Notícias

08/8/2016 - Tecon Salvador qualifica PcDs para trabalho especializado

O Terminal de Contêineres do Porto de Salvador, administrado pelo Grupo Wilson Sons, desenvolveu este ano o projeto Tecon Para Todos, que visa qualificar e integrar as pessoas contratadas em atendimento à cota obrigatória regulamentada pela Lei8.213/91, que determina o preenchimento do quadro de funcionários com vagas destinadas a pessoas com deficiência (PcDs).  

“Este ano, a Lei, também conhecida como Lei de Cotas, completou 25 anos e o Tecon Salvador se orgulha em cumprir a sua cota, criando um projeto que busca oferecer capacitação, segurança e bem estar aos colaboradores”, descreve, Ronilson Sousa, gerente do setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) do terminal baiano.

Ainda segundo o gestor, o Tecon Para Todos também visa tornar a empresa um ambiente ainda mais humanizado. “Com esta iniciativa, desejamos promover a interação, desenvolver o espírito de cooperação e criar novas oportunidades de inserção, diversificando a atuação dos PcDs no terminal”, pontua Souza.

 O Tecon Salvador já contrata PcDs desde 2000, mas a primeira turma selecionada a partir da criação deste projeto (12 pessoas) será efetivada em março de 2017, após a conclusão do curso de Auxiliar de Mecânico Mantenedor de Máquinas Industriais, em andamento no Senai/Cimatec,unidade Dendezeiros, em Salvador (BA). “Para implementar esta ação, fizemos um mapeamento das necessidades para garantir tanto a qualidade do serviço, quanto a adaptação das pessoas contratadas, visando sua mobilidade e segurança, principalmente”, revela o gerente de DHO do terminal.

 Durante o período do curso profissionalizante em andamento no Senai, os colaboradores são acompanhados e avaliados pela equipe de profissionais do Tecon Salvador. E, paralelo às aulas teóricas, os alunos também terão treinamento prático no setor de manutenção do terminal, local onde serão efetivados.



Fonte: Bahia Economica