A
Acostar ou atracar - Encostar uma embarcação em um cais.
Aduaneiro - De, ou relativo à aduana ou alfândega. Diz-se do imposto devido pela importação de mercadorias: pode ser chamado imposto aduaneiro ou alfandegário.
Água de Lastro - Recurso usado pelas embarcações, que por meio de tanques específicos armazenam água para manter a sua estabilidade. A distribuição da água de lastro nos diversos tanques ajuda a balancear os pesos na embarcação, de acordo com a disposição das cargas, e é necessária para a navegação segura de embarcações que não estejam a plena carga.
Amarração - Amarrar uma embarcação com cordas aos cabeços existentes em um cais.
Ancoradouro, ou fundeadouro - Local onde a embarcação lança âncora para aguardar a entrada no porto.
Área de Influência, ou Hinterlândia - Região para onde se destinam, ou de onde advém, o principal volume das cargas destinadas ao comércio exterior ou à cabotagem em um determinado porto, aeroporto ou posto de fronteira.
Área do Porto Organizado - Área e instalações portuárias (ancoradouros, docas, cais, pontes e píeres de atracação e acostagem, terrenos, armazéns, edificações e vias de circulação interna, infraestrutura de proteção e acesso aquaviário ao porto) localizadas sob a jurisdição de uma autoridade portuária.
Área Primária, ou Zona Primária - Área sob controle aduaneiro nas quais são efetuadas operações de carga e descarga de mercadorias procedentes ou destinadas ao exterior. São faixas internas de portos, aeroportos e locais habilitados na fronteira terrestre, além de outras áreas e recintos alfandegados, como pátios, silos, armazéns e terminais.
Armazém Alfandegado - Armazém próprio e munido das autorizações e procedimentos para recepção de carga estrangeira ou direcionada ao estrangeiro.
Arrendatária - Pessoa jurídica que tenha celebrado contrato de arrendamento para explorar, por tempo determinado, áreas e instalações afetas à movimentação portuária localizadas dentro dos limites de um porto organizado.
Arrumação - Modo de arrumar, de maneira metódica, a carga que vai ser transportada em um navio. A arrumação é de grande importância para a estabilidade da embarcação e para evitar a ocorrência de acidentes e avarias.
Armazenagem de Genset - Refere-se ao processo de armazenamento de geradores de energia (Genset) dentro de um terminal portuário ou em áreas de armazém. O termo Genset vem de "Generator Set", que é um conjunto de gerador de energia elétrica utilizado em diversas operações, incluindo o fornecimento de energia elétrica para contêineres refrigerados (reefers) durante o transporte marítimo, quando não há conexão direta à rede elétrica no porto.
Autoridade Portuária - Instituição que detém os direitos de exploração e gestão da operação portuária e de suas tarefas acessórias na área do porto público. A movimentação de cargas, gestão de processos e a prestação de serviços podem ser realizadas ou diretamente pela autoridade portuária, ou mediante concessão de áreas ou direitos. No caso da Autoridade Portuária de Santos, este papel é exercido pela SPA.
ACT do OGMO – Refere-se ao acordo Coletivo de Trabalho firmado entre os sindicatos dos trabalhadores portuários e as entidades empregadoras representadas pelo OGMO (Órgão Gestor de Mão de Obra dos Portos).
Alteração de Set Point - Um set point é o valor predefinido ou desejado para uma variável em um sistema, como temperatura, pressão, velocidade ou carga. A alteração de set point refere-se ao processo de modificar esse valor de referência para ajustar o desempenho ou a operação de um sistema, de acordo com as necessidades ou condições do momento.
Amarração - Refere-se ao processo de prender ou fixar uma embarcação a um ponto de ancoragem, como um cais, doca ou plataforma, utilizando cabos, cordas ou âncoras. O objetivo da amarração é garantir que o navio ou embarcação permaneça estável e segura durante o tempo em que está atracado, prevenindo movimentos indesejados devido a correntes, ventos e ondas.
B
Bacia de Evolução - Área especial, fronteiriça às instalações de acostagem, destinada às manobras de navios. São necessárias às operações de atracação e desatracação das embarcações no porto.
Berço de Atracação - Seção do cais do porto equipada para a atracação de um navio, e destinada a esse fim, análoga à vaga de estacionamento para veículos automotores.
Box – Rate – Se refere à tarifa cobrada por contêiner (box) movimentado.
