Wilson Sons vê oportunidades para Agência Marítima no mercado de grãos
- 02/05/2022
- 5 minutos
Aumento da produção e demanda externa aquecida devem elevar exportações
em 2022, avaliam entidades do setor
Proprietária da maior Agência Marítima independente do Brasil, a Wilson Sons busca expandir
sua oferta de serviços para exportadores e importadores do mercado de grãos. A expectativa
para a próxima safra é de crescimento de 5,4%, um acréscimo de 13,8 milhões de toneladas em
relação ao ciclo anterior, de acordo com projeções da companhia.
“É um mercado promissor e estamos atentos às oportunidades. O Brasil é um grande produtor
de grãos. Aliado a isso temos um cenário de demanda externa aquecida, com alta nos preços
das commodities”, avalia Stephanie Pires, analista comercial da Agência Marítima. A Wilson
Sons agenciou 75 navios em 2021, em nove portos, que transportaram 3.685.350 toneladas
de grãos, sendo 3.150.382 toneladas para exportação e 534.968 toneladas para importação.
Nos dois primeiros meses deste ano, relata a analista, o destaque foi a exportação de soja,
com alta de 324% em comparação ao mesmo período de 2021. Dados da Associação Nacional
dos Exportadores de Cereais (ANEC) mostram que o Brasil vendeu, em 2021, mais de 86
milhões de toneladas da commodity para outros países, 5,2% a mais do que em 2020. Foram
exportados ainda quase 17 milhões de toneladas de farelo de soja, 0,37% acima do ano
anterior.
A China é o principal parceiro comercial do agronegócio brasileiro e o maior comprador de
soja. “Quando falamos do mercado chinês, precisamos ser estratégicos comercialmente,
tendo em vista que há alguns anos eles são um parceiro comercial forte do Brasil,
principalmente no que tange à alimentos, e a cadeia logística dos grãos está inserida nesse
cenário. Ter uma representante comercial chinesa é parte dessa estratégia, pois facilita o
contato direto, bem como a comunicação em mandarim.”, conta Luiz Maluza, gerente
comercial do Agenciamento.
Para responder ao crescimento da demanda, a Agência Marítima da Wilson Sons vem se
preparando. Hoje, conta com agências parceiras fora do país, que fornecem informações
privilegiadas dos mais importantes complexos portuários estrangeiros. O time de Inteligência
de Mercado também produz e envia semanalmente para os clientes relatórios com os
números de exportação e importação de grãos de todos os portos brasileiros.
A Wilson Sons desenvolveu ainda o WS Connect, um aplicativo em que o cliente acessa todas
as informações a respeito da operação (datas, condições de descarga, documentos e fotos),
consulta de programação dos navios, manuais dos portos, relatórios de estatísticas de grãos,
além de notícias relevantes dos terminais portuários brasileiros.
“A dinâmica do mercado de grãos demanda uma entrega constante e completa de
informações, e para isso buscamos analisar a forma mais assertiva de prestar nossos serviços.
Estamos sempre nos movimentando em direção às necessidades dos nossos clientes”,
destaca Flávia Carvalho, gerente geral de Agenciamento.
A Agência Marítima é a unidade de negócios mais antiga da Wilson Sons, fundada há 184
anos. A divisão está presente nos principais portos brasileiros, com 18 filiais próprias. Em
2021, atendeu a mais de 1.730 escalas, em diversos segmentos como minério, carvão, aço,
açúcar, grãos, fertilizantes, químicos e líquidos.
Sobre a Wilson Sons
A Wilson Sons é o maior operador integrado de logística portuária e marítima do mercado
brasileiro, com mais de 180 anos de experiência. A companhia tem abrangência nacional e
oferece soluções completas para mais de 2 mil clientes, incluindo armadores, importadores e
exportadores, indústria de óleo e gás, projetos de energia renovável, setor do agronegócio,
além de outros participantes em diversos segmentos da economia.