- Home
- Sustentabilidade
- Meio Ambiente
Para nós, os temas relacionados ao meio ambiente são gerenciados estrategicamente, pois são vistos como elementos-chave no desenvolvimento sustentável dos nossos negócios e fundamentais entre os nossos valores corporativos.
Manter um sistema de gestão ambiental em todas as nossas atividades a fim de garantir o cumprimento da legislação, mitigar impactos ambientais e promover a melhoria contínua. Além de reduzir a pegada de carbono, impulsionar a inovação e encontrar soluções que contribuam com a agenda climática e gerem novas oportunidades.
Buscamos adotar as melhores práticas do setor de logística marítima e portuária, concentrando nossos esforços em pilares fundamentais relacionados às questões ambientais: gestão de resíduos, recursos hídricos, biodiversidade e mudanças climáticas.
Água, resíduos e biodiversidade
A Wilson Sons promove a gestão eficiente da água em suas operações, adaptando-se às necessidades específicas de cada negócio, e realiza o tratamento adequado dos efluentes, em total conformidade com a legislação vigente, antes do descarte. Quanto à gestão de resíduos, nosso foco é reduzir a geração desses materiais, ampliar a reutilização e reciclagem, e garantir a destinação final ambientalmente adequada.
Operando ao longo da costa brasileira e em navegação interior, temos especial preocupação com os impactos potenciais de nossas atividades na biodiversidade, especialmente na fauna marinha e costeira do Brasil. Comprometemo-nos a garantir que todas as nossas operações cumpram integralmente os requisitos dos respectivos licenciamentos ambientais.
Confira alguns exemplos de ações que promovemos juntos aos negócios da companhia:
- Sistemas de reaproveitamento de efluentes gerados após a lavagem dos equipamentos.
- Projeto Aterro Zero, onde são adotadas medidas para diminuir a destinação de resíduos para aterros sanitários, dando fins mais nobres aos resíduos e rejeitos das operações.
- Auditorias presenciais, nos fornecedores críticos relacionados à gestão de resíduos sólidos.
- Projeto Parque dos Naufrágios Artificiais, onde doamos rebocadores desativados para se tornarem recifes artificiais, estimulando o desenvolvimento da biodiversidade marinha de Pernambuco. A Companhia realiza doações de rebocadores desativados, que são afundados em locais licenciados pelo órgão ambiental com o objetivo de criar recifes artificiais.
As mudanças climáticas têm o potencial de impactar profundamente toda a cadeia global de logística marítima, tornando-se um tema central na estratégia de desenvolvimento da Wilson Sons. A empresa tem aprimorado sua gestão neste campo, alinhando-se aos mais altos padrões internacionais para identificar, mensurar e elaborar planos de ação em resposta aos riscos e oportunidades climáticos associados às suas operações.
Estamos engajados em ações de combate às mudanças climáticas. Conheça as iniciativas dessa linha estratégica:
- Adesão ao Task Force on Climate-Related Financial Disclosure (TCFD) para reporte climático;
- Monitoramento e reporte voluntário das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), que foi reconhecido pelo 3º ano consecutivo com o Selo Ouro no Programa GHG Protocol;
- Adesão ao Carbon Disclosure Project (CDP), com desempenho acima da média no segmento;
- Implantação dos primeiros guindastes sobre rodas elétricos do Brasil, no Tecon Salvador e no Tecon Rio Grande;
- Implantação dos primeiros tratores de pátio elétricos em terminais no País.
Garantimos eficiência energética, por meio de ações de redução do consumo de energia e projetos de reaproveitamento de recursos hídricos. Algumas iniciativas dessa linha estratégica:
- Uso mais eficiente do combustível marítimo, supervisionado pela Central de Operações de Rebocadores (COR);
- Retrofit dos sistemas de iluminação, reduzindo o consumo de eletricidade no Tecon Rio Grande e nos Estaleiros;
- Novos rebocadores com redução de até 14% do consumo de combustível e emissões de gases de efeito estufa e uma redução de 70% de óxidos de nitrogênio.
O compromisso com o monitoramento contínuo de métricas relevantes para o clima, facilita o gerenciamento eficaz de riscos e oportunidades relacionados à agenda de sustentabilidade. Desde 2013, publicamos proativamente nosso Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no registro público, do Programa Brasileiro GHG Protocol.
Estamos em uma jornada contínua em busca das melhores práticas ambientais, sociais e de governança, atuando com o compromisso de aplicá-las com transparência na condução dos nossos negócios.
O Relatório de Sustentabilidade da Wilson Sons, guiado pelo padrão da Global Reporting Initiative (GRI), é parte dessa trajetória e apresenta iniciativas, projetos e os resultados ESG da companhia.