Notícias

08/9/2015 - Tecon Rio Grande aumenta eficiência operacional com novas tecnologias

O Tecon Rio Grande inaugurou em agosto, os portões de acesso rodoviário (gates) que foram automatizados, remodelando o processo de recebimento e entrega de contêineres via transporte rodoviário, a partir da substituição dos operadores de gate por quiosques de autoatendimento com identificação biométrica do motorista.



A solução também apresenta seis portais com tecnologia OCR (Optical Character Recognition), que capturam as informações como as placas dos caminhões e identificação dos contêineres, sem a necessidade de estacionar o veículo, otimizando tempo. A automação contempla, ainda, a pesagem da carga de forma automática, o controle do fluxo de caminhões com barreiras integradas e impressão térmica do ticket de entrega/recebimento do caminhão.



Segundo Giovanni Phonlor, gerente de Sistemas, a inovação coloca o Tecon dentro do seleto grupo dos terminais semi-automatizados. “Estamos preparados para atender mais de 2.000 caminhões/dia, sete dias por semana”, explica



O projeto teve um investimento de US$ 2 milhões em hardware e software e envolveu diretamente as áreas de TI e Operação do terminal.


Fonte: Guia Marítimo