Box-Rate (SHINC) - Se refere à tarifa cobrada por contêiner (box) movimentado, sem incidência de serviço extraordinário.
Box-Rate (SHEX) - Se refere à tarifa cobrada por contêiner (box) movimentado, com incidência de serviço extraordinário.
Bombordo - Lado à esquerda da embarcação quando o observador olha, de dentro desta, para a sua proa.
Boreste, ou Estibordo - Lado à direita da embarcação quando o observador olha, de dentro desta, para a sua proa.
Break Bulk - Expressão do transporte marítimo que significa a carga ou o seu transporte em unidades, sejam soltas ou fracionadas.
Bulk Cargo - Carga a granel, ou seja, sem embalagem, cujas quantidades geralmente são medidas por peso.
Bulk Carrier - Navio próprio para o transporte de cargas a granel.
Bunker - Combustível para navios.
C
Cabeço de Amarração - Coluna de ferro de altura reduzida encravada à beira do cais ou junto à borda de uma embarcação para nela se amarrarem as cordas que mantêm o navio atracado, junto ao cais.
Cabotagem - Navegação doméstica, em águas do mesmo país, em oposição à navegação de longo curso.
Cábrea - Espécie de guindaste, geralmente instalado sobre embarcação flutuante.
Cais - Costado do porto, onde atracam as embarcações.
Calado - Designação dada à profundidade em que se encontra o ponto mais baixo da quilha de uma embarcação em relação à linha d’água (superfície da água). É a profundidade necessária para a navegação segura daquela embarcação.
Canal do Porto - Extensão do estuário do Porto de Santos adequada para o tráfego de embarcações de grande porte, compreendendo desde a área de fundeio até os berços de atracação.
Capatazia - Atividade de gestão das mercadorias nas instalações de uso público, compreendendo o recebimento, conferência, transporte interno, abertura de volumes para a conferência aduaneira, manipulação, arrumação e entrega, bem como o carregamento e descarga de embarcações quando efetuados por aparelhamento portuário.
Carga Geral - Nome que se dá à carga conteinerizada ou solta, embalada ou não. Exemplos dessa modalidade de cargas incluem pás eólicas, grandes transformadores, fardos e bobinas de papel e celulose, veículos, produtos em tambores, entre outros.
Carta Náutica - Representação gráfica das principais características de determinado trecho de navegação, contendo o desenho do perfil da costa e de seus acidentes.
Carga Consolidada - É um termo utilizado no contexto logístico e portuário que se refere à união de diferentes pequenas remessas de mercadorias de vários remetentes em uma única carga maior, com o objetivo de otimizar o transporte e reduzir os custos. A consolidação é feita antes da carga ser embarcada para o destino final, com a mercadoria sendo agrupada ou consolidada em um único contêiner ou unidade de transporte.
Commodities - Qualquer bem em estado bruto, geralmente de origem agropecuária ou de extração mineral ou vegetal, produzido em larga escala mundial e com características físicas homogêneas.
Companhia Docas - Denominação geral dada às empresas vinculadas ao Governo Federal para gestão dos portos públicos. A SPA é uma companhia docas.
Complexo Soja - Conjunto de produtos que compreende o grão, o farelo e o óleo de soja.
Conferente - Profissional responsável pela verificação de uma conta, de mercadorias, dinheiro e outros valores e bens no navio.
Contrato de Arrendamento - Contrato celebrado com a União ou com sua concessionária, por meio de licitação, estabelecendo o direito de uso e exploração de área portuária localizada dentro dos limites da área de um porto organizado (definido pela Lei 8.630/93 e posteriormente pela 12.815/2013).
Contêiner - Também chamado contentor ou cofre de carga, é uma caixa metálica destinada ao transporte de cargas, principalmente na medida de 20 ou 40 pés, que tenha estrutura para engate dos equipamentos de movimentação.
Clip-ons - É um termo utilizado no contexto portuário para se referir a dispositivos de amarração utilizados para fixar containers ou outras cargas nos navios durante o processo de transporte. São dispositivos de segurança que "se prendem" (daí o nome "clip") à estrutura do navio ou do container, garantindo que a carga não se mova durante a travessia marítima, evitando danos ou acidentes.
Convés - O pavimento mais alto contínuo de uma embarcação, que se estende da popa à proa e de um bordo a outro.
