Wilson Sons inicia operação do novo rebocador com tecnologia mais sustentável no Porto do Açu
- 02/05/2023
- 11 minutos
WS Rosalvo é a 3ª embarcação construída, no estaleiro da empresa, capaz de reduzir
em até 14% emissão de gases de efeito estufa, e melhorando qualidade do ar
A Wilson Sons, maior operador de logística portuária e marítima do
mercado brasileiro, iniciou as operações do seu novo rebocador, o WS Rosalvo,
com tecnologia mais sustentável no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ).
Evento realizado na quinta-feira (27/04), no porto do Norte Fluminense, marcou
o início das operações da terceira de uma série de seis novas embarcações mais
sustentáveis construídas nos estaleiros da companhia, no Guarujá (SP), no
complexo portuário de Santos, o maior da América Latina.
O novo design hidrodinâmico melhora a eficiência do casco e permite
reduzir em até 14% o consumo de combustível e, consequentemente, as
emissões de gases de efeito estufa. Os rebocadores são os primeiros, no Brasil,
com o padrão Tier III, da Organização Marítima Internacional (IMO), que atesta
a redução de pelo menos 70% de óxidos de nitrogênio, contribuindo para a
melhoria da qualidade do ar nos portos onde operam. Esse padrão é exigido
somente para áreas de controle de emissão, como é o caso de algumas regiões
da América do Norte e Europa, e foi voluntariamente adotado pela Wilson Sons.
O WS Rosalvo, da classe RSD 2513, tem notação escort tug e
equipamento de combate a incêndio certificado FIFI-1, com vazão de 2.400m³
de água por hora. Seu design é da Damen Shipyards e possui 24 metros de
comprimento e 13 metros de boca (largura). A embarcação opera avante e a ré
com a mesma eficiência, podendo ser usada tanto em manobras portuárias
quanto em rebocagem oceânica. O bollard pull (tração exercida no cabo de
manobra) é de mais 90 toneladas, fazendo do novo rebocador o mais potente e
sustentável em operação no Brasil, ao lado do WS Centaurus e do WS Orion.
O WS Rosalvo possui as mesmas características do WS Centaurus e do
WS Orion, e passa a integrar a frota de 81 rebocadores da companhia, a maior
e mais moderna do País. Os dois primeiros novos rebocadores, que entraram
em operação, em julho e em outubro do ano passado, respectivamente, já
realizaram, no total, cerca de 650 manobras. Com a entrega do WS Rosalvo, a
Wilson Sons chega à marca de 151 embarcações construídas em seus
estaleiros. Todos estes rebocadores foram construídos com recursos do Fundo
da Marinha Mercante (FMM), e tiveram como agente financeiro o BNDES.
“O WS Rosalvo demonstra a relevância da inovação e da sustentabilidade
para a Wilson Sons, reafirmando o pioneirismo da companhia, no mercado
brasileiro, com projetos modernos na construção e operação dos novos
rebocadores, cada vez mais necessários diante de uma demanda crescente nos
portos por embarcações mais potentes para atender grandes navios de maneira
mais sustentável”, afirma Márcio Castro, diretor-executivo de Rebocadores da
Wilson Sons.
A parceria entre a Wilson Sons e o Porto do Açu, reforçada com o início
das operações do WS Rosalvo, também reflete o ambiente de colaboração
operacional entre as empresas, iniciada em 2016, além da criação em 2022 do
Cubo Maritime & Port, o primeiro hub de inovação dedicado a soluções
portuárias e de transporte aquaviário da América Latina. O hub é uma parceria
da Wilson Sons com Cubo Itaú, Porto do Açu, Hidrovias do Brasil e Radix, para
proporcionar a integração entre as diversas pontas do ecossistema e acelerar a
inovação no setor marítimo-portuário latino-americano.
“A Wilson Sons é uma grande parceira do Porto do Açu, tanto nas
operações quanto em inovação marítima e portuária. Estamos juntos em
operações desde o início das operações do Porto do Acu, como também no hub
do Cubo Itaú, em São Paulo, e também no Blue Rio, programa colaborativo de
economia azul no estado fluminense. Desde 2016 a companhia atua no portoindústria, prestando serviços de excelência. Para nós também é muito importante participar da homenagem prestada ao Rosalvo, cujo nome batiza o novo rebocador da WS, e que foi também nosso colaborador no Açu”, afirma
Vinícius Patel, Diretor de Administração Portuária do Porto do Açu.
“Procuramos entender as necessidades do cliente para otimizar as suas
operações nos portos, utilizando toda a expertise da Wilson Sons e a tecnologia
dos nossos rebocadores. O Porto do Açu é um parceiro estratégico para nossa
companhia e, com o WS Rosalvo, pretendemos agregar valor e aumentar a
produtividade das operações, em um mercado que demanda cada vez mais
projetos sustentáveis”, diz Elísio Dourado, diretor Comercial de Rebocadores da
Wilson Sons.
Por meio de suas unidades de negócio, a Wilson Sons participa da
operação de mais de 50% de todos os navios que atracam nos portos brasileiros,
provenientes do exterior ou de alguma localidade da nossa costa por meio de
navegação de cabotagem. Há mais de uma década, todas as embarcações da
companhia são monitoradas remotamente 24/7 na Central de Operações de
Rebocadores (COR) própria da empresa, em Santos, proporcionando maior
segurança, eficiência e sustentabilidade às operações. A Wilsons Sons também
é pioneira no controle de velocidade das suas embarcações para a redução de
consumo de combustível. Por meio da COR, a companhia estima que obtém
uma redução de 5% no consumo e, consequentemente, nas emissões
atmosféricas.
”Buscamos garantir as melhores práticas operacionais e socioambientais
nas nossas operações, renovando o compromisso de reduzir as emissões. As
três novas embarcações mais sustentáveis são as primeiras no segmento de
apoio portuário no Brasil a se adequarem, de forma voluntária, às diretrizes de
prevenção de poluição de navios da Organização Marítima Internacional,
trazendo para o País padrões de eficiência inéditos. Temos um papel importante
no desenvolvimento socioeconômico do País, executando nossa estratégia em
direção a um futuro cada vez mais sustentável”, destaca Monica Jaén, diretora
de Sustentabilidade da Wilson Sons.
Sobre a Wilson Sons
A Wilson Sons é o maior operador de logística portuária e marítima do mercado
brasileiro, com mais de 185 anos de experiência. A companhia tem abrangência
nacional e oferece soluções completas para mais de 5 mil clientes, incluindo
armadores, importadores e exportadores, indústria de energia offshore, projetos
de energia renovável, setor do agronegócio, além de outros participantes em
diversos segmentos da economia.
Sobre o Porto do Açu
Localizado na região norte do Rio de Janeiro, o Porto do Açu é o maior complexo
porto-indústria de águas profundas da América Latina. Em operação desde
2014, é administrado pela Porto do Açu Operações, uma parceria entre a Prumo
Logística, controlada pelo EIG, e o Porto de Antuérpia-Bruges Internacional. Ao
todo são 20 empresas já instaladas e entre clientes e parceiros, sendo várias
delas companhias de classe mundial. Com atividades de minério, petróleo e gás
consolidadas e em expansão, o Açu pretende acelerar a industrialização com
foco em projetos de baixo carbono, sendo reconhecido como o porto da transição
energética no país.
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