Notícias

28/8/2018 - Wilson Sons Agência participa de exercício com 31 blindados

A Wilson Sons Agência, empresa de agenciamento marítimo do Grupo Wilson Sons, acaba de participar da Operação Atlântico V, a serviço do armador Norsul. Este exercício de guerra, realizado pelo Exército com apoio da Marinha, movimentou 31 blindados do Exército de Cascavel, no Paraná, até o porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Fez parte do treinamento periódico das Forças Armadas, envolvendo ainda 16 carros de apoio e cerca de 150 homens.

“O papel da Agência, a pedido do armador Norsul, foi garantir a liberação de acesso de todos os envolvidos nesta operação ao terminal Tesc, bem como programar as manobras de atracação e desatracação da barcaça N10, juntamente com a autoridade portuária, serviço de praticagem e rebocadores”, explica o diretor-executivo da Wilson Sons Agência, Christian Lachmann.

A Marinha apresentou seu plano de manobra, com a necessidade de uma embarcação com capacidade para receber os veículos e os pelotões envolvidos na atividade. O armador disponibilizou a sua barcaça N10 para a operação, que estava no Porto São Francisco do Sul.

“Os blindados vieram da cidade de Cascavel, no Paraná, distante 676 km. Os veículos fizeram o percurso de trem até Paranaguá e depois via transporte rodoviário até o porto. Ao final, voltaram para as suas bases no Paraná.”

A operação levou três dias no total, desde a atracação da barcaça e os preparativos no primeiro dia, até a chegada dos veículos e das tropas; o exercício de embarque e desembarque no segundo dia; e a liberação da barcaça pelas forças armadas no terceiro dia. Foi necessário um grande esquema logístico por parte do Exército com a escola local Felipe Schmidt, que serviu de base/dormitório para a tropa.


Fonte: Logweb