Cut and Run - É uma expressão usada no contexto portuário e marítimo, que se refere a uma prática de um navio ou embarcação deixar rapidamente o porto ou a área de ancoragem sem cumprir com as formalidades de saída, como o processo de despacho aduaneiro ou outras regulamentações.
D
Defensa - Estrutura amortecedora, fixa ao cais, utilizada para absorver os impactos de embarcações atracadas ou durante a operação de atracação.
Demurrage - Multa por sobreestadia a ser paga pelo contratante de um navio, quando este permanece em um porto por mais tempo do que o acordado em contrato.
Desembaraço - Ato ou efeito de legalmente retirar as cargas ou desembarcar os passageiros de uma embarcação ou qualquer outro veículo.
Despachante - Agente que trata do desembaraço das mercadorias junto aos órgãos alfandegários.
Deadweight - É um termo utilizado no setor marítimo para se referir à capacidade total de carga de uma embarcação, incluindo a carga, o combustível, a água, a tripulação, o lastro e outros itens necessários para o funcionamento do navio. Em outras palavras, é o peso máximo que um navio pode carregar sem ultrapassar seus limites de segurança.
Deadline - Refere-se ao prazo final ou limite de tempo para a realização de uma determinada atividade ou operação dentro do porto, como o carregamento ou descarregamento de uma embarcação, ou seja, é o horário máximo em que a carga ou descarga de um navio deve ser concluída para que o navio possa deixar o porto a tempo e seguir sua viagem.
Dolfim - Coluna de concreto fincada no fundo do mar que aflora à superfície e serve para atracar (dolfim de atracação) ou para amarrar (dolfim de amarração) navios. Em alguns casos dispensam os cais corridos.
Draga - Embarcação apropriada para escavar ou sugar o fundo de regiões submersas pouco profundas, removendo depósitos, entulhos, lama, lodo ou outros materiais.
Dragagem - Obra ou serviço de engenharia que afeta o perfil topográfico de áreas submersas visando seu aprofundamento, alargamento, expansão ou manutenção contra o assoreamento.
Duto - Tubulação que tem por finalidade conduzir vários tipos de granéis sólidos, líquidos ou gasosos: mineroduto – quando transporta minérios; oleoduto – quando transporta óleo; gasoduto – quando transporta gás.
DTA – “Declaração de Trânsito Aduaneiro” É um documento utilizado na movimentação de mercadorias sob controle aduaneiro, que permite o trânsito de cargas entre diferentes pontos de um país, ou entre diferentes países, sem que essas mercadorias precisem passar por desembaraço aduaneiro em cada local de passagem. No Brasil, por exemplo, a DTA é utilizada para o trânsito de mercadorias que são destinadas à exportação ou importação, e sua principal função é garantir que as cargas sejam fiscalizadas adequadamente pelas autoridades aduaneiras durante o transporte.
DTC – “Declaração de Trânsito de Carga”, é uma declaração que deve ser apresentada em alguns países para formalizar o trânsito de cargas em trânsito internacional ou entre diferentes zonas de um terminal. Ela é uma formalidade para monitorar a movimentação de mercadorias e pode envolver a confirmação de que a carga foi despachada corretamente ou que foi movimentada dentro das normas estabelecidas para o transporte.
Desamarração - É o processo inverso ao da amarração, ou seja, o desprendimento da embarcação dos pontos de amarração. Este processo ocorre quando a embarcação está pronta para deixar o cais ou o porto. Durante a desamarração, os cabos de amarração são cuidadosamente liberados, e a embarcação é preparada para se mover de volta ao mar ou para outro destino.
E
Entreposto Aduaneiro - É um depósito ou área especial dentro de um porto, aeroporto ou zona alfandegária onde as mercadorias podem ser armazenadas temporariamente sem que seja necessário pagar os impostos de importação ou cumprir com a formalidade do desembaraço aduaneiro de imediato. Ou seja, a carga fica sob controle da autoridade aduaneira, aguardando uma decisão quanto ao seu destino final, seja reexportação, importação definitiva ou mesmo destruição.
Escala - Diz-se da parada temporária de um navio em um porto durante uma viagem, a fim de efetuar embarque ou desembarque de cargas, de passageiros e reabastecimento.
Escotilha - São aberturas nos conveses, por onde as cargas são arriadas e içadas. São as “tampas” dos porões. Geralmente, os porões são numerados de proa para popa: o porão nº 1 é o mais à proa, sendo seguido pelo porão nº 2, e assim por diante.
