Notícias

21/10/2016 - Wilson Sons Logística cria serviços específicos para solar

A Wilson Sons Logística se antecipou para oferecer um serviço chave para o setor fotovoltaico: a movimentação, o armazenamento e até mesmo a montagem dos painéis. Neste ano, a companhia desenvolveu soluções para necessidades específicas do setor, com serviços diferentes para a geração solar centralizada (parques acima de 5 MW) e microgeração distribuída.

Conforme a companhia explica, as demandas desses segmentos são diferentes. A geração centralizada envolve a logística de importação e a transferência de um grande volume de cargas para os locais onde serão montados os parques solares. Segundo a Wilson Sons, essas regiões, em geral, são localizadas em áreas remotas e de difícil acesso, principalmente na região Nordeste, e os materiais precisam ser transferidos em grandes lotes, num espaço de tempo limitado, de forma a atender aos cronogramas de construção dos parques.

Já as operações de geração distribuída focam os consumidores finais, como residências, indústrias e condomínios, e demandam uma série de serviços envolvendo armazenagem alfandegada e doméstica; áreas segregadas e customizadas para estocagem dos produtos; equipes especializadas para o manuseio das mercadorias; serviços especiais como etiquetagem de órgãos anuentes, montagem dos kits fotovoltaicos, embalagem etc.; e distribuição até o destino final.

O mercado consumidor para essas operações está localizado hoje principalmente na região Sudeste e Sul, e o perfil dos clientes é de empresas de menor porte, embora bastante numeroso e crescente, segundo a companhia.

A Wilson Sons tem expectativa de que, no curto prazo, o mercado de geração distribuída seja cinco vezes maior que o mercado de geração centralizada. 


Fonte: Brasil Energia