Quarteto Radamés Gnattali lança o DVD/Blu-ray “Rio 450° – A música nos detalhes da cidade” | Wilson Sons Estaleiros 
Notícias

02/12/2015 - Quarteto Radamés Gnattali lança o DVD/Blu-ray “Rio 450° – A música nos detalhes da cidade”

Com realização da Baluarte Cultura e direção de Paulo Henrique Fontenelle, vídeo traduz a cidade com músicas e cenários bem cariocas.

Como o próprio título sugere, o DVD “Rio 450° – A música nos detalhes da cidade”, que será lançado em dezembro pelo Quarteto Radamés Gnattali, busca celebrar os 450 anos do Rio por meio da música e de imagens que retratem a rotina da cidade. A missão de inserir as seis faixas selecionadas por Carla Rincón (diretora musical do DVD) no universo carioca ficou por conta de Paulo Henrique Fontenelle (do aclamado Cássia Eller), que assina a direção e montagem do vídeo. A realização é da Baluarte Cultura e o projeto conta com a apresentação e o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, e da Schlumberger, copatrocínio da Wilson Sons e apoio da AMT e Mills, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

A ideia de homenagear a cidade, mostrando as várias nuances da chamada “carioquice”, partiu da Baluarte Cultura, agência que há 10 anos busca pensar projetos que possam contribuir para novos olhares e ampliação de percepções sobre temas diversos. De acordo com Paula Brandão, uma das sócias da empresa e responsável pela concepção do projeto, o objetivo do DVD é retratar um Rio de Janeiro clássico, que conversa com o popular. “A chegada das comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro nos inspirou a pensar de que forma poderíamos homenagear a cidade que respira cultura e nos proporciona tantas realizações memoráveis”, explica.

Para fugir do mero registro de um concerto, o diretor Paulo Henrique Fontenelle mesclou imagens do grupo executando as músicas em espaços bem cariocas e carregados de história – como o Parque das Ruínas, o Semente, o Centro Cultural Carioca e a Sala Cecília Meireles – com cenas da cidade ao longo de 24 horas. Com ângulos inusitados, são exibidos quadros do amanhecer na praia, da feira, da natureza, da garotada batendo bola e soltando pipa, da feira hippie, do cafezinho, do fim de noite na Lapa. “Tenho uma ligação com música muito forte. Dirigi filmes sobre artistas da música brasileira, como Arnaldo Batista e Cássia Eller, e mais de 20 videoclipes. E o Rio 450° é um grande videoclipe, que tem a cidade como protagonista”, explica o diretor.

O repertório selecionado por Carla Rincón (que é violinista do Quarteto Radamés Gnattali) é composto por obras de compositores brasileiros que tiveram o Rio de Janeiro como principal pano de fundo para o desenvolvimento de suas trajetórias musicais. “O espectador vai ver a alma do Rio de Janeiro nesse vídeo. Não só o óbvio, que são as praias, o Cristo, as mulheres bonitas, mas algo mais profundo, o convívio com o outro, o povo trabalhador. O Paulo (Fontenelle) fez isso de uma forma muito particular e dinâmica”, afirma Carla.A primeira peça executada é o Quarteto Popular para violinos, viola e violoncelo (3º movimento), de Radamés Ganattali. Permeando as imagens do Quarteto no tradicional Bar Semente, na Lapa, estão a orla de Copacabana e cariocas praticando esportes, além de barcos e praças. Em seguida, Quatro quadros de Jan Zach para violinos, viola e violoncelo (4º movimento) tem os músicos no Centro Cultural Carioca e imagens de feiras e as cores de suas frutas e flores.

