Notícias

15/9/2015 - Navegar 2015 debate oportunidades em tempo de crise

Hoje e amanhã, Porto Alegre vai sediar novamente um dos principais eventos para debater os desafios e oportunidades do setor portuário e naval. É o Congresso Navegar, que chega a sua 12! edição com o tema principal sobre "Possibilidades de Crescimento no Mercado Global de Forma Sustentável". Oencontro é uma realização da revista Conexão Marítima e acontecerá no salão nobre do Hotel Plaza São Rafael. A abertura oficial hoje será às 14h3Omin com a palestra do secretário estadual de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, que vai abordar o cenário atual da infraestrutura de transportes do Rio Grande do Sul.



Oenfoque do dia será debater a possibilidade de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para investimentos em hidrovias, portos e terminais. Para isso, foi convidada a Canadian Council for PPPs, do Canadá, para apresentar palestra on-line com tradução simultânea sobre o tema. OCanadá tem registrado o maior número de PPPs do mundo. Amanhã, o tópico do dia será "A Gestão e o Novo Marco Regu-latório Portuário". ONavegar 2015 vai destacar ainda a expansão e a logística da CMPC Celulose Rio-grandense, em Guaíba, através de complexos sistemas de monitora-mento de cargas e frotas. Além disso, o segundo dia também vai salientar o porto do Rio Grande como concentrador logístico do Rio Grande do Sul, com a palestra do superintendente lank Branco e a visão de gestão proposta pelo Setcergs.



Também estão confirmadas as presenças de diretores dos portos de Paranaguá (PR), Raj& (SC), São Francisco do Sul (SC), Im-bituba (SC), Itapoá e do Tecon Rio Grande (RS) para participarem do painel que tratará das estratégias dos principais portos e terminais do Sul do Brasil para crescer na crise com sustentabilidade.



 


Fonte: Jornal do Comércio - RS