uma excelente forma de conectar seus portos às demais regiões do país”, destaca Mateus Melo, gerente regional da divisão de Rebocadores.
O ano de 2021 ficou marcado também por ter representado os primeiros 12 meses completos da atuação da companhia em Santarém, porto em que a unidade de Rebocadores passou a operar em novembro de 2020. A Wilson Sons foi a primeira operadora a atuar com um rebocador azimutal com mais de 45 toneladas de tração estática (TBP) em Santarém e, para que isso fosse possível, a companhia estudou a operação local, treinou a sua tripulação e implantou todo o controle necessário para que sua atuação fosse segura e eficiente.
Entre as principais cargas movimentadas pelos portos do Arco Norte estão minério de ferro, petróleo e derivados, grãos e fertilizantes. A divisão de Rebocadores tem forte atuação no terminal de Ponta da Madeira, contribuindo para que o minério de ferro seja a carga de maior representatividade para a companhia no Arco Norte. O petróleo e seus derivados também é um setor importante para a unidade, principalmente no Porto de Itaqui. Já no agronegócio, que inclui cargas como soja, milho e fertilizantes, a Wilson Sons cresceu quase 20% no volume de manobras de navios, no último ano, com destaque para o Porto de Itaqui, terminal que vem se tornando cada vez mais importante para a região.
Fonte: https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/wilson-sons-aposta-no-arco-norte-para-o-crescimento-do-setor-de-apoio-portuario