Estação Aduaneira Interior (Eadi) - Recinto alfandegado secundário, de uso público, implantado em regiões estratégicas do País, com intuito de descongestionar as zonas primárias (portos, aeroportos e fronteiras).
Estiva - Atividade de movimentação de mercadorias nos conveses ou nos porões das embarcações principais ou auxiliares, incluindo o transbordo, arrumação, peação e despeação, bem como o carregamento e a descarga, quando realizados com equipamentos de bordo.
Estrado, ou “pallet”, ou “palete” - Acessório de embalagem formado por tabuleiro de madeira, metal, plástico ou outro material, com forma adequada para ser usado por empilhadeira ou guindaste.
Estufagem - Ato de carregar os contêineres com a mercadoria a ser exportada.
Estremação de carga - É um processo realizado durante a conferência aduaneira ou inspeção da carga, que envolve o registro detalhado e a verificação das mercadorias para garantir que elas correspondam à descrição fornecida nos documentos de transporte (como a nota fiscal, o manifesto de carga ou o conhecimento de embarque).
Expurgo - Desobrigação de cumprimento da movimentação mínima em uma operação. Ocorre quando chove, há greve, quebra de algum equipamento necessário para o carregamento, falta de energia ou outra força maior.
Exportação - É o processo de envio de mercadorias ou serviços de um país para outro com o objetivo de comercialização ou uso no país de destino. Ao contrário da importação, que envolve a entrada de produtos estrangeiros, a exportação trata da saída de produtos para outros mercados, sendo uma atividade fundamental para fortalecer a economia nacional, aumentar a competitividade das empresas e gerar moeda estrangeira.
F
Feeder - Serviço marítimo de alimentação de um hub port ou de distribuição das cargas nele concentradas. O termo feeder também pode se referir a um porto secundário (alimentador ou distribuidor) em determinada rota. Cabe salientar que um porto pode ser hub para determinadas rotas de navegação e feeder para outras.
Fiel depósito - É um termo utilizado no contexto portuário e logístico para se referir a um local onde mercadorias são armazenadas de forma segura, sob a responsabilidade do depositário, enquanto aguardam sua movimentação ou entrega.
FCL – “Full Container Load (Carga Completa de Container)”, é um termo usado no setor de transporte e logística, especialmente no transporte marítimo. Refere-se ao transporte de mercadorias em um container inteiro, que é preenchido exclusivamente por um único remetente ou cliente.
G
Grab - Tipo de equipamento utilizado para carregar e descarregar cargas a granel, por meio de uma manopla que “agarra” a carga.
Granel Líquido - É toda carga líquida (petróleo e seus derivados, óleos vegetais, sucos de laranja, etc.) transportada diretamente nos porões do navio, sem embalagem e em grandes quantidades. Normalmente é movimentada em dutos por meio de bombas.
Granel Sólido, ou dry bulk - É toda carga seca fragmentada (minérios, grãos, farelo, etc) transportada diretamente nos porões do navio, sem embalagem e geralmente em grandes quantidades.
Genset - É uma solução eficiente para garantir o fornecimento de energia elétrica em locais ou situações onde a conexão direta à rede elétrica não é possível, garantindo a continuidade das operações, tanto a bordo de navios quanto no manuseio de cargas no porto.
H
Harbor crane - Guindastes móveis sobre pneus para movimentação de cargas.
Hub Port, ou porto concentrador - Porto concentrador de cargas e de linhas de navegação. Geralmente redistribui cargas para outros portos, agindo como um centro de distribuição logístico.
Handling (in/out) - Refere-se ao processo de movimentação, carga, descarga e armazenamento de mercadorias dentro de um porto. Esse termo engloba todas as operações realizadas para garantir que as mercadorias sejam movimentadas de forma segura e eficiente, incluindo o uso de equipamentos como guindastes, empilhadeiras de grande porte e sistemas de transporte.
I
Infraestrutura Aquaviária - Conjunto de áreas e recursos destinados a possibilitar a operação segura de embarcações, compreendendo o canal de acesso ao terminal, as bacias de evolução, as áreas de fundeadouro, os molhes e quebra-mares, o balizamento e a sinalização náutica, e as áreas de inspeção sanitária e de polícia marítima.
