- Home
- Sustentabilidade
O crescimento sustentável com geração de valor no longo prazo tem como base a Agenda Global de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Por isso, em 2009, a Wilson Sons assumiu o compromisso público de implementar os dez Princípios do Pacto Global nas suas estratégias de negócio, contribuindo ativamente para os avanços relacionados ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. Para saber mais sobre a Comunicação de Progresso da Wilson Sons como signatária do Pacto Global, acesse www.pactoglobal.org.br.
Reafirmando seu compromisso com a agenda, a companhia definiu um modelo de atuação que visa gerar e proteger valor do negócio, conectando a gestão de sustentabilidade aos seus objetivos estratégicos, vinculados à adoção de melhores práticas de ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance). Esse modelo de sustentabilidade corporativa foi consolidado a partir da definição de temas sociais e ambientais, prioritários para a construção das diretrizes estratégicas.
Na Wilson Sons, a matriz de materialidade foi construída por meio da análise de diferentes fontes interessadas nas questões sociais e ambientais inerentes à sustentabilidade da empresa e seguindo as diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI). Desta forma, foram analisados os contextos de mercado global, as práticas de referência em ESG, além de tendências e temas futuros para o setor marítimo. Por meio de entrevistas com a alta e média liderança executiva da empresa, investidores, estudiosos do segmento de logística e transporte, fornecedores e clientes, foram consolidadas as percepções e preocupações acerca dos temas prioritários de sustentabilidade para a Wilson Sons.
Em 2019, realizamos a primeira atualização da nossa matriz de materialidade, inicialmente definida em 2015. A seleção dos temas materiais, que teve início a partir da revisão dos contextos interno e externo a Wilson Sons, baliza os relatórios oficiais da empresa. Em 2023, além de uma nova atualização da matriz de materialidade, a revisão considera o princípio da dupla materialidade.
Sendo assim, a matriz materialidade da companhia (versão 2019) determina os temas e questões sociais e ambientais prioritários para reduzir impactos e criar oportunidades de negócio cada vez mais benéficas à sociedade e ao meio ambiente.
Com a crescente demanda do mercado por análises do desempenho ESG das empresas e buscando adotar as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, a Wilson Sons realizou em 2021, sua primeira avaliação de sustentabilidade corporativa. A avaliação aplicada pela S&P Global utiliza critérios robustos definidos em parceria com instituições líderes nas temáticas sociais e ambientais e abordou temas específicos para o setor de Transporte e Infraestrutura de Transportes.
Confira as nossas ações:
Saúde Ocupacional, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho (SMS) tem destaque estratégico em nossos negócios.
