Fundada em 1837, em Salvador/BA, a Wilson Sons é uma empresa brasileira e, desde 2007, está listada na B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão (B3), a Bolsa de Valores Brasileira. Em 2021, passamos a integrar os Segmentos do Novo Mercado por meio do ticket PORT3, segmento listado na B3 no qual estão as empresas com melhores práticas de governança. Também nos beneficiamos da experiência de nosso controlador, o Ocean Wilsons Group, listado na Bolsa de Valores de Londres há mais de meio século via Ocean Wilsons Holdings Ltd.
- Ação listada no Novo Mercado da B3 (segmento com melhores práticas de governança);
- Sete membros do Conselho de Administração;
- Dois conselheiros independentes;
- 100% de direito tag-along para todos os acionistas minoritários;
- Classe única de ações, com direitos iguais de voto;
- Resultados financeiros divulgados trimestralmente em padrão IFRS;
- Cargos separados de Presidente do Conselho e CEO;
- Pelo menos quatro reuniões do Conselho de Administração realizadas anualmente;
- Aprovação do Conselho de Administração para todos os projetos acima de R$ 25 milhões;
- Divulgação das atas de reuniões do Conselho de Administração;
- Comitê de Auditoria Estatutário;
- Diretrizes de governança corporativa aprovadas pelo Conselho de Administração;
- Padrões profissionais de conduta empresarial;
- Código de conduta ética;
- Guia anticorrupção;
- Políticas de divulgação e negociação.
Fonte: Itaú Unibanco (atualizado em 29 de junho de 2021).
O nosso Código de Ética e Conduta Empresarial expressa os valores que norteiam a governança corporativa e o relacionamento com todos os stakeholders. O documento apresenta diretrizes para a adoção de uma atuação uniforme de integridade no gerenciamento e desenvolvimento de negócios.
Possuímos um Guia Anticorrupção, que contém diretrizes que objetivam disseminar os valores morais e éticos que norteiam as diversas unidades de negócio. O manual, em conjunto com o Código de Ética e Conduta Empresarial, representa nossas principais diretrizes voltadas à integridade. Somos signatários do Pacto Global das Nações Unidas e estamos comprometidos com o seu décimo princípio no combate a todas as formas de corrupção, desenvolvendo proativamente políticas internas para essa finalidade.
Além disso, disponibilizamos um canal de denúncias independente, pelo qual nossos colaboradores e outros stakeholders podem relatar situações e condutas antiéticas, além de realizarmos, anualmente, um programa de treinamentos em integridade.
Considerando as estruturas de prevenção, contamos com os departamentos de compliance, gestão integrada de riscos, gestão de controles internos e auditoria interna, para promover a eficiência e eficácia do nosso ambiente de controles e reduzir riscos.
Por fim, o Comitê de Ética é responsável por tratar relatos pertinentes ao assunto e deliberar a respeito deles com total independência, além de acompanhar as ocorrências em andamento e resolver os conflitos que não estejam previstos no Código de Conduta Ética e Guia Anticorrupção. O Comitê é responsável, ainda, por assegurar que o Conselho de Administração esteja ciente dos assuntos que possam causar impacto à imagem da Wilson Sons.
Nosso Conselho de Administração é formado por profissionais com sólida experiência em diferentes campos de atuação e visa promover a prosperidade de longo prazo aos acionistas. O Conselho é responsável por definir a estratégia da Companhia, julgar de forma independente as questões de risco e desempenho, e supervisionar as ações da Diretoria Executiva através da aprovação de projetos relevantes e avaliação de resultados.
Além disso, o Conselho também é responsável por aprovar as divulgações de resultados trimestrais e anuais, e os anúncios de dividendos.
O Estatuto Social da Companhia prevê a formação do Conselho de Administração, compreendendo, no mínimo, cinco membros, com mandatos de até dois anos, permitida a reeleição. As reuniões do Conselho são realizadas trimestralmente, e, extraordinariamente, quando convocadas por qualquer membro do Conselho.
Nossa estratégia de gerenciamento integrado de riscos procura maximizar as oportunidades, reduzir as incertezas e superar os desafios que se apresentam. Contamos com uma política de Gestão Integrada de Riscos formalizada, com um processo estruturado e aplicável a toda a organização, para possibilitar a identificação, avaliação, resposta, monitoramento e reporte de riscos, apoiando a tomada de decisões estratégicas, em conformidade com as melhores práticas de mercado. O processo de gestão integrada de riscos está alinhado às diretrizes do nosso Conselho de Administração e Diretoria Executiva, que definem objetivos, metas e limites para o gerenciamento da área, bem como monitoram a execução da política e o cumprimento das normas relacionadas à gestão de riscos.
Em 2023, a Wilson Sons recebeu o selo "Pró-Ética", um reconhecimento que resulta da colaboração entre os setores público e privado para promover um ambiente corporativo mais íntegro, ético e transparente no Brasil. A conquista deste selo evidencia o comprometimento da empresa em adotar medidas voluntárias de integridade, prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção e fraude, reafirmando seu papel na construção de relações empresariais baseadas na ética e na transparência.
Fomos reconhecidos pela ANEFAC - Associação Nacional de Executivos por nossas práticas de transparência e qualidade das informações contábeis da companhia.