Infraestrutura Portuária - O conjunto de instalações portuárias colocadas à disposição de usuários, operadores portuários e arrendatárias de um porto organizado, compreendendo também a estrutura de proteção e acesso aquaviário, as vias de circulação interna, rodoviária e ferroviária, bem como os dutos e instalações de suprimento.
Idle Time – Refere-se ao período de tempo em que os recursos (como navios, máquinas ou trabalhadores) ficam parados, sem realizar atividades produtivas.
ISPS Code – “International Ship and Port Facility Security Code”, é um conjunto de diretrizes e regulamentos internacionais desenvolvido pela Organização Marítima Internacional (IMO) para garantir a segurança de navios e instalações portuárias em relação a ameaças de segurança, como terrorismo, sabotagem ou outros atos criminosos.
Importação - É o processo de trazer mercadorias ou produtos de outro país para o país de destino, com o objetivo de comercialização, consumo, transformação ou uso próprio. Esse procedimento envolve uma série de etapas administrativas, legais e logísticas, que são regulamentadas pelas autoridades aduaneiras e governamentais de cada país.
L
Lastro - Refere-se a qualquer material ou carga usada para garantir a estabilidade de um navio. O lastro é fundamental para manter o equilíbrio da embarcação, especialmente quando ela não está completamente carregada, ajudando a prevenir o balanço excessivo ou o tombamento do navio durante a navegação. O lastro pode ser de água, areia, cascalho ou ferro.
Lingada - Mercadorias unificadas em um grupo amarrado, para ser içado de uma única vez.
Linha d’água, ou linha de flutuação - Linha horizontal (ou a sua representação na pintura do casco de uma embarcação) que separa a parte imersível da embarcação da parte que deve permanecer emersa.
Livre Prática - Autorização concedida pela Anvisa para uma embarcação entrar em um porto e iniciar as operações de embarque e desembarque de cargas e/ou passageiros.
Logística - Processo de planejar, executar e controlar, eficientemente, o transporte, movimentação e armazenagem de produtos, garantindo a integridade e os prazos de entrega aos usuários e clientes.
Longo Curso - Conf. Navegação de Longo Curso. Por analogia, diz-se também de longo curso as mercadorias, tarifas, o percurso, etc. ligados ao transporte internacional de cargas por via marítima.
LCL – “Less than Container Load (Menos que Carga Completa de Container)”, é um termo utilizado no setor de transporte marítimo e logístico para descrever um tipo de envio de mercadorias em que o cliente não ocupa um container inteiro. Em vez disso, a carga de várias empresas ou remetentes é consolidada em um único container para ser transportada de forma compartilhada.
M
Maré - Movimento periódico de elevação e redução do nível das águas do mar, gerado sobretudo pela atração do sol e, principalmente, da lua. Durante um dia lunar (24 horas e cinquenta minutos) há duas marés altas e duas baixas.
Marinha Mercante - Frota de navios particulares a serviço do comércio internacional ou de um país.
Moega - Denominação dada a uma instalação portuária especialmente aparelhada para a movimentação de determinados graneis sólidos, em condições próprias para receber e destinar graneis sólidos às correias transportadoras, vagões ou caminhões.
M.M.0 – Mão de obra operacional, refere-se ao trabalho direto realizado pelos trabalhadores do porto na execução das operações de carga e descarga de mercadorias, movimentação de contêineres, estufagem de carga, entre outros serviços dentro das instalações portuárias.
N
Navegação de Longo Curso - Navegação internacional, conectando países distintos, em oposição à cabotagem.
Navegação Interior - É aquela realizada em hidrovias interiores (rios e lagos), seja em percurso nacional ou internacional.
O
Offshore - É a navegação próxima à costa. O termo é especialmente utilizado para se referir aos processos que atendem a plataformas de petróleo.
Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) - Instituição responsável por administrar e regular a mão de obra portuária avulsa, garantindo ao trabalhador acesso regular ao trabalho e remuneração estável. Promove o treinamento multifuncional, a habilitação profissional e a seleção dos trabalhadores. As despesas com a sua manutenção são custeadas pelos operadores portuários.
Operação Portuária - Atividade de movimentação de passageiros ou movimentação e armazenagem de mercadorias, destinadas ou provenientes de transporte aquaviário, dentro de um porto.
