Wilson Sons completa oito anos sem acidentes com afastamento na divisão de agenciamento marítimo

  • 13/10/2021
  • 10 minutos

Novo recorde reforça o compromisso da Companhia com saúde e segurança

A Wilson Sons registrou, neste mês, oito anos sem acidentes com afastamento em sua unidade de negócios Agência Marítima. Foram 3.252.652 de homens-horas trabalhadas em dezenas de operações ao longo da costa brasileira. O novo recorde reforça o compromisso da Companhia com o bem-estar dos colaboradores, parceiros, clientes e das comunidades, em especial, frente aos desafios impostos pela pandemia do coronavírus.

Nesse período, foram realizados projetos com as principais empresas de petróleo, armadores, exportadores e importadores do Brasil e de mais de 76 países. “É um resultado expressivo que demonstra eficiência no gerenciamento de riscos, protegendo a saúde e a integridade das pessoas. A Wilson Sons realiza grandes investimentos em segurança, e os avanços são significativos. Agora, comemoramos esse novo marco da Agência Marítima”, explica Christian Lachmann, diretor executivo da divisão de negócios da Wilson Sons.

Nos últimos 10 anos, a Wilson Sons reduziu em mais de 90% o índice de acidentes com afastamento, a partir da implantação do programa WS+, com consultoria da DuPont. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver a cultura de segurança, com base no reconhecimento das responsabilidades de cada colaborador, disciplina no cumprimento das regras, engajamento das lideranças, administração dos desvios e a governança do desempenho no setor.

Entre as ações adotadas pela Agência Marítima estão as reuniões mensais de SMS (Saúde, Meio Ambiente e Segurança), diálogos de segurança, ferramentas de correção de desvios, reconhecimento dos colaboradores e encontros mensais do Comitê de SMS, em que as lideranças discutem o desempenho das equipes.

Também foram promovidos diversos treinamentos, como direção defensiva, salvatagem e huet (escape de helicóptero submerso), além de cursos de fator de risco e análise e investigação de acidentes, ministrados pela DuPont. “Saúde Ocupacional, meio ambiente e segurança, além de inegociáveis, são estratégicos para a empresa. Representam o bem-estar de toda a equipe, a eficiência das operações, credibilidade e confiança nas relações”, afirma Rodolpho Abrantes, coordenador da área de SMS da Agência Marítima.

O agenciamento marítimo foi o primeiro negócio da Wilson Sons, há mais de 180 anos. Hoje a empresa é a maior e experiente agência de navegação do Brasil, presente nos principais portos brasileiros, com 18 filiais próprias. Em 2020, atendeu a mais de 4.000 escalas em diversos segmentos como minério, carvão, aço, açúcar, grãos, fertilizantes, químicos, líquidos e o segmento offshore.

“Temos orgulho em fazer parte da construção dessa história. Seguimos buscando a excelência operacional com o foco na integridade de nossos colaboradores”, destaca Flavia Carvalho, gerente geral de Operações da Agência Marítima da Wilson Sons.

Fonte: https://portalnaval.com.br/noticia/wilson-sons-completa-oito-anos-sem-acidentes-com-afastamento-na-divisao-de-agenciamento-maritimo/