Porto de Santos, Wilson Sons e DockTech assinam acordo de cooperação técnica para uso de tecnologia pioneira no Brasil

  • 09/12/2021
  • 10 minutos

Solução utiliza dados coletados por rebocadores da Wilson Sons para
monitorar, em tempo real, a profundidade do canal de navegação do
Porto de Santos
.

A Santos Port Authority (SPA), a Wilson Sons e a DockTech assinaram nesta quinta-feira
(09/12) acordo de cooperação técnica para aperfeiçoamento e uso de tecnologia inédita
de monitoramento do leito marítimo.

O acordo formaliza parceria que visa o estudo e
colaboração entre as três empresas para aperfeiçoamento de solução de
monitoramento em tempo real da profundidade operacional do canal de navegação e
acesso aos berços de atracação do Porto de Santos. Desenvolvida pela startup israelense
DockTech, a solução mapeia em tempo real a profundidade do canal de navegação e é
capaz de entender o padrão de assoreamento dos portos, prevendo como as variações
no leito afetam a segurança da navegação e o transporte de cargas.


O diretor-presidente da SPA, Fernando Biral, destaca que a iniciativa integra a estratégia
da SPA de unir esforços com a comunidade portuária e agentes públicos e privados da
região para encontrar padrões e semelhanças em serviços, viabilizando seu
compartilhamento para racionalizar investimentos e acelerar o processo de inovação
em busca de maior eficiência operacional. “Essa parceria é um marco importante, pois
mostra que juntos podemos fazer mais e melhor para colocar o Porto de Santos em um
novo patamar de desempenho e inovação tecnológica”, afirma Biral.


A interação com a Wilson Sons e a DockTech é a primeira iniciativa regrada pela norma
da SPA que estabelece diretrizes de parcerias para o desenvolvimento de inovações
tecnológicas no Porto.

A Wilson Sons tem participação minoritária na DockTech e acordo de exclusividade
comercial com a empresa para implementação em portos brasileiros. O investimento
faz parte da estratégia da Companhia de fomentar a inovação e o desenvolvimento da
infraestrutura portuária e marítima.

Os primeiros testes com a tecnologia no Brasil ocorreram no Porto de Santos e, agora,
com o acordo de cooperação técnica, a parceria será ampliada. “Ter como parceiro
estratégico o maior porto da América Latina é muito significativo para nós e oportuno
para o aprimoramento da ferramenta”, destaca Márcio Castro, diretor executivo da
divisão de rebocadores da Wilson Sons.


A tecnologia de gêmeos digitais da DockTech utiliza dados batimétricos (medição da
profundidade) coletados pelos rebocadores da Wilson Sons para criar uma
representação virtual dinâmica do leito marítimo do Porto. Ao analisar esses dados com
algoritmos baseados em inteligência artificial é possível identificar a ocorrência de
assoreamento, antecipar as necessidades de dragagem e garantir maior segurança à
navegação.


“A infraestrutura portuária mundial ainda não possui instrumentos capazes de
monitorar em tempo real a profundidade dos canais de navegação e acesso aos berços
de atracação. A solução da DockTech possibilita fazer essa medição de forma dinâmica
e, assim, evitar restrições de calado operacional, aumentar a segurança da navegação e
prevenir o desperdício de recursos com dragagem”, explica Uri Yoselevich, co-fundador
e CEO da DockTech.


As campanhas para levantamentos hidrográficos, categoria A, ordem especial, que são
utilizados para monitoramento das profundidades do canal de acesso do Porto de
Santos e para acompanhamento e medição dos serviços de dragagem, custam em torno
de R$ 2 milhões por ano. Biral explica que a nova tecnologia possibilitará à SPA
aprimorar seu planejamento e investir de forma mais assertiva e eficiente na
manutenção da profundidade do canal de navegação do Porto.


Além da redução dos custos, outro benefício apontado pelo executivo da Wilson Sons é
a possibilidade de antecipar cenários e entender como condições meteoceanográficas
afetam o assoreamento do canal. “A ferramenta nos alimenta com dados 24 horas por
dia. Isso permite uma visualização dinâmica do que ocorre no porto. É como substituir
uma foto por um filme em tempo real”, explica Márcio.

A Autoridade Portuária irá cooperar na análise técnica e aperfeiçoamento da
ferramenta, sugerindo adequações que atendam às necessidades da SPA, além de
propor novas aplicabilidades e possíveis ganhos viabilizados pelo uso da solução.
O secretário-executivo adjunto do Ministério da Infraestrutura, Felipe Queiroz,
conheceu de perto a tecnologia. “A agenda de inovação é uma prioridade do Governo
Federal, e esse tipo de iniciativa tem total apoio do Ministério da Infraestrutura. É um
grande avanço da SPA para fazer de Santos um porto mais moderno, mais seguro e
operacionalmente mais inteligente”, destaca.


Norma para parcerias – A norma que estabelece as diretrizes para parcerias no Porto de
Santos, publicada em setembro, abre um leque de possibilidades para o ecossistema de
inovação que visa a intensificar a cooperação entre a SPA, os terminais portuários,
instituições científicas e tecnológicas, institutos de pesquisa e startups em busca de
soluções compartilhadas para as atividades do Porto de Santos.


Esse regramento integra a agenda de inovação que a SPA deflagrou em 2019 com a
digitalização de serviços e desburocratização de normas com vistas a avançar para o
modelo de Porto 4.0. A Autoridade Portuária também criou um Comitê de Inovação que
concentrará as iniciativas de soluções tecnológicas.


Outro aspecto importante desse processo é a relação Porto-Cidade, visto que estabelece
um envolvimento maior com as universidades por meio de uma interlocução sobre o
novo perfil do trabalhador portuário, de forma que as universidades possam preparar
os graduandos para ocupar os novos postos de trabalho gerados pelos terminais.


Sobre a Wilson Sons
A Wilson Sons é o maior operador integrado de logística portuária e marítima do
mercado brasileiro e oferece soluções da cadeia de suprimento, com mais de 180 anos
de experiência. A Companhia presta uma gama completa de serviços para as empresas
que atuam na indústria de óleo e gás, no comércio internacional e na economia
doméstica. Com presença nacional, atua de forma inovadora, acompanhando as
tendências do mercado.

Sobre a Santos Port Authority
A Santos Port Authority é uma empresa pública vinculada à Secretaria Nacional de
Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) do Ministério da Infraestrutura (Minfra). É
responsável pelo planejamento logístico e pela administração da infraestrutura do Porto
Organizado de Santos, o maior da América Latina, por onde passam 28% das trocas
comerciais brasileiras. Com 7,8 milhões de metros quadrados, o complexo portuário
está localizado a 70 quilômetros da Grande São Paulo e possui 55 terminais, sendo 41
arrendamentos, 8 retroportuários e 6 terminais de uso privado (TUPs), situados em duas
margens, uma em Santos (direita) e outra em Guarujá (esquerda).

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