Notícias

03/12/2019 - Wilson Sons está entre as 50 empresas mais seguras do mundo

A Wilson Sons, maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, contabiliza em 2019 uma série de conquistas na área de Segurança. A mais recente foi o resultado da avaliação sobre o grau de cultura de segurança da organização. A companhia alcançou nível máximo, de acordo com pesquisa realizada em parceria com a DuPont, consultoria que é referência mundial em gestão de segurança. Das mais de mil empresas em todo o mundo que realizam a avaliação, apenas 50 alcançaram a maior classificação.

A pesquisa elaborada pela DuPont mede a percepção da força de trabalho em relação às questões de segurança, comparando com a diminuição da taxa de acidentes com afastamento. Na pesquisa, todas as empresas do Grupo Wilson Sons atingiram o nível “interdependente”, em que os colaboradores se preocupam com sua segurança individual e também com a das outras pessoas ao seu redor. Ao todo são quatro escalas de classificação.

“O empenho dos nossos colaboradores nos trouxe aqui. Alcançamos uma cultura interdependente de segurança em todos os negócios. É um comportamento de busca permanente pelo melhor, de disciplina e excelência na execução das nossas atividades do início ao fim. Mais do que isso, é cuidar e ser cuidado para que possamos continuar nosso trabalho e nossa vida de maneira plena”, destaca Cézar Baião, CEO do Grupo Wilson Sons. 

Com mais 4 mil colaboradores, a Wilson Sons conseguiu reduzir em 95% o índice de acidentes com afastamento nos últimos nove anos. Hoje a média de acidentes para cada um milhão de horas trabalhadas é de 0,38 (o equivalente a uma ocorrência a cada 2,5 meses), valor abaixo do índice de 0,50, referencial para desempenho de classe mundial, de acordo com a DuPont.

“Desde 2011, a Wilson Sons vem realizando grandes investimentos em segurança com o Programa WS+, que tem como premissa a mudança da cultura da empresa. Os avanços têm sido significativos e, hoje, a aderência ao programa está acima de 90%”, explica João David, gerente de SMS e Sustentabilidade da Wilson Sons.

Esta é a terceira pesquisa sobre cultura de segurança realizada pela companhia. A primeira ocorreu em 2011 e a segunda, em 2016. Este ano, mais de 80% dos colaboradores respondeu a um questionário de 24 perguntas sobre temas como atuação da liderança, estrutura para gestão de segurança, processos e ações.


Fonte: Wilson Sons