Com arrojada infraestrutura aliada à logística 4.0 e padrões ambientalmente sustentáveis, dispõe de equipamentos equiparáveis aos mais modernos presentes na atividade portuária mundial
- Home
- Tecon Salvador
- Infraestrutura
Os portainers são guindastes que embarcam e desembarcam containers, bigbags e cargas granéis dos navios e possuem uma capacidade de carga de até 80 toneladas. Em sua recente obra de expansão, o Tecon Salvador investiu em 3 portainers new panamax, cujo padrão habilita o Porto de Salvador a operar supernavios de até 366 LOA.
O terminal também dispõe de 3 modelos super post panamax, instalados no cais Águas de Meninos, com alcance de 60m e altura de 38m, enquanto o modelo panamax, com capacidade de até 50t, opera com foco no embarque e desembarque de granéis no Cais de Ligação.
Os rubbers tyred gantry - RTG, são elevadores que auxiliam a organização das filas de containers no pátio. Totalmente elétricos, os RTGs possuem tecnologia regenerativa de energia a cada movimento de descida.
Os reach stackers são veículos que atuam na organização dos containers no pátio de operações. Este equipamento complementa o uso do RTG na organização dos containers no pátio com mais agilidade de manobra e deslocamento em curta distância.
Os tratores de pátio fazem o reboque das carretas que transportam os containeres internamente na área do terminal, entre o carregamento/descarregamento do navio para as filas de estocagem.
A Wilson Sons é pioneira na adoção de veículos elétricos para operação portuária na América Latina e o Tecon Salvador possui 12 unidades deste tipo na sua frota composta por 40 TT's.
Os clientes do Porto de Salvador dispõem de Armazém Geral para operações logísticas diversas, com segurança, agilidade e interface com os principais órgãos anuentes, a exemplo da Receita Federal do Brasil e Ministério da Agricultura . Nosso armazém dispõe de 3 transpaleteiras, 5 empilhadeiras GLP e 6 empilhadeiras elétricas.
Os reefers são containers refrigerados, utilizados no transporte de cargas como carnes, frutas e medicamentos. Dispomos de 849 tomadas com monitoramento da temperatura 24h, que garante o encaminhamento da carga devidamente refrigerada, assegurando os devidos cuidados inerentes a cada especificidade dos produtos.
O Grab é um equipamento especial, que funciona acoplado ao portainer. Permite o carregamento de granéis como algas calcáreas, barrilha, fertilizantes, entre outros, com prancha diária de até 7mil toneladas.
Desde que assumiu a operação do TECON Salvador, a Wilson Sons já investiu mais de 910 milhões de reais na aquisição de equipamentos e ampliação da infraestrutura do terminal.
Intervenções como o aumento do calado para 16m e a implantação da retroárea e do terceiro cais, o Santa Dulce, aumentaram em 25% a capacidade de movimentação do terminal, que chegou aos 535.000 TEU/ano, se consolidando como líder em operações de importação e exportação do Nordeste.
Importante ferramenta para atração de investimentos e novos negócios para a região, está prevista a segunda etapa de ampliação do terminal, a qual elevará a capacidade à marca de 924.000 TEU/ano. Os investimentos refletem o compromisso da companhia com o fomento da economia azul e o aproveitamento sustentável do potencial da Baía de Todos-os-Santos, a partir da valorização de todos o seu ecossistema, a começar pelos talentos humanos que integram o time de colaboradores da companhia, por meio das unidades Tecon Salvador, Agência Marítima e Rebocadores, todas com atuação na Bahia.