Tecon Rio Grande recebe o governador do RS

  • 29/07/2021
  • 4 minutos

A Wilson Sons recebeu, nesta quinta-feira (22/7), no Tecon Rio Grande, a visita do governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite. A agenda foi liderada pelo Superintendente da Portos RS, Fernando Estima. O chefe do Executivo gaúcho foi recebido por Paulo Bertinetti, Diretor-Presidente do Tecon Rio Grande, Renê Wlach, Diretor Comercial, e Romildo Bondan, Diretor de Operações. Na pauta, o Projeto Rio Grande – Porto Indústria, que servirá para apresentar o distrito industrial, onde estão instaladas as principais empresas do complexo portuário da cidade, a futuros investidores. O distrito industrial de Rio Grande é o maior do Estado, com 2.580 hectares de área total.

A comitiva que acompanhou o Governador na visita contou com a participação dos secretários estaduais de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal; da Casa Civil, Artur Lemos; e de Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana; além de outras autoridades. 

A visita aconteceu no dia em que foi divulgado que o Porto de Rio Grande teve a maior movimentação dos primeiros seis meses do ano da história. Foram 20,8 milhões de toneladas, considerando importação, exportação e cabotagem de todos os setores produtivos, 4,3% a mais do que em igual período de 2020. A expectativa é de que se feche o ano com crescimento entre 4,5% e 5%. 

Integrante do complexo portuário rio-grandino, o Tecon Rio Grande é o terminal mais automatizado do Brasil, um dos mais importantes terminais de contêineres do País e uma das instalações mais competitivas na América do Sul. Com localização estratégica e equipamentos de ponta, caminha para ser um terminal concentrador de cargas do Cone Sul. Hoje, já recebe as principais linhas marítimas que operam o país e conectam a região do Mercosul com os mais importantes portos estrangeiros. 

Em 2020, em uma parceria da Wilson Sons com Governo do Estado do RS, Portos RS, Marinha do Brasil, Ibama, Ministério Público e Judiciário, foi finalizada a dragagem no Tecon Rio Grande, aumentando seu calado de 12,5 m para 15 m (49,2 pés). Com investimento de R$ 1,8 milhão, a obra do cais do terminal gaúcho é mais uma vantagem, além da capacidade para operar os navios New Panamax, um dos maiores cargueiros do mundo, com 366m de comprimento e capacidade para transportar até 14 mil TEU.

Sobre o Grupo Wilson Sons:  

A Wilson Sons é a maior operadora integrada de logística portuária e marítima do mercado brasileiro e oferece soluções da cadeia de suprimento, com mais de 180 anos de experiência. Com presença nacional, a Companhia presta uma gama completa de serviços para as empresas que atuam na indústria de óleo e gás, no comércio internacional e na economia doméstica, conectando as melhores soluções aos resultados esperados pelos seus clientes.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Martha Becker Connections 

Daniel Rodrigues| [email protected]| (51) 3029-7471 | (51) 99979-0261

Download
Arquivo de download
(285.46 kb)