Dados de poluição em praias do Brasil

Dados de poluição em praias do Brasil

Você sabia que os oceanos cobrem cerca de 70% da superfície do nosso planeta? E sabia que nesta imensidão de água, infelizmente há muita sujeira?
Segundo a BBC, 80% do lixo concentrado na praia são de origem terrestre. Isso significa que somos nós os maiores responsáveis por esta poluição. Afinal, a sujeira que jogamos na areia, com o bater das ondas na praia é arrastada para o mar. Além disso, segundo o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, desde 2012, mais de 95% desse lixo é composto por itens de plástico, que demora cerca de 450 anos para se decompor. 
 

O Tecon Salvador, em seus mais de 18 anos de operação, sempre teve como política o compromisso com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Por isso, trabalha em diversos projetos relacionados ao assunto. Dentre eles, o controle de uso e redução do consumo de água potável. E no terminal, todos os colaboradores fazem uso de canecas, evitando o consumo de copos plásticos. Veja mais iniciativas do terminal aqui. 

Quer explorar mais o assunto?


Baixe o app: Clean Swell
Este aplicativo registra e compartilha os itens que você coletou na praia. Além de incentivar os usuários a limparem as praias, mede o peso de cada item recolhido e compartilha em qual praia a limpeza foi feita. O Clean Swell está disponível no Play Store e Apple Store.

Livro: “Recuperação de Praias e Dunas”, de Karl F. Nordstrom
O conteúdo discorre sobre o impacto da urbanização descuidada das regiões costeiras e a necessidade de conservar e recuperar praias e dunas com reflexos positivos tanto para a conservação ambiental como para a preservação de patrimônios.