Operador Portuário - Pessoa jurídica pré-qualificada e credenciada para realizar operação portuária na área de um porto organizado. É responsável, perante a autoridade aduaneira, pelas mercadorias sujeitas a controle aduaneiro, no período em que essas lhe estejam confiadas ou quando tenha controle ou uso exclusivo de área do porto onde se acham depositadas ou devam transitar.
Open top - é um tipo de container marítimo projetado para cargas que exigem acesso superior para carregamento ou descarregamento. Esse contêiner é muito utilizado para mercadorias volumosas ou de grandes dimensões que não se encaixam em contêineres padrão.
P
Paletização - Processo pelo qual vários volumes (sacos, caixas, tambores, etc.) são organizados em um estrado ou palete.
Panamax - Nome que se dá à classe de navios cujas dimensões têm no máximo comprimento de 294 metros, largura de 32,3 metros e calado de 12,04 metros, o que os permite navegar sem restrições no Canal do Panamá.
Pau de carga - Tipo de aparelho de movimentação de peso que consiste numa verga (lança) que posiciona a carga suspensa por cabos. Normalmente, é fixada ao mastro e postada junto à escotilha (abertura do porão).
Pátio - Área do terminal descoberta destinada ao recebimento de cargas pesadas, veículos ou de natureza especial.
Parada por conta do armador - É um termo utilizado para se referir a uma interrupção ou atraso nas operações de carga ou descarga de um navio, que ocorre devido a responsabilidades ou decisões do armador (proprietário do navio). Em outras palavras, é quando o navio fica parado no porto por motivos que são atribuídos à gestão ou às necessidades do armador, e não por causas externas, como condições meteorológicas, problemas com a carga, ou questões operacionais do terminal.
Peação - Fixação da carga nos porões ou conveses da embarcação, visando evitar sua avaria pelo balanço do mar. Despeação: desfazer a peação.
Pé de Piloto - Distância mínima que deve haver entre o ponto mais baixo da quilha e o fundo da via navegável para a condução segura da embarcação, considerando as possíveis variações de flutuação.
Período Extraordinário - Refere-se a um período de tempo adicional ou fora da rotina normal durante o qual atividades ou operações portuárias são realizadas. Esse período é caracterizado por situações excepcionais ou necessidades urgentes que exigem trabalho além do horário regular, ou em condições específicas, com a finalidade de atender à demanda ou superar imprevistos.
Píer - Estrutura portuária projetada do costado, ligada à terra por ponte de acesso, onde atracam as embarcações e são efetuados embarques e desembarques.
Plano de Desenvolvimento e Zoneamento Portuário (PDZ) - Instrumento de planejamento da administração portuária que visa, no horizonte temporal, considerado o ambiente social, econômico e ambiental, o estabelecimento de estratégias e metas para o desenvolvimento racional e a otimização do uso de áreas e instalações de um porto organizado.
Popa - É a parte de trás de uma embarcação.
Portêiner - O portêiner (ou container crane: guindaste de contêiner, em inglês) é um equipamento de grande porte para carga e descarga de contêineres em portos.
Porto Organizado - Porto concedido ou explorado pela União, cujo tráfego e operações portuárias estejam sob a jurisdição de autoridade portuária.
Porto Seco - É um terminal alfandegário, sem acesso à via aquaviária, que tem a função de facilitar o despacho aduaneiro de importação e exportação.
Pós-Panamax - Denominação dada à classe de navios que possuem especificações maiores do que aquelas que permitem navegação sem restrições no Canal do Panamá.
Prancha de Carregamento - Tonelagem mínima estabelecida que será operada num período de seis horas.
Prático - Profissional com grande experiência e conhecimentos técnicos de navegação, condução e manobra de navios, especializado nas particularidades das vias hidroviárias locais. Assessora o comandante na condução segura do navio em áreas de navegação restrita ou sensíveis ao meio ambiente.
Proa - Parte dianteira de uma embarcação.
Q
Quebra-mar - Construção em área marítima ou lacustre que pode servir ao propósito de proteger as embarcações das ondas e variações intensas de maré, ou de reduzir o assoreamento. O quebra-mar se diferencia do molhe por não possuir ligação com a terra.
Quilha - Peça disposta em todo o comprimento do casco no plano diametral, na parte mais baixa da embarcação. Constitui a “espinha dorsal” do navio.
R
Rebocador - Pequena embarcação de grande potência utilizada para rebocar navios ou manobrá-los com segurança em áreas portuárias.
Recintos Alfandegados - São áreas demarcadas pela autoridade aduaneira, na zona primária de um porto organizado ou na zona secundária a ele vinculada, a fim de que nelas possam ocorrer, sob controle aduaneiro, movimentação, armazenagem e despacho internacionais de mercadorias, bagagens e remessas postais.
Reefer - Tipo de contêiner que possui sistema próprio de refrigeração, com câmaras frias para preservar produtos perecíveis em baixas temperaturas.
Retroporto - Área adjacente a um porto organizado, destinada a suprir as deficiências de armazenagem do porto. Pode ser utilizada também para desembaraço aduaneiro.
Roll–on–roll-off, ou Ro-Ro - Navio especial, destinado a cargas capazes de movimento, como veículos de passeio, máquinas agrícolas ou cargas especiais. Dispõe de abertura (prancha) na proa e/ou na popa para essa movimentação.
S
Shiploader - Termo em inglês para “carregador de navios”. Equipamento portuário móvel em forma de torre, com um tubo ou um túnel projetado, destinado ao carregamento de carga a granel por correias transportadoras, diretamente de um armazém ou silo aos porões do navio.
Silo - Tipo de armazém, comumente destinado para grãos, que pode ser vertical ou horizontal. Recebe as cargas com o uso de elevadores, e a expedição ocorre principalmente por gravidade, para correias transportadoras.
Sitrep - Abreviação utilizada na Marinha e pelos portuários para solicitar um status e um relatório sobre a situação do trabalho executado ou de uma emergência. Origem do inglês Sit. (situation – situação) + rep. (report – relatório).
T
Tábuas Náuticas - Tábuas com auxílio das quais se calcula a posição do navio no mar, utilizando determinadas fórmulas trigonométricas para triangular sua posição.
Talhar - Jargão portuário que significa que o navio já terminou de carregar ou descarregar a carga.
Tarifa Portuária - Valores cobrados por uma autoridade portuária como contrapartida pelo uso da infraestrutura portuária e pela prestação de serviços de uso comum.
Taxa de Ocupação do Cais - Percentual da disponibilidade teórica na qual o cais está ocupado com embarcação, independentemente da operação realizada.
Terminal Portuário - Instalação portuária explorada por pessoa jurídica, utilizada na movimentação e/ou armazenagem de passageiros ou mercadorias, destinados ou provenientes de transporte aquaviário.
Terminal arrendado, ou de uso público - Terminal portuário localizado dento dos limites da área de um porto organizado.
Terminal de Uso Privado (TUP) - Terminal portuário localizado fora de áreas de um porto organizado.
Terno - É cada equipe de trabalho a bordo. Normalmente, em cada porão em que haja movimentação de mercadorias há um terno de trabalhadores escalados.
TEU (Twenty-foot Equivalent Unit) - Unidade equivalente a um contêiner de 20 pés, utilizada como padrão na indústria da navegação.
Trabalhador Portuário Avulso (TPA) - Trabalhadores autônomos, ligados ao Ogmo, que prestam serviço à atividade portuária em geral.
Trade - Expressão em inglês usada para denominar o ato de comerciar. Agentes comerciais (distribuidores, representantes, atacadistas, varejistas, etc) são denominados traders.
Transbordo, ou Transhipment - Transferir mercadorias de um para outro meio de transporte ou veículo, no decorrer do percurso da operação logística.
Transtêiner - Equipamento desenvolvido para movimentação de contêineres dentro dos pátios dos terminais. Pode ser projetado para atender a uma ampla gama de formas e dimensões, oferecendo diferentes configurações para o empilhamento e o enfileiramento de contêineres.
Transferência de lote - É o processo de movimentação de uma carga ou mercadoria de um local para outro, dentro do mesmo terminal ou entre diferentes pontos de armazenagem.
Twist Lock - É uma peça metálica com um mecanismo de trava que permite que os contêineres sejam conectados de maneira segura às plataformas, navios, caminhões ou trilhos. Quando o container é colocado sobre um suporte (como uma base de carga ou um caminhão), o Twist Lock é girado (ou "torcido") para travar o container nas áreas de encaixe correspondentes, impedindo que ele se mova ou se solte durante o transporte.
V
VGM – “Verified Gross Mass”, refere-se à massa total verificada de um container, que inclui o peso do próprio container e de todas as mercadorias e embalagens que ele contém.