Wilson Sons já realizou mais de 500 manobras com WS Centaurus, rebocador pioneiro, no Brasil, em tecnologia mais sustentável

  • 29/06/2023
  • 9 minutos

No primeiro ano de operação, embarcação, que permite reduzir emissões de gases
de efeito estufa, com menor consumo de combustível, em até 14%, atua em São Luís apoiando as manobras de grandes navios

A Wilson Sons, líder de logística portuária e marítima do mercado brasileiro,
completou neste mês, o primeiro ano de operações do rebocador WS Centaurus,
pioneiro no País na utilização de tecnologia mais sustentável. Já foram realizadas
mais de 500 manobras pelo WS Centaurus, em apoio às operações de atracação
e desatracação nos terminais de Ponta da Madeira, Itaqui e Alumar, em São Luís
(MA), atendendo navios de grande porte usados para exportação, que
transportam até 400 mil toneladas de carga.

Em Ponta da Madeira, o WS Centaurus dá apoio a navios que transportam carga
de minério de ferro. Já no porto de Itaqui, o rebocador atua em operações de
navios com cargas, por exemplo, de diesel, milho, soja, fertilizantes e celulose.

Primeiro da série de seis novas embarcações com tecnologia mais sustentável, o
WS Centaurus foi construído no estaleiro da companhia no Guarujá (SP), no
complexo portuário de Santos. Com projeto da Damen Shipyards (RSD 2513), seu
casco apresenta hidrodinâmica mais eficiente que reduz em até 14% o consumo
de combustível fóssil, e, com isso, as emissões de gases de efeito estufa. As
duplas quilhas (twin fins) melhoram a navegabilidade e aumentam a capacidade
de arrasto nas manobras, garantindo menor consumo de combustível e, assim,
menos emissões.

O rebocador também foi o primeiro, no Brasil, com o padrão IMO Tier III, da
Organização Marítima Internacional, que promove a redução das emissões de
óxido de nitrogênio em mais de 75%, contribuindo para melhorar a qualidade do ar
nos portos. O padrão é exigido em regiões da América do Norte e Europa. “O WS
Centaurus é um marco nas operações de rebocagem no País. O rebocador, junto
ao WS Orion, lançado em outubro do ano passado, vem contribuindo para dar mais
eficiência e sustentabilidade à frota de 11 rebocadores da companhia que atua em
São Luís. A demanda por embarcações potentes vem crescendo nos portos do
Brasil, em razão dos navios de grande porte que chegam a terminais como o de
Ponta da Madeira para movimentação de minério de ferro, assim como dos
grandes conteineiros de 360 metros que vão operar em águas brasileiras”, afirma
Márcio Castro, diretor-executivo da divisão de Rebocadores da Wilson Sons.

Com mais de 90 toneladas de bollard pull (tração exercida no cabo de manobra),
os novos rebocadores da Wilson Sons, que têm 25 metros de comprimento e 13
metros de boca (largura) e possuem certificação de combate a incêndio (Fi-Fi 1),
são os mais potentes em operação no Brasil. A embarcação opera avante e a ré
com a mesma eficiência, podendo ser usada tanto em manobras portuárias quanto
em rebocagem oceânica.

A companhia conta com Central de Operações de Rebocadores (COR) própria, em
Santos (SP), que monitora em tempo real a frota de 81 rebocadores, distribuídos
em toda a costa brasileira, definindo o melhor momento para a movimentação das
embarcações, bem como a velocidade ideal para garantir maior eficiência no
consumo de combustível e, assim, a redução de emissão de gases de efeito estufa.
A Wilsons Sons é pioneira no controle de velocidade de suas embarcações para
consumir menos combustível.

A companhia estima que, por meio da COR, obtém redução de 5% no consumo de
combustíveis e, consequentemente, nas emissões atmosféricas. O monitoramento
das operações pela central garante uma navegação segura, evitando-se áreas
com baixa profundidade ou com obstáculos, garantindo assim a maior
disponibilidade das embarcações para operação.

“Em nossas linhas estratégicas, em sustentabilidade, temos como objetivo
consolidar um legado na agenda ESG. Enxergamos a tecnologia como aliada da
infraestrutura marítima e portuária e da sustentabilidade no setor, por meio de
melhorias operacionais, da busca por ganhos de eficiência energética e da
produtividade em nossa indústria. Temos como ambições reduzir a pegada de
carbono da operação e da cadeia de valor, impulsionar a inovação, as estratégias
de investimentos e a descoberta de soluções que contribuam com a agenda
climática, considerando a eficiência energética”, ressalta a diretora de
Sustentabilidade, Monica Jaén.

Para Mateus Melo, gerente regional Norte da Wilson Sons, o WS Centaurus e o
WS Orion mostram a importância das operações da companhia no Norte do País,
especialmente as que envolvem navios da Vale em Ponta da Madeira.

“Devido ao nosso posicionamento estratégico e atuação, na região, com uma frota de rebocadores dimensionada para acompanhar o desenvolvimento dos portos do Arco Norte, atendemos a Vale, há mais de 35 anos, em operações eficientes e seguras em Ponta da Madeira. Acompanhamos o crescimento do tamanho dos navios, entregando também rebocadores mais seguros e mais potentes. Hoje, a Wilson Sons é a empresa com maior disponibilidade de rebocadores e com maior abrangência de atendimento nos portos do Arco Norte”, explica Mateus.

Sobre a Wilson Sons
A Wilson Sons é o maior operador de logística portuária e marítima do mercado
brasileiro, com mais de 185 anos de experiência. A companhia tem abrangência
nacional e oferece soluções completas para mais de 5 mil clientes, incluindo
armadores, importadores e exportadores, indústria de energia offshore, projetos
de energia renovável, setor do agronegócio, além de outros participantes em
diversos segmentos da economia.

Informações para a imprensa
Danthi Comunicação Integrada

Gustavo Villela – [email protected] / (21) 99124-5158
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