Notícias

29/5/2017 - Tecon Rio Grande bate novo recorde em segurança

O Tecon Rio Grande, terminal de contêineres do Porto do Rio Grande (RS), empresa do Grupo Wilson Sons, comemora uma importante conquista. Na última quinta-feira (25/5), o terminal completou quatro milhões de homens-horas trabalhadas sem acidentes com afastamento, o correspondente a 12 meses e 20 dias de trabalho de toda a equipe. É o primeiro negócio do Grupo a alcançar essa marca.

 De acordo com o diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti, o resultado é consequência de uma série de iniciativas e programas, realizados desde 2012, voltados à mudança comportamental dos colaboradores com foco na segurança. “Para todos que trabalham aqui, a segurança deixou de ser uma obrigação e passou a ser um valor. Essa nova cultura nos permitiu alcançar a marca quatro milhões de homens-horas trabalhadas sem acidentes”, explica Bertinetti.

 A partir da campanha Risco Zero e com a implantação do Programa WS+, o Tecon Rio Grande reduziu a taxa de frequência de 8,75 acidentes a cada um milhão de homens-horas trabalhadas em 2011, para 1,00 em 2015 e para 0,00 em 2016, índice mantido até o momento. Hoje, 1.144 pessoas trabalham no Tecon Rio Grande, entre funcionários próprios e terceiros fixos.

 No Grupo Wilson Sons, o programa WS+ começou a ser implementado em 2011. O piloto foi realizado na Wilson Sons Estaleiros, no Guarujá (SP) e, em seguida, reproduzido nas demais empresas do Grupo. O objetivo é criar uma cultura de segurança com base no reconhecimento das responsabilidades de cada colaborador, disciplina no cumprimento das regras, conceito de dono, engajamento das lideranças e administração dos desvios.

 A nova marca do Tecon Rio Grande habilita o terminal a receber pela segunda vez o Prêmio WS+, premiação criada pela Wilson Sons para reconhecer a excelência na gestão de segurança de seus negócios. Já foram premiadas a Brasco, a Wilson Sons Estaleiros e, em março, a Wilson Sons Rebocadores.

 “Ao longo de cinco anos, realizamos grandes transformações no terminal. Esta é uma conquista de todos os colaboradores, que estão comprometidos, conscientes e vigilantes da segurança”, comemora o diretor-presidente do Tecon Rio Grande.

 

Sobre o Tecon Rio Grande

O Tecon Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul, é hoje um dos mais importantes terminais de contêineres da América Latina. Empresa do Grupo Wilson Sons, o Tecon está em atividade no Porto do Rio Grande desde 1997, quando venceu a licitação para administrar o terminal de contêineres. Neste período, vem operando as principais linhas de navegação que escalam o País.

               

Sobre o Grupo Wilson Sons

Uma das maiores operadoras de serviços portuários, marítimos e logísticos do Brasil, a Wilson Sons iniciou suas atividades em 1837, em Salvador, Bahia. Nestes 180 anos de existência, a companhia se estabeleceu pela gestão de seus negócios nos segmentos de terminais portuários, rebocagem portuária e oceânica, apoio marítimo a operações offshore, logística, agenciamento marítimo e indústria.


Fonte: Wilson Sons