Wilson Sons aposta em superaplicativo de comunicação para expandir mercado asiático

  • 04/03/2022
  • 6 minutos

Ferramenta multifuncional será utilizada para suporte comercial e
captação de novos clientes

A Wilson Sons, por meio da unidade de negócio Rebocadores, acaba de criar um perfil
no WeChat, plataforma digital chinesa de comunicação. A estratégia da companhia é
investir na comunicação local para dar suporte a ações comerciais e captar novos
clientes. No conteúdo do perfil, 100% em mandarim, a Wilson Sons divulga iniciativas
relevantes da empresa e informações do mercado marítimo e portuário brasileiro.


“Entendemos a necessidade de criar esse canal de comunicação com os nossos clientes.
Queremos nos aproximar mais desse público, entendendo, de forma mais profunda, sua
cultura e utilizando as mesmas ferramentas e linguagens. O relatório da UNCTAD de
2020 evidenciou que mais da metade dos navios da frota mundial são operados por
empresas asiáticas, reforçando ser um mercado estratégico para nós”, explica Elísio
Dourado, diretor comercial de Rebocadores.


Mais de 20% dos clientes e parceiros da unidade de Rebocadores da companhia têm
relação com a China e mais de 25% dos navios atendidos pelo negócio têm o país como
origem ou destino. O mercado asiático faz parte da cadeia de logística portuária da
Wilson Sons desde a compra de minério e grãos, passando pelo navio que conduz o
fluxo, até a exportação de produtos acabados ou fertilizantes para o Brasil.


“A Wilson Sons, como líder no setor de apoio portuário, cresce junto com a parceria de
comércio exterior entre Brasil e China. Em 2021, aumentamos nossa participação nesse
fluxo, principalmente com a exportação de minério de ferro e soja, e até com a
importação de produtos siderúrgicos”, aponta Elísio.


A divisão de Rebocadores, que já tem em seu time comercial duas representantes em
solo chinês, acredita na importância de estreitar o relacionamento com esses clientes.
“Lançamos a conta oficial do WeChat com o intuito de aprimorar ainda mais o
atendimento e a comunicação com esse público, pois nosso objetivo é garantir a melhor
experiência para os nossos clientes.”, comenta Lynn Xiong, especialista de marketing de
Rebocadores, representante da companhia na China.


O WeChat passou a ser considerado, em 2018, o maior aplicativo móvel do mundo com
mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais e é o principal aplicativo utilizado na China,
já que é uma ferramenta multifuncional. O super app possibilita, além de mensagens de
texto, voz e vídeo, compartilhamento de dados e pagamentos, uso corporativo por meio
de um perfil empresarial, dentre outras funcionalidades.


Com uma frota de 80 rebocadores, a maior do Brasil, a Wilson Sons está presente em 25
localidades, cobrindo quase toda a costa brasileira. A companhia conta com a Central de
Operações de Rebocadores (COR), que monitora as embarcações 24 horas por dia, 365
dias por ano. Além disso, tem o Centro de Aperfeiçoamento Marítimo (CAMWS), onde
são realizados treinamentos periódicos das tripulações e projetos específicos de clientes
e outras partes interessadas, com equipe técnica especializada e reconhecida por todo
o mercado, por meio do simulador de manobras próprio da Wilson Sons, que é capaz de
oferecer diferentes cenários operacionais.


A companhia, por meio de sua unidade de negócio, Rebocadores, possui o status de
classe mundial em segurança, padrão de excelência definido pela Du Pont, consultoria
referência mundial no setor, contabilizando mais uma conquista na gestão de SMS
(Segurança, Meio Ambiente e Saúde).


Sobre a Wilson Sons
A Wilson Sons é o maior operador integrado de logística portuária e marítima do
mercado brasileiro, com mais de 180 anos de experiência. A companhia tem
abrangência nacional e oferece soluções completas para mais de 2 mil clientes, incluindo
armadores, importadores e exportadores, indústria de óleo e gás, projetos de energia
renovável, setor do agronegócio, além de outros participantes em diversos segmentos
da economia.

Download
Arquivo de download
(187.52 kb)