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30/9/2016 - Diretor do Porto do Rio Grande tem audiência com governador do Estado

RIO GRANDE – O diretor-superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco esteve no Palácio Piratini para audiência com o governador José Ivo Sartori. Na pauta do encontro, a reativação da linha entre o Terminal Santa Clara e o Porto do Rio Grande para movimentação de contêineres. Estiveram presentes na audiência representantes do Tecon Rio Grande e os secretários de Estado: dos Transportes, Pedro Westphalen e, do Desenvolvimento Econômico, Fábio Branco.

A parceria entre a Secretaria dos Transportes e as empresas Wilson Sons (operadora de serviços portuários proprietária do Tecon Rio Grande) e Braskem reativou a movimentação de contêineres do Terminal Santa Clara, localizado no Polo Petroquímico de Triunfo, parada desde 2009. O empreendimento chamado Contêineres Terminal Santa Clara (Contesc) renasce com capacidade de movimentação de carga de 100 mil TEUS, o equivalente a 15% do volume deste tipo de carga movimentado no Tecon. Durante a reunião, eles trataram sobre as potencialidades da hidrovia gaúcha.



Reativação do Terminal

O terminal foi oficialmente reativado no dia 27 de setembro em evento que contou com autoridades públicas e o segmento empresarial. Para o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, desde o primeiro dia de governo a orientação foi potencializar o modal hidroviário. “Este é um momento histórico, onde a iniciativa privada investiu mostrando acreditar no governo e nas nossas ideias de transformação do modal de transporte do Rio Grande do Sul. Trabalhamos incansavelmente para que isso pudesse acontecer. Essas parcerias vão nos ajudar a buscar novos caminhos”, avaliou o Westphalen.

O governador José Ivo Sartori ressaltou que essa parceria representa uma “prova de confiança” na economia do Rio Grande do Sul. “Mesmo em um cenário de dificuldades, estamos atraindo investimentos que geram emprego e renda”, afirmou. Sartori enfatizou ainda que as parcerias público-privadas ajudam a impulsionar a economia e a retomada do desenvolvimento.

O presidente do Grupo Wilson Sons, Cezar Baião, destacou que as operações no RS representam 20% do faturamento do grupo, que emprega mais de mil colaboradores diretos, com investimentos na ordem de R$ 600 milhões. O diretor industrial da Braskem, Nelzo Luiz Neto da Silva, reafirmou a confiança no Estado, parceiro na busca por competividade, logística e redução de custos operacionais.



Operação

A Wilport, do Grupo Wilson Sons, será a responsável pela operação e prospecção de empresas. Será a empresa que fará os investimentos necessários para reativar o terminal. Inicialmente, o Contesc será ponto de partida para transportar, pela hidrovia, grande parte das cargas de resinas da Braskem para Rio Grande, embarcadas atualmente por rodovia.

A movimentação de contêineres será feita a partir do Píer 4 do Terminal Santa Clara, construído para este tipo de operação, mas que estava adaptado para receber etanol. A carga potencial virá de empresas localizadas em um raio de até 100 quilômetros do polo, produtoras de resinas, congelados, fumo, celulose, aço, móveis e cavaco de madeira.

A operação iniciará com a embarcação Guaíba, da Navegação Guarita, com capacidade para 300 TEUS. Serão duas viagens (ida e volta) semanais. Como o calado do Rio Jacuí não permite o acesso de navios de grande porte, os terminais Santa Clara e Rio Grande operam de forma integrada. Os carregamentos são feitos em embarcações menores no Contesc e enviados para Rio Grande onde a carga passa para navios de longo curso e cabotagem.

O diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti, afirmou que o projeto é estratégico para o Rio Grande do Sul. “Traz melhoria na logística com redução de custos, eliminação de riscos de acidentes e avarias, e diminuição de emissão de gases”, disse. Com a retomada da operação do Contesc, o Tecon Rio Grande será o único terminal de contêineres do país a ser acessado pelos três modais: hidroviário, rodoviário e ferroviário.


Fonte: Fiorde