Imagens da Escadaria Selarón, na Lapa, florestas e animais acompanham o quarteto durante a execução do Quarteto de cordas nº 3 (2º movimento), de Heitor Villa-Lobos. Nessa faixa, os músicos também aparecem no Bar Semente. O violonista Fábio Zanon faz uma participação no DVD durante a quarta música. Estação Mangueira, de Maurício Carrilho, é levada pelo “quinteto”, também no CCC, sob imagens que remetem à boêmia carioca, como a o tradicional chope e os arcos da Lapa. Em seguida, durante a execução do Quarteto de cordas nº 3 Bellagio, de Ricardo Tacuchian, o espectador será presenteado com imagens do Cristo Redentor e de murais com mensagens do Profeta Gentileza. Para essa interpretação, o grupo foi filmado em todas as locações anteriores mais a Sala Cecília Meireles (Espaço Guiomar Novaes) e o Parque das Ruínas. Para fechar o DVD, o Terceiro Quarteto de Cordas (1º movimento), de Cláudio Santoro. Imagens do Quarteto Radamés Ganattali, na Sala Cecília Meireles, se mesclam com a paisagem do Rio.O registro será lançado oficialmente, durante concerto na Sala Cecília Meireles, no dia 8 de dezembro.

Quarteto Radamés Gnattali

Com o repertório basicamente dedicado à música brasileira, os músicos se apresentam regularmente em grandes festivais, com turnês por Europa, África, América do Sul e do Norte. Vencedor dos prêmios Rumos Itaú 2007 e XIII Prêmio Carlos Gomes como melhor conjunto de câmara do Brasil em 2009, indicado para o Grammy Latino 2012, Prêmio da Música Brasileira 2013 e Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro 2012-2013, o Quarteto Radamés Gnattali despontou como o primeiro no mundo a gravar em DVD e Blu-ray os 17 Quartetos de Cordas do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.

Paulo Henrique Fontenelle

Vencedor de mais de 30 prêmios na área do audiovisual, Paulo Henrique Fontenelle é diretor dos documentários “Cássia Eller” (2014), “Dossiê Jango” (2013) e “Loki: Arnaldo Baptista” (2008). Também dirigiu DVDs de músicos como Daniela Mercury, Zeca Baleiro, Orquestra Imperial, Olívia Hime, Danilo Caymmi, Ritchie e Leoni, entre outros, e é diretor e editor de programas do Canal Brasil desde 2008.

O seu primeiro longa, “Loki: Arnaldo Baptista”, rendeu-lhe dez prêmios de melhor filme no Brasil, em Nova York, Toronto e Miami e ficou quatro meses em cartaz no Brasil.

Carla Rincón

A violinista venezuelana Carla Rincón foi indicada ao Grammy Latino, Prêmio da Música Brasileira e Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro e conquistou os prêmios Carlos Gomes e Rumos Itaú como primeiro violino do Quarteto Radamés Gnattali. Lançou elogiadas gravações tais como “Quadro Brasil”, “As quatro estações cariocas”, “Prelúdio XXI”, além das obras integrais para cordas de Radamés Gnattali, Ricardo Tacuchian e Heitor Villa-Lobos. Com esse último registro, em DVD e Blu-Ray, Carla Rincón se tornou a primeira mulher a gravar todo o repertório para formação de quarteto do mais conhecido compositor brasileiro.

Baluarte Cultura

A Baluarte é uma empresa especializada em consultoria, gestão e capacitação cultural, com mais de 70 projetos realizados no Brasil e no exterior. Com excelência na área cultural, viabiliza ações criativas e transformadoras nas mais diversas linguagens, atendendo a importantes patrocinadores do segmento no país por meio das leis de incentivo à cultura. A Baluarte acredita que ações culturais trabalhadas de forma estratégica geram impactos positivos e são uma excelente ferramenta de comunicação de conteúdos.

FICHA TÉCNICA

DVD/Blu-ray “Rio 450° – A música nos detalhes da cidade”, com Quarteto Radamés GnattaliRealização: Baluarte CulturaCorrealização: Caixa de Música Produção para as ArtesDireção e edição: Paulo Henrique FontenelleDireção musical: Carla RincónPatrocínio: Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e SchlumbergerCopatrocínio: Wilson SonsApoio: AMT e Mills.


Fonte: Movimento.com - RJ
Link: http://www.movimento.com/2015/11/quarteto-radames-gnattali-lanca-o-dvdblu-ray-rio-450-a-musica-nos-detalhes-